A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VÍRUS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VÍRUS."— Transcrição da apresentação:

1 VÍRUS

2 A palavra vírus origina do latim e significa veneno ou fluido venenoso
A palavra vírus origina do latim e significa veneno ou fluido venenoso. Os vírus como partículas extracelulares, não têm atividades metabólicas independentes, sendo portanto parasitas intracelulares.

3 CARACTERÍSTICAS Acelular Parasita intracelular obrigatório
Material genético (DNA ou RNA) Podem sofrer mutações

4 ADENOVÍRUS Material genético DNA

5 RETROVÍRUS Os retrovírus tem RNA e a enzima transcriptase reversa
ao invés de DNA como ácido nucléico. Uma vez dentro da célula hospedeira, a transcrição reversa (de RNA para DNA) é realizada pela enzima. Este novo DNA é incorporado no DNA hospedeiro, onde transcreve novos genomas virais,e o RNA sintetiza novas cápsulas de protéina e transcriptase reversa. Exemplo: vírus da AIDS

6 ESTRUTURA

7 BACTERIÓFAGO

8 ESTRUTURA DO BACTERIÓFAGO
Capsídeo (cabeça) DNA Pescoço Colar Bainha Fibra da cauda Placa basal BACTERIÓFAGOS

9 Adsorção do bacteriófago
ao seu hospedeiro

10 REPLICAÇÃO VIRAL

11 VARIEDADE DE VÍRUS Vírus da Hepatite B

12 GRIPE

13 O que é HIV/AIDS? A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é causada pelo vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). O HIV ataca e destrói os glóbulos brancos (linfócitos T- CD4) do sangue, causando um defeito no sistema imunológico do corpo. O sistema imunológico de uma pessoa infectada pelo HIV torna-se tão enfraquecido que ela não pode proteger-se de infecções sérias. Quando isto acontece, do ponto de vista clínico esta pessoa contraiu a AIDS.

14 CURIOSIDADES Viróides - menores agentes infecciosos conhecidos
- compostos somente de RNA simples (circular) - total dependência do hospedeiro - localizados no núcleo exemplo: agente da doença cadang-cadang (coqueiro) Príons (proteinaceous infectious particles) somente proteínas (?) ou AN não detectado (?) - localizam-se nas céluas do SNC (crônica) - exemplos: kuru, scrapie (vaca louca) ou encefalopatia espongiforme bovina), Mal de Alzheimer (?)


Carregar ppt "VÍRUS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google