A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENERGIA NUCLEAR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENERGIA NUCLEAR."— Transcrição da apresentação:

1 ENERGIA NUCLEAR

2 É a energia liberada quando ocorre a fissão dos átomos
É a energia liberada quando ocorre a fissão dos átomos. Em um reator nuclear ocorre em uma seqüência multiplicadora conhecida como "reação em cadeia".Energia de um sistema derivada de forças ligadas que contêm prótons e nêutrons juntos como o núcleo atômico.É a quebra, a divisão do átomo, tendo por matéria prima minerais altamente radioativos, como o urânio. A energia que mantém os prótons e nêutrons juntos no núcleo é a ENERGIA NUCLEAR.

3 A fissão nuclear, onde o núcleo atômico se subdivide em duas ou mais partículas, e a fusão nuclear, na qual ao menos dois núcleos atômicos se unem para produzir um novo núcleo.

4 Locais que utilizam energia nuclear
*Estados de Espírito Santo *Minas Gerais *Rio de Janeiro *Suécia *São Paulo *Espanha *Paraná *China *Santa Catarina *Rússia *Rio Grande do Sul *Coréia do Norte *Goiás * Paquistão *Mato Grosso do Sul. *Índia

5 Aspectos Positivos - As reservas de energia nuclear são muito maiores que as reservas de combustíveis fósseis;  - Comparada às usinas de combustíveis fósseis, a usina nuclear requer menores áreas;  - As usinas nucleares possibilitam maior independência energética para os países importadores de petróleo e gás; - Não há emissões de gases de efeito estufa

6 Aspectos Negativos - Os custos de construção e operação das usinas são muito altos;  - Possibilidade de construção de armas nucleares;  - Destinação do lixo atômico;  - Acidentes que resultam em liberação de material radioativo;  - O plutônio 239 leva anos para ter sua radioatividade reduzida à metade, e cerca de anos para tornar-se inócuo.

7 Tório As novas gerações de centrais nucleares utilizam o tório como fonte de combustível adicional para a produção de energia ou decompõe os resíduos nucleares em um novo ciclo denominado fissão assistida. Os defensores da utilização da energia nuclear como fonte energética consideram que estes processos são, atualmente, as únicas alternativas viáveis para suprir a crescente demanda mundial por energia ante a futura escassez dos combustíveis fósseis. 

8 Urânio A principal finalidade comercial do urânio é a geração de energia elétrica. Quando transformado em metal, o urânio torna-se mais pesado que o chumbo, pouco menos duro que o aço e se incendeia com muita facilidade

9 Actínio Actínio é um metal prateado, altamente radioativo, com radioatividade 150 vezes maior do que o urânio. Usado em geradores termoelétricos...

10 Desastres Nucleares Chernobyl: No dia 26 de abril de 1986, um experimento mal conduzido, aliado a problemas estruturais da usina e outros fatores, causou a explosão do quarto reator de Chernobyl. Cerca de 31 pessoas morreram na explosão e durante o combate ao incêndio. Outras centenas faleceram depois, por causa da exposição aguda à radioatividade, num grau 400 vezes maior que o da bomba de Hiroshima.

11 Bomba Nuclear: Uma bomba atômica é uma arma explosiva cuja energia deriva de uma reação nuclear e tem um poder destrutivo imenso  uma única bomba é capaz de destruir uma cidade inteira. Bombas atômicas só foram usadas duas vezes em guerra, pelos Estados Unidos contra o Japão nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, elas já foram usadas centenas de vezes em testes nucleares por vários países.

12 Usina Nuclear (E.UA): A usina nuclear de Three Mile Island, na Pensilvânia, corre o risco de derretimento, o mais grave tipo de acidente nuclear. A ameaça provém de uma bolha de vapor existente dentro do reator, que pode aumentar de tamanho à medida que as pressões internas forem relaxadas, deixando o núcleo sem a água vital para seu resfriamento. Nuvens de partículas radioativas já escaparam do reator para a atmosfera, mas os técnicos em radioatividade afirmam que o risco de contaminação ainda é pequeno.

13 BIBLIOGRAFIA

14 Paloma Bramatti Jacobsen
Nomes: Paloma Bramatti Jacobsen Sara Rafaela Carrão Thaiany Correa


Carregar ppt "ENERGIA NUCLEAR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google