A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Da União Soviética à Rússia atual

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Da União Soviética à Rússia atual"— Transcrição da apresentação:

1 Da União Soviética à Rússia atual
Autoria: Profª Fabiana Pegoraro Soares

2 Rússia – maior país do mundo
Ivã, o terrível Povos eslavos ocupavam vários principados; Séc. XV - Ivã IV, “o terrível”, unificou os principados, fortaleceu o Estado e estabeleceu as bases do governo supremo dos czares.. Em 1721, Pedro I, “o grande”, foi proclamado "czar de todas as Rússias" dando origem ao Império Russo. Pedro, o grande

3 Formação da URSS (Rev. De 1917 ou Rev. Russa)
1905 – Guerra com o Japão pela posse da Manchúria = aparecimento dos sovietes 1917 – 1ª GM = sovietes (de novo) depuseram o czar = Partido Bolchevique (comunista) líder: Lênin Lênin – traiu seus companheiros (fortaleceu o Estado) = guerra civil: czaristas (com ajuda internacional) x sovietes descontentes x bolcheviques = socialismo na Rússia. 1922 – Surgimento da URSS: Rússia + 14 países.

4 Lênin Membros da URSS

5 Fim da URSS + verba corrida armamentista
economia militar (elite) rec. nat. A partir de cientistas economia civil = falta de produtos, trabalho vigiado = operação tartaruga Poder centralizado = CRISE – Gorbatchev – perestroika (reestruturação) e glasnost (transparência) para diminuir as diferenças = manifestações e conflitos entre etnias Mikhail Gorbatchev

6 progressistas – Bóris Iéltsin
repúblicas da URSS (queriam independência) militares e PC – deram um golpe que não deu certo A população saiu às ruas - os soldados não sabiam o que fazer – os progressistas também se opuseram ao golpe, assim como as outras repúblicas da URSS = Gorbatchev solto (e sem autoridade) = vitória dos progressistas = fim da perestroika, da glasnost e da URSS. Ainda em 1991: CEI – com 12 países ( URSS exceto Estônia, Letônia e Lituânia)

7 Rússia: de potência a país emergente

8 Espaço físico Invernos rigorosos na Sibéria
População se concentra na área do Cáucaso: clima melhor/proximidade com a Europa Solo tchernozion: o mais fértil do mundo.

9 Rússia Físico

10 Indústria Maior parte: indústrias de base (siderúrgicas, metalúrgicas e petroquímicas) Hoje: buscam multinacionais Kremlin, sede do governo russo

11 Vale do Silício gelado A Sibéria, um dos lugares mais remotos do mundo, se transforma num polo de criação tecnológica A Sibéria ficou conhecida como um dos lugares mais gelados e remotos do mundo e local de desova dos inimigos do regime soviético que eram enviados pelo ditador Josef Stalin para a realização de trabalhos forçados. Hoje, a Sibéria é um dos principais polos de desenvolvimento tecnológico do planeta, chamado por cientistas locais de "vale do silício gelado“: pelos menos três mil companhias da área de TI funcionam ali, a maioria delas produzindo sistemas, softwares e serviços para grandes multinacionais.

12 A Sibéria do passado: o ditador Stalin mandava aos vastos campos gelados os inimigos do regime
Sibéria do presente: Novosibirsk, a maior cidade da região, vive um inédito boom imobiliário.

13 Política (a partir de 1990) Fim da ditadura
Transição socialismo – capitalismo Privatizações Ainda é potência bélica

14 População 82% russos + cerca de 100 etnias diferentes
Repúblicas autônomas Separatismos.

15

16

17 Bibliografia: GIARDINO, C.; ORTEGA, L.; CHIANCA, R. e CARVALHO, V. (2012) Geografia nos dias de hoje. 9º ano . São Paulo. Leya. BOLIGIAN, L., MARTINEZ, R., GARCIA, W. e ALVES, A. (2010) Geografia – Espaço e vivência. 9º ano. São Paulo. Atual. (acessado em 23/09/11) (acessado em 02/11/11) (15/05/2013)


Carregar ppt "Da União Soviética à Rússia atual"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google