A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências . Aula 01 Astronomia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências . Aula 01 Astronomia."— Transcrição da apresentação:

1 Ciências . Aula 01 Astronomia

2 Plutão era um planeta, mas...
Ciências . Aula 01 Astronomia Plutão era um planeta, mas... Em termos científicos, não existe uma verdade absoluta. Como demonstrou o filósofo Karl Popper ( )

3 Segunda Divisão Astrônomos reduzem total de planetas para oito.
Ciências . Aula 01 Astronomia Segunda Divisão Astrônomos reduzem total de planetas para oito. Em agosto de 2006 Plutão foi “reduzido” a planeta-anão pela União Astronômica Internacional (IAU). Mas por quê?

4 Origem do nome Plutão Ciências . Aula 01 Astronomia
Nome sugerido por uma garotinha, através de concurso e como nada ocorre por acaso, Plutão na mitologia romana, é o nome do deus do mundo subterrâneo e de tudo o que está oculto. Plutão é o nome latino para Hades, o senhor dos infernos na mitologia grega. Representa o local para onde se dirigiam e permaneciam as almas de todos os mortais. Na mitologia, os infernos ficavam numa ilha do Ocidente onde era frio e a noite imperava eternamente. Plutão estava tão longe do Sol que sugeriu ser o inferno da mitologia.

5 Período de ascensão de Plutão Descoberta:
Ciências . Aula 01 Astronomia Período de ascensão de Plutão Descoberta: Descoberto, pelo jovem Clyde Tombaugh de 24 anos, em fevereiro de 1930 após exaustivas buscas pelo Sistema Solar. Logo denominado de planeta Plutão. Mas por que Plutão recebeu o título de planeta?

6 Período de ascensão de Plutão Título de Planeta:
Ciências . Aula 01 Astronomia Período de ascensão de Plutão Título de Planeta: Plutão recebeu o título de planeta por vários motivos, entre eles: Não existia, ainda, um conceito formado para planeta pela comunidade astronômica. Plutão indicava tratar-se de um objeto com órbita independente ao redor do Sol. Em algumas respeitáveis publicações indicavam que Plutão seria do mesmo tamanho da Terra.

7 A caminho da “Segundona” Controvérsias:
Ciências . Aula 01 Astronomia A caminho da “Segundona” Controvérsias: Plutão não é tão grande quanto se pensava. Os astrônomos, muitas vezes, utilizam a quantidade de luz que um corpo reflete para definir o seu tamanho. Como Plutão é coberto de gelo, ele reflete muita luz, e pareceu ser bem maior. Plutão tem apenas 0,2% da massa da Terra.

8 Ciências . Aula 01 Astronomia Comparação das dimensões de Plutão e seu satélite, Caronte, com o território norte-americano.

9 A caminho da “Segundona” Controvérsias:
Ciências . Aula 01 Astronomia A caminho da “Segundona” Controvérsias: Outro ponto é que há muita matéria disponível ao redor de Plutão. Sugerindo que a sua ação gravitacional não é suficientemente forte para agregar a matéria dispersa em sua órbita.

10 A queda... Ciências . Aula 01 Astronomia
O termo planeta nunca teve, até 26 de agosto de 2006, uma definição cientificamente estabelecida, gerando várias discussões e polêmicas. Ao estabelecer a definição de planeta seguindo as características físicas necessárias para que um astro corresponda a essa condição, a IAU acaba com as polêmicas e elimina Plutão da lista de planetas do Sistema Solar.

11 Conceito de PLANETA segundo a IAU
Ciências . Aula 01 Astronomia Conceito de PLANETA segundo a IAU Depois de uma longa discussão e várias alterações à proposta inicialmente apresentada, o aprovado define como planeta do Sistema Solar o corpo celeste que: orbite em torno do Sol; tenha massa suficiente para que a sua própria gravidade lhe confira uma forma esférica; tenha “limpo” da sua órbita qualquer outro objeto.

12 O “novo” Sistema Solar Ciências . Aula 01 Astronomia
O Sistema Solar passa assim a ter 8 planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

13 Enfim, o que é Plutão? Ciências . Aula 01 Astronomia
Em 2006, também foi igualmente aprovada pela IAU a criação de uma nova de categoria de planetas, à qual Plutão se encaixa: a de planetas-anões. Um planeta anão do Sistema Solar será um corpo celeste que: orbite em torno do Sol; tenha massa suficiente para que a sua própria gravidade lhe confira uma forma esférica; não tenha uma órbita “limpa” sem outros objetos na sua vizinhança; não seja um satélite.

14 Controvérsias nas definições
Ciências . Aula 01 Astronomia Controvérsias nas definições Michael Brown, astrônomo do Instituto de Tecnologia da Califórnia, explicou em palestra no encontro anual da AAAS (Associação Americana para o Avanço da Ciência) como fez em 2003 para descobrir Eris, asteróide maior que Plutão e que foi um dos “estopins” para o debate que culminou no rebaixamento de Plutão a "planeta-anão". “Termo estúpido”, segundo Brown. Para Brown, tirar Plutão da lista foi uma decisão perfeitamente sensata, mas o termo usado para defini-lo foi infeliz.

15 Controvérsias nas definições
Ciências . Aula 01 Astronomia Controvérsias nas definições Segundo Brown planeta-anão “é um termo bem estúpido". "Não dá para chamar algo de coisa-anã, se esse algo não é uma coisa (no caso, um planeta). Durante vários anos usamos, não oficialmente, a expressão "planetóide", que é mais adequada, pois significa algo que "parece" um planeta. Como podemos observar a definição de planeta está longe de agradar a todos, mas é assim que se faz Ciência: questionando e investigando.

16 Controvérsias nas definições
Ciências . Aula 01 Astronomia Controvérsias nas definições Brown ainda posiciona-se dizendo ser desnecessária uma definição científica para planeta para seu uso cultural. “A partir de agora, o assunto poderá ser tratado como a geografia trata dos continentes, diz, já que não há um limite de tamanho estabelecido para uma ilha passar a ser chamada de continente.”

17 Curiosidades sobre Plutão
Ciências . Aula 01 Astronomia Curiosidades sobre Plutão Visto de Plutão, o Sol não passa de uma estrela brilhante. Um dia ensolarado nesse mundo nada mais é que uma noite pálida de luar em Plutão. Estima-se que a temperatura na superfície de Plutão atinja os inconcebíveis - 230°C. Frio o bastante para que sua própria atmosfera congele. A rotação de Plutão demora 6,4 dias terrestres e a translação 248 anos. A gravidade é de 0,4 m/s2 enquanto na Terra é de 9,8 m/s2.

18 Conclusões: Ciências . Aula 01 Astronomia
Após a reunião da União Astronômica Internacional (IAU) em 2006, Plutão não mais pertence ao Sistema Solar. A IAU formulou um conceito de planeta no qual Plutão não se encaixa. Plutão passou a pertencer a um novo grupo de astros denominado: planetas-anões.

19 Elaborado pela profa: Renata Moda


Carregar ppt "Ciências . Aula 01 Astronomia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google