A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão – termos da oração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão – termos da oração"— Transcrição da apresentação:

1 Revisão – termos da oração
Sujeito Predicado Complementos verbais Predicativo do sujeito Predicativo do objeto

2 Sujeito é o termo da oração sobre o qual declaramos algo.
Ex. Os seres humanos devem construir um mundo de paz. Predicado é tudo que se declara a respeito do sujeito. Ex. Os seres humanos devem construir um mundo de paz. Complemento verbal é o termo que completa o sentido de alguns verbos. Predicativo do sujeito é o termo que indica característica , estado, qualidade, transformação do sujeito. Ex. Os seres humanos parecem preocupados com a construção… Predicativo do objeto é o termo que se refere ao objeto (complemento verbal).

3 Ex. Os seres humanos devem considerar a paz importante
Ex. Os seres humanos devem considerar a paz importante. Tipos de sujeito Simples – apresenta apenas um núcleo (palavra importante). Ex. Os homens devem preocupar-se com a paz. Composto – apresenta dois ou mais núcleos. Ex. Os adultos e as crianças mostram-se preocupados com a construção de um mundo de paz. Desinencial – não aparece na oração, mas pode ser reconhecido pela desinência da forma verbal. Ex. Estamos preocupados com a construção de um mundo de paz.

4 Indeterminado - não aparece na oração e não pode ser identificado
Indeterminado - não aparece na oração e não pode ser identificado. Quando quisermos indeterminar o sujeito, devemos utilizar a forma verbal na 3a. pessoa do plural ou na 3a. pessoa do singular, acompanhada do pronome se. Ex. Estão preocupados com um mundo de paz. Fala-se na construção de um mundo de paz. Oração sem sujeito - não existe quem faça a ação expressa pelo verbo. O verbo desse tipo de oração é impessoal. (Só utilizado na 3a. pessoa do singular). Verbos que indicam fenômenos da natureza. Ex. Chove todos os dias no verão. Verbo haver, significando existir, ou indicando tempo transcorrido. Ex. Havia muitas pessoas preocupadas com a construção de um mundo de paz.

5 Havia muitos anos que não se viam.
Tipos de predicado Nominal - contém uma informação relacionada ao estado do sujeito, indica característica, qualidade ou transformação do sujeito. Núcleo é um nome (substantivo/adjetivo), que exerce a função de predicativo do sujeito. Ex. Os seres humanos parecem preocupados com a construção de um mundo de paz. Verbal – contém uma informação que se relaciona à ação praticada pelo sujeito. Núcleo é um verbo de ação – significativo. Ex. Os seres humanos construirão um mundo de paz? Verbo-nominal - contém duas informações – uma relaciona-se à ação praticada pelo sujeito; outra, ao estado desse mesmo sujeito. Tem dois núcleos – um verbo de ação e um nome (predicativo). Ex. Os seres humanos vivem preocupados com a paz.

6 Transitividade verbal e complementos verbais Existem verbos que já possuem sentido completo e outros que precisam de complemento. Chamamos a isso transitividade verbal. Quanto à transitividade, um verbo pode ser intransitivo – aquele que não precisa de complemento ou transitivo – aquele que pede um complemento. O verbo transitivo pode pedir um complemento sem preposição (objeto direto) ou um complemento com preposição (objeto indireto). No primeiro caso, recebe o nome de transitivo direto; no segundo, de transitivo indireto. Ex. Os seres humanos devem construir um mundo de paz. construir – verbo transitivo direto um mundo de paz – objeto direto

7 Ex. Os seres humanos devem acreditar em um mundo de paz
Ex. Os seres humanos devem acreditar em um mundo de paz. acreditar – verbo transitivo indireto em um mundo de paz – objeto indireto Um verbo transitivo pode ainda pedir dois complementos ao mesmo tempo; nesse caso, recebe o nome de transitivo direto e indireto. Ex. Alguns seres humanos dedicam a vida ao próximo. dedicam – verbo transitivo direto e indireto a vida – objeto direto ao próximo – objeto indireto Objeto direto, portanto, é o termo da oração que completa verbo transitivo direto. Objeto indireto completa o sentido de verbo transitivo indireto. Por isso, recebem o nome de complementos verbais.

8 Revisão de termos da oração II
Complemento nominal Agente da passiva Aposto Vocativo Adjunto adnominal Adjunto adverbial

9 Complemento nominal é o termo da oração que completa o sentido de alguns nomes (substantivos/adjetivos) com auxílio de preposição. Ex. Os seres humanos estão preocupados com a construção... Agente da passiva é o termo que faz a ação expressa pelo verbo, quando a oração está na voz passiva (sujeito paciente – recebe a ação). Ex. O mundo está sendo destruído pelas guerras. Aposto é o termo utilizado para esclarecer ou explicar outro termo da oração. Ex. Precisamos lutar contra a destruição da Terra, nosso planeta. Vocativo é o termo que usamos quando chamamos alguém ou nos dirigimos a alguém ou a alguma coisa personificada. Ex. Meus amigos, precisamos preservar nosso planeta.

10 Adjunto adnominal é o termo que “enfeita” a oração
Adjunto adnominal é o termo que “enfeita” a oração. Liga-se a substantivos (nomes). Ex. Governantes preocupam-se com guerras. Muitos governantes do mundo preocupam-se com as guerras sangrentas. Adjunto adverbial é o termo que indica a circunstância em que a ação do verbo ocorre. Ex. Os seres humanos sempre se preocuparam com as guerras que acontecem em nosso mundo. Os adjuntos adverbiais são classificados de acordo com a circunstância que expressam: lugar, tempo, modo, intensidade, afirmação, negação.


Carregar ppt "Revisão – termos da oração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google