A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRIMEIROS SOCORROS O QUE É???

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRIMEIROS SOCORROS O QUE É???"— Transcrição da apresentação:

1

2 PRIMEIROS SOCORROS O QUE É???
É o primeiro atendimento prestado a uma pessoa, com o objetivo de manter as suas funções vitais (respiração, pulso e circulação) e evitar que o seu estado piore, até que receba assistência médica.

3 PRIMEIROS SOCORROS Toda pessoa que estiver realizando o atendimento de primeiros socorros deve, antes de tudo, atentar para a sua própria segurança. O desejo ou a urgência em ajudar outras pessoas não justifica a tomada de atitudes inconseqüentes que acabem transformando o socorrista em mais uma vítima.

4 PRIMEIROS SOCORROS LESÕES MUSCULARES

5 1- CONTUSÃO Lesão produzida nos TECIDOS por uma pancada, sem que haja rompimento da pele. SINAIS E SINTOMAS Dor e inchaço no local. COMO AGIR ?? Evite movimentar a região atingida e aplique compressas frias ou saco de gelo no local atingido.

6 2 - DISTENSÃO MUSCULAR

7 DISTENSÃO MUSCULAR É a lesão provocada no MÚSCULO, por movimento brusco e violento. SINAIS E SINTOMAS Dor intensa à movimentação e contratura da musculatura atingida. COMO AGIR ?? Evite movimentar a região lesionada, aplique compressas geladas ou saco de gelo no local.

8 3- CÂIMBRA

9 CÂIMBRA É a contração vigorosa, involuntária e dolorosa de um músculo, podendo ocorrer no exercício ou em repouso. SINAIS E SINTOMAS Dor e contratura no local. COMO AGIR ?? Faça o alongamento do músculo atingido e aplique compressas quentes no local. Faça uma suave massagem no local.

10 PRIMEIROS SOCORROS LEMBRE-SE, EM CASO DE ACIDENTE A PRIMEIRA ATITUDE A SER TOMADA É LIGAR PARA O CORPO DE BOMBEIROS. TELEFONE 193

11 FRATURAS

12 FRATURAS É a ruptura do OSSO. O PRIMEIRO SOCORRO consiste em impedir o movimento das partes quebradas, evitando assim que a situação seja piorada. AS FRATURAS PODEM SER Fechadas - quando o osso quebrado não perfura a pele. Exposta (aberta) - quando o osso quebrado rompe a pele.

13 FRATURA FECHADA

14 FRATURA ABERTA

15 FRATURAS Dor e inchaço local, dificuldade ou incapacidade de movimentar, posição anormal da região atingida. Há uma sensação de atrito dos ossos, em fratura expostas há a exposição do osso fraturado. COMO AGIR ?? (Fraturas Fechadas) Evite movimentar a região atingida, Aplique compressas geladas ou saco de gelo no local lesado, Imobilize o local usando tábua, papelão, jornal ou revistas dobradas, etc.

16 FRATURAS IMPORTANTE: Não tente colocar o osso quebrado no lugar.
FRATURAS EXPOSTAS Evite movimentar a região atingida, estanque a HEMORRAGIA, usando compressas, lenço ou pano limpo, aplique compressas geladas ou saco de gelo no local lesado.

17 PARADA CARDIORESPIRATÓRIA

18 PARADA CARDIORESPIRATÓRIA O QUE É ??
É definida como uma parada súbita e inesperada dos batimentos cardíacos e respiratórios. O coração para de bombear o sangue para o organismo e os tecidos começam a sofrer os efeitos da falta de oxigênio. Sem oxigênio as células do cérebro morrem em 10 minutos. As lesões no cérebro começam após 04 minutos a partir da parada respiratória.

19 O que pode causar a parada cardiorespiratória ???
Asfixia Intoxicações Traumatismos Afogamento Choque elétrico Estado de choque Doenças

20 SINTOMAS E SINAIS Perda de consciência. Ausência de movimentos respiratórios. Ausência de pulso. Pele, língua, lóbulo da orelha e bases da unhas arroxeadas Pupilas dilatadas e sem reação á luz

21 COMO PROCEDER: Coloque a vítima com as costas sobre uma superfície dura; Verifique se a vítima está respirando; Realize a hiperextensão do pescoço; Verifique se as vias aéreas da vítima estão desobstruídas; Verifique se a vítima apresenta pulso, caso negativo inicie a massagem cardíaca; Posicione as mãos sobre o externo, 02 cm acima do processo xifóide;

22 COMO PROCEDER Mantenha os dedos das mãos entrelaçados;
mantenha os braços retos; Inicie a massagem cardíaca forçando o peito da vítima em torno de 03 a 05 cm; realize as compressões de forma ritmada,

23 COMO PROCEDER INSULFLAÇÕES E COMPRESSÕES
01 prestador de socorro: 02 insuflações e 30 compressões 02 prestadores de socorro: 02 insuflação e 15 compressões; Após 05 ciclos verificar novamente os sinais vitais; NÃO INTERROMPA A RCP, MESMO DURANTE O TRANSPORTE, ATÉ A RECUPERAÇÃO DA VÍTIMA OU A CHEGADA DO MÉDICO.

24 FIM


Carregar ppt "PRIMEIROS SOCORROS O QUE É???"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google