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1 http://blog.educacional.com.br/info56s Prof. Fagner Marques
Robótica Prof. Fagner Marques

2 Robôs Móveis Autômatos
Independente da tarefa a ser realizada, do formato e do seu nível de inteligência, para ser um robô, a máquina deve ser capaz de realizar 3 tarefas. 1) perceber informações sobre o ambiente. Ex.: temperatura, tipo de terreno, luminosidade, etc. 2) processar essas informações Ex.: detectar variações de luz, obstáculos, etc. 3) atuar fisicamente movimentando-se ou manipulando objetos. Ex.: seguir um faixa, seguir a luz.

3 Robótica ou Mecatrônica?
São sinônimos. Robô e dispositivo eletromecânico, são a mesma coisa? O celular é um robô? O carrinho de controle remoto é um robô? Sim. Todos eles têm um microprocessador para controlá-los.

4 O que é um programa? Para criar um robô temos que fazer duas coisas:
Contruir uma estrutura mecânica, que disponha de módulo de controle (CPU), motores, sensores, etc. Criar um programa descrevendo como o robô deverá funcionar. Um programa é uma seqüência de instruções passo a passo que, se forem seguidos, permitem cumprir uma determinada tarefa. Ex.: Programa para fazer limonada.

5 Programando no Legal Tela inicial do Legal
Tela de programação do Legal

6 Primeiro programa Frente – aciona os dois motores com a mesma velocidade e direção, fazendo o robô avançar pelo tempo que for determinado. Ré – também aciona os dois motores com a mesma velocidade e direção, porém em direção contrária ao comando Frente. Direita e Esquerda – este comando faz com que um dos motores gire para frente e o outro em direção contrária, por um tempo determinado.

7 Primeiro programa Por favor Frente 1t Ré 5t Esquerda 2t Direita 4t Obrigado Obs.: Repare que ao lado do valor de tempo aparece a letra t.

8 Programando no Legal Após a criação do programa é preciso prepará-lo para enviá-lo ao MC 2.5. Para isto você deve clicar no botão preparar e depois em ensinar. Obs.: Antes de enviar o programa ao robô é necessário que o mesmo esteja ligado e em modo de espera.

9 MC 2.5 Digitais Analógicos

10 Comandos sonoros O comando da Linguagem legal para fazer o robô emitir um som é: Toque <nota> <duração> ou Toque <freqüência> <duração> Toque Dó 3 Notas: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si. Freqüência: Obs.: Repare que no comando Toque não há a letra t, ao lado da duração.

11 Laços ou Repetições Comando Repita
O comando Repita permite que um comando ou um bloco de comandos possa ser repetido um número específico de vezes. Repita número vezes [ <comandos> ] Obs.: é importante que os comandos que serão executados repetidas vezes estejam entre o abre ( [ ) e o fecha ( ] ) colchetes. Se você esquecer de colocá-los o Legal irá lembrá-lo.

12 Laços ou Repetições Por favor Repita 5 vezes [ Ligue L1 Espere 1t Desligue L1 ] Obrigado

13 Sensores Digitais Analógicos Sensor de faixa Sensor infravermelho
Sensor de toque Retornam ao MC 2.5 apenas dois valores 0 ou 1 Sensor de cor Sensor de temperatura Sensor de luminosidade Retornam ao MC 2.5 qualquer valor entre 0 e 1023, totalizando 1024 valores diferentes

14 Comandos Diversos Pare Espere xt Siga Luz xt – Fuja Luz xt Siga faixa preta xt – Siga faixa branca xt Ligue L1, Ligue L2, Ligue L3, Ligue L4, Ligue L5, Ligue L6 Desligue L1, Desligue L2, Desligue L3, Desligue L4, Desligue L5, Desligue L6 Obs.: O valor de xt pode ser alterado para sempre, isto fará que o robô fique executando o comando até as pilhas acabarem.

15 Análise de programas Por favor Frente 5t Repita 5 vezes [ Ligue L1 Ligue L2 Espere 1t Desligue L1 Desligue L2 ] Toque Dó 3 Ré 5t Obrigado Por favor Ligue L5 Ligue L6 Repita 2 vezes [ Frente 1t Direita 2t Espere 1t ] Espere 5t Repita sempre Ligue L1 Espere 1t Desligue L1 ] Obrigado

16 Exercícios Um sensor foi instalado na MC 2.5 e detectou-se que ele somente retornava os valores 0 e 1. Podemos afirmar que este sensor é: Analógico Digital Eletromecânico Ópticomecânico N.D.A.

17 Exercícios Observe o programa abaixo, indique se há algum erro e corrija. Por favor Repita 5 vezes [ Frente 1t Toque Dó 5t Espere 15 ] Toque Ré 2 Ligue L Espere 300t Desligue L1 Obrigado

18 Exercícios 5 Positivo Júnior 30 5 20 25 5 3 15 20 10 5 13 P 15 10 20 5
7 Saindo do ponto P, localizado no Largo da Galícia, escreva um programa para chegar ao Positivo Júnior. Observe a direção das ruas, o tempo para percorrer cada quadra e entre as intersecções existem semáforos, os quais estão indicados com seu tempo de duração.

19 Exercícios Procure na sua casa, 5 exemplos de sistemas digitais e 5 exemplos de sistemas analógicos.


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