A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como os seres vivos se relacionam?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como os seres vivos se relacionam?"— Transcrição da apresentação:

1 Como os seres vivos se relacionam?
Ciências Relações ecológicas Como os seres vivos se relacionam?

2 Relações harmônicas As Relações Harmônicas são aquelas que trazem benefício para os seres que dela participam; ocorrem entre seres da mesma espécie ou seres de espécies diferentes.

3 Colônia: Ciências Relações ecológicas
Agrupamento de indivíduos da mesma espécie que apresentam profundo grau de interdependência e se mostram ligados uns aos outros, sendo-lhes impossível a vida quando isolados, podendo ou não ocorrer divisão do trabalho. Fonte: Fonte:

4 Colônia: Ciências Relações ecológicas
Fonte:

5 Sociedade: Ciências Relações ecológicas
As sociedades são agrupamentos de indivíduos da mesma espécie que têm plena capacidade de vida isolada mas preferem viver na coletividade. Os indivíduos de uma sociedade têm independência física uns dos outros. Pode ocorrer, entretanto, um certo grau de diferenciação de formas entre eles e de divisão de trabalho, como sucede com as formigas, as abelhas e os térmitas ou cupins. Fonte:

6 Sociedade: Ciências Relações ecológicas
Qual a relação que pode ser observada entre a sociedade de formigas e a humana? Fonte:

7 Sociedade: Ciências Relações ecológicas
Fonte:

8 Mutualismo: Ciências Relações ecológicas
Associação na qual duas espécies envolvidas são beneficiadas, porém, cada espécie só consegue viver na presença da outra. Entre exemplos destacaremos. Fonte:

9 Cooperação ou protocooperação:
Ciências Relações ecológicas Cooperação ou protocooperação: Trata-se de uma associação bilateral, entre espécies diferentes, na qual ambas se beneficiam; contudo, tal associação não é obrigatória, podendo cada espécie viver isoladamente. Fonte:

10 Comensalismo: Ciências Relações ecológicas
É a associação entre indivíduos de espécies diferentes, na qual um deles aproveita os restos alimentares ou metabólicos do outro sem causar a este qualquer tipo de prejuízo. Fonte:

11 Inquilinismo: Ciências Relações ecológicas
É a associação em que apenas uma espécie (inquilino) se beneficia, procurando abrigo ou suporte no corpo de outra espécie (hospedeiro), sem prejudicá-lo. Fonte:

12 Relações desarmônicas
As Relações Desarmônicas são as que trazem prejuízos para uma das partes envolvidas.  Estas relações ocorrem tanto entre indivíduos da mesma espécie quanto entre indivíduos de espécies diferentes.  As relações desarmônicas são de grande importância para o contexto ecológico, uma vez que são as responsáveis diretas pelo estabelecimento do equilíbrio nos ecossistemas e o controle das populações que coabitam o mesmo biótopo.

13 Predatismo: Ciências Relações ecológicas
Predador é o indivíduo que ataca e devora outro, chamado presa, pertencente a espécie diferente. Os predadores são geralmente maiores e menos numerosos que suas presas, sendo exemplificadas pelos animais carnívoros. As duas populações - de predadores e presas - geralmente não se extinguem e nem entram em superpopulação, permanecendo em equilíbrio no ecossistema. Para a espécie humana, o predatismo, como fator limitante do crescimento populacional, tem efeito praticamente nulo. Fonte:

14 Canibalismo: Ciências Relações ecológicas
É uma interação entre indivíduos de mesma espécie na qual um dos indivíduos mata e devora outro de sua espécie. É manifestação comum entre alguns tipos de aranhas e escorpiões que após o ato sexual matam o macho. Fonte:

15 Parasitismo: Ciências Relações ecológicas
No parasitismo uma espécie se instala no corpo de outra, dela retirando matéria para a sua nutrição e causando-lhe, em conseqüência, danos cuja gravidade pode ser muito variável, desde pequenos distúrbios até a própria morte do indivíduo parasitado. Dá-se o nome de hospedeiro ao organismo que abriga o parasita. Fonte:

16 Parasitismo: Ciências Relações ecológicas
Fonte:

17 Competição Pode acontecer com indivíduos da mesma espécie e de espécies diferentes. Os seres possuem os mesmos interesses e lutam para conseguir aquilo que precisam.

18 Competição

19 Qual a relação ecológica observada na ilustração abaixo?
Ciências Relações ecológicas Qual a relação ecológica observada na ilustração abaixo? Fonte:

20 Qual a relação entre o peixe-palhaço e a anêmona?
Ciências Relações ecológicas Qual a relação entre o peixe-palhaço e a anêmona? Fonte:

21 Qual a relação ecológica observada na ilustração abaixo?
Ciências Relações ecológicas Qual a relação ecológica observada na ilustração abaixo? Fonte:

22 Qual a relação ecológica observada na ilustração abaixo?
Ciências Relações ecológicas Qual a relação ecológica observada na ilustração abaixo? Fonte:

23 Elaborado por Profªa: Renata Moda


Carregar ppt "Como os seres vivos se relacionam?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google