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OCP Open Core Protocol. Comunicação entre cores IP Como interligar dois componentes de hardware? Componente A Componente B Dados(32) Endereço (32) Controle.

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1 OCP Open Core Protocol

2 Comunicação entre cores IP Como interligar dois componentes de hardware? Componente A Componente B Dados(32) Endereço (32) Controle (7) Dados(32) Endereço (32) Controle (7) Componente C Componente D Dados(32) Endereço (32) Controle (7) Dados(32) Endereço (32) Controle (7) ? ? Componente E Componente F Dados(32) Endereço (32) Controle (7) Dados(16) Endereço (16) Controle (5) ?

3 Como interligar 2 cores? Sinais compatíveis de ambos os lados – Basta interliga-los Quando 2 sinais são compatíveis? – Mesma direção – Mesma codificação (nível de tensão, freqüência, sincronismo, etc.) – Mesma largura de barramento

4 Como Interligar 2 cores? Quando alguns barramentos possuem larguras incompatíveis – Colocar buffer no meio do caminho – Interligar mais de um componente de menor largura – Descartar parte dos sinais – Definir um valor padrão para os sinais não conectados

5 Como interligar 2 cores? Sinais inexistentes de um dos lados – Definir um valor padrão para cada sinal – Deixa-los desconectados

6 Como interligar 2 cores? Interface totalmente incompatível – Reprojetar uma das interfaces – Criar um terceiro core apenas para fazer a conversão dos sinais E se forem 10 cores incompatíveis? E se forem 100 cores incompatíveis? E se forem 1000 cores incompatíveis?

7 OCP A interface entre os cores deve ser padronizada. Características: – Síncrona – Unidirecional – Ponto a ponto (um mestre e um escravo)

8 OCP Vantagens – Facilita o reuso e a independência de arquitetura – Reduz a área através da utilização apenas dos sinais necessários – Define uma interface através da qual todos os módulos podem ser testados e verificados

9 Visão Geral

10 Comandos Dois comandos básicos: – Leitura (Read) – Escrita (Write) Dois comandos extras: – Broadcast – ReadEx (leitura exclusiva para Read-Modify- Write)

11 Sinais Básicos São obrigatórios em todas as implementações OCP NameWidthDriverFunction Clk1-OCP Clock MAddr1-32MasterTransfer Address MCmd3MasterMaster Command MData8/16/32/64/128MasterWrite Data SCmdAccept1SlaveSlave Accepts Command SData8/16/32/64/128SlaveRead Data SResp2SlaveTransfer Response

12 Sinais Básicos (cont.) Clk: Todos os sinais OCP são síncronos com a borda de subida do Clock MAddr: Endereço do recurso acessado. Se a palavra for maior que 8 bits, os bits inferiores ficam fixos em 0 MData: Dados enviados. little-endian SCmdAccept: Slave aceita a transferência SData: Dados recebidos. little-endian

13 Sinais Básicos (cont.) MCmd[2:0]TransaçãoMnemônico 000IdleIDLE 001WriteWR 010ReadRD 011ReadExRDEX 100Reserved 101Reserved 110Reserved 111BroadcastBCST

14 Sinais Básicos (cont.) SResp[1:0]RespostaMnemônico 00No ResponseNULL 01Data Valid/AcceptDVA 10Reserved 11Response ErrorERR

15 Outros Sinais Simple Extensions: MAddrSpace, MBurst, MByteEn, MValidData, MRespAccept, SDataAccept Complex Extensions: MConnID, MDataThreadID, MThreadBusy, MThreadID, SThreadBusy, SThreadID Sideband Signals: MFlags, Reset_n, SError, SFlag, SInterrupt, Control, ControlBusy, ControlWr, Status, StatusBusy, StatusRd Test Signals: Scanctrl, Scanin, Scanout, ClkByp, TestClk, TCK, TDI, TDO, TMS, TRST_N

16 Temporização (Read/Write)

17 Fases A) O mestre coloca o valor WR no sinal MCmd. No mesmo ciclo, o endereço (A1) e o dado (D1) são colocados em MAddr e MData respectivamente. O escravo ativa o sinal SCmdAccept no mesmo ciclo. Escrita com latência 0. B) O escravo usa os sinais MAddr e MData para a escrita interna. O ciclo encerra. C) O mestre inicia uma leitura colocando o valor RD em MCmd. NO mesmo ciclo ele coloca um valor válido em MAddr. O escravo ativa SCmdAccept no mesmo ciclo. Leitura com latência 0. D) O escravo utiliza MAddr para determinar o valor de retorno e inicia a fase de resposta com DVA em SResp. O dado é devolvido em SData. E) O mestre reconhece o valor de SResp e lê o dado de SData completando o ciclo de resposta. Latência de 1 ciclo.


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