A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Daniel M. Aquino, Marcelo C. Perez, Thais A. B. Fernandes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Daniel M. Aquino, Marcelo C. Perez, Thais A. B. Fernandes"— Transcrição da apresentação:

1 Daniel M. Aquino, Marcelo C. Perez, Thais A. B. Fernandes
Arquitetura PA-RISC Daniel M. Aquino, Marcelo C. Perez, Thais A. B. Fernandes

2 Princípios da Arquitetura PA-RISC
Todas as instruções são diretamente executadas por hardware. Instruções levam um ciclo de clock para serem completadas. Maximizar a taxa à qual as instruções são executadas. As instruções precisam ser facilmente decodificadas. Somente as instruções de load e store devem referenciar a memória.

3 Organização Geral dos Sistemas PA-RISC

4 Módulo Processador – Estrutura Geral

5 A Microarquitetura do PA-8000

6 Organização da Memória
Endereçamento absoluto de memória principal de 32 bits, representando um inteiro sem sinal, cujo valor representa o endereço do primeiro (com o menor endereço) byte do operando ao qual ele faz referência. (PA-RISC 1.1). Os dispositivos de E/S são mapeados na memória. Endereços que referenciam a memória vão de 0x a 0xEFFFFFFF (4 GBytes), e aqueles que referenciam dispositivos de E/S vão de 0xF a 0xFFFFFFFF (256 MBytes).

7 Relacionamento entre o espaço de endereçamento de E/S e o espaço de endereçamento de memória principal

8 Memória Virtual Conjunto de espaços lineares de 4 GBytes de comprimento. Cada um desses possui um identificador (space ID) e é dividido em páginas de tamanho fixo de 4 Kbytes. Cada objeto dentro do espaço é especificado por um offset de 32 bits. A concatenação do offset com o identificador de espaço forma um endereço virtual completo. O offset de cada byte dentro de cada página é especificado pelos 12 bits menos significativos do endereço virtual.

9 Estrutura de memória

10 Conjunto de Instruções
Pequeno número de instruções. Instruções possuem sempre 32 bits. São executadas em um ciclo de clock do processador. Formato geral.

11 Registradores Trinta e dois registradores de 32 bits de propósito geral: fonte principal de dados para as operações. Oito registradores de espaço estão disponíveis, nomeados de SR0 a SR7. Esses contêm identificadores de espaço para endereçamento virtual. Registradores de Estado.

12 Instruções de Referência a Memória
Load e Store são as únicas que referenciam a memória. Dois modos de endereçamento primário nas máquinas PA-RISC para acesso a memória: o base-relativo e o indexado. LDW deslocamento(espaço_id, base), destino STH fonte, deslocamento(espaço_id, base)

13 Instruções Aritiméticas e Lógicas
Multiplicação sem uma instrução de Multiplicação: não possuem hardware para executar multiplicação e divisão de inteiros diretamente. Operações de Shift e Add podem realizar qualquer operação de inteiros por uma constante. Exemplo: Multiplicação por 10 SH2ADD x,x,x :: Shift-left x em dois bits (multiplica por 4), adiciona a x e guarda o resultado em x. ADD x,x,x :: Soma x a ele mesmo e guarda o resultado em x. Compiladores para as máquinas PA-RISC convertem qualquer multiplicação por inteiros constantes em uma série de instruções ADD e SHIFT-ADD.

14 Instruções de Branch O Branch Retardado (Delayed Branching) da Arquitetura PA-RISC: execução de pelo menos uma instrução útil em cada ciclo de clock. Não sabemos antecipadamente que instrução é referenciada pelo branch. Atraso na execução do branch por um ciclo de clock. Como resultado, uma instrução seguinte ao branch é executada antes que o controle seja passado para a instrução destino do branch. Breakpoints para debugar programas para PA-RISC

15 Fluxo de Execução de Instruções
Apresentam pipeline e implementam execução superescalar. PA-8000: esquema ousado de execução de instruções fora de ordem. Taxa de execução próxima a quatro instruções por ciclo de clock. Muitas unidades funcionais, que provêem processamento auxiliar ao processador. Escalonamento de instruções a nível de hardware, obtendo um paralelismo muito alto, diferentemente das implementações anteriores que delegavam essa tarefa ao compilador. Execução especulativa.

16 Softwares para a arquitetura PA-RISC
Um grande número de sistemas operacionais está disponível para máquinas PA-RISC, sendo todos eles sistemas Unix, ou baseados nesse. Sistemas Operacionais Comerciais: HP-UX e o NeXTSTEP Sistemas Operacionais de Código Aberto: Diversos sistemas operacionais abertos baseados em Unix estão disponíveis para máquinas PA-RISC, incluindo OpenBSD, NetBSD e Linux.

17 Conclusão Estrutura dinâmica Simples Grande velocidade
Trabalhando com um conjunto de instruções curtas e simples, consegue alcançar grande performance. Seus códigos têm de ser bem construídos.


Carregar ppt "Daniel M. Aquino, Marcelo C. Perez, Thais A. B. Fernandes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google