A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Respiratório.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Respiratório."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Respiratório

2 Respiração Respiração
O oxigênio é essencial à vida, uma vez que todas as células necessitam dele para seu metabolismo. No entanto, deste metabolismo, resulta a água e o dióxido de carbono, como produtos que devem ser eliminados. Essa eliminação não pode realizar-se em contato direto das células com o meio externo, uma vez que o corpo humano é multicelular. O sistema respiratório resolve o problema das trocas gasosas entre as células de um organismo e o meio ambiente, pois permite que o oxigênio seja recebido pelo organismo e o dióxido de carbono e o vapor d’água sejam liberados. Esta troca chama-se respiração.

3 Respiração

4 Respiração Sistema Respiratório
O ar pode ingressar nas vias respiratórias pelo nariz ou pela boca, embora o nariz seja o órgão fisiologicamente adaptado a esta função, uma vez que permite o aquecimento do ar e a sua purificação. O ar segue seu trajeto pela faringe e pela laringe. Esta última se abre em um tubo, a traquéia, que por sua vez se ramifica em dois brônquios entrando, cada um deles, em um pulmão.

5 Respiração

6 Respiração

7 Respiração

8 Respiração Sistema Respiratório
Dentro dos pulmões, os ramos começam a estreitar-se e a ramificar-se, dando origem a milhares deles com apenas um milímetro do diâmetro, os bronquíolos. Estes terminam nas unidades de trabalho dos pulmões – 300 milhões de câmaras esféricas, os alvéolos pulmonares – que se agrupam como cachos de uvas no extremo de cada um dos ramos mais finos e que representam uma superfície respiratória de cerca de 70m2. Rodeando cada alvéolo existe uma rede de vasos sanguíneos, que são tão estreitos que os glóbulos vermelhos têm que se comprimir em uma fila única para entrarem em contato com o oxigênio que aqui chega.

9 Respiração Hematose Pulmonar
Levar o oxigênio até as células é apenas metade da tarefa da respiração; a outra metade é libertar-se do dióxido de carbono proveniente da atividade celular. O trajeto seguido pelo dióxido de carbono, para que possa ser eliminado, é inverso ao da entrada de oxigênio. Nos pulmões, o sangue carregado de dióxido de carbono liberta este gás para os alvéolos pulmonares e recebe o oxigênio – hematose pulmonar.

10 Respiração Hematose Pulmonar
A hemoglobina (Hb), proteína presente nos glóbulos vermelhos, combina-se facilmente com o oxigênio, numa reação reversível, transformando-o em oxihemoglobina, responsável pela cor vermelho-vivo do sangue arterial.

11 Respiração Hematose Pulmonar
O dióxido de carbono difunde-se para a linfa intersticial e, desta, para os capilares sanguíneos, podendo ser transportado: Associado à hemoglobina – carbohemoglobina (cerca de 11%) Pelo plasma (cerca de 8%) Combinando-se com a água, formando ácido carbônico (cerca de 81%)

12 Respiração Hematose Pulmonar
Se o ácido carbônico não se dissociasse, tornaria o pH do sangue extremamente ácido. No entanto, este dissocia-se em íon hidrogênio (H+) e íon bicarbonato (HCO3-), podendo estes prótons combinar-se com a hemoglobina. O íon bicarbonato fica no plasma, desempenhando a função de regulador de pH. Nos capilares dos alvéolos pulmonares, o oxigênio proveniente dos pulmões ocupa o lugar dos íons hidrogênio associados à hemoglobina, e estes vão combinar-se com os íons bicarbonato, formando de novo água e dióxido de carbono. Este último difunde-se no plasma para os alvéolos pulmonares.

13 Respiração Pulmões Os pulmões são estruturas complexas, porosas e esponjosas. O pulmão direito, com três lóbulos, é maior que o esquerdo, constituído apenas por dois, devido à posição assimétrica do coração. Os pulmões encontram-se encerrados na caixa torácica e separados da cavidade abdominal por um músculo esquelético, o diafragma. As paredes externas da caixa torácica são formadas pelo esterno, 12 pares de costelas e músculos intercostais. Os pulmões aderem à caixa torácica por meio da membrana que os envolve, a pleura.

14 Respiração Movimentos respiratórios
A troca de ar entre o meio e os alvéolos inclui o movimento do ar para dentro e para fora dos pulmões, bem como sua distribuição dentro deles. Quando os músculos intercostais se contraem e as costelas se elevam, o diafragma contrai-se e abaixa. Aumenta, assim, o volume da caixa torácica, permitindo a entrada do ar – inspiração. Quando os músculos intercostais e o diafragma relaxam, diminui o volume da caixa torácica e o ar sai dos pulmões – expiração.


Carregar ppt "Sistema Respiratório."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google