A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filos: Poriferos Cnidários Chordata Platelmintes/ nematelmintes Annelida Arthropoda Mollusca Equinodermas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filos: Poriferos Cnidários Chordata Platelmintes/ nematelmintes Annelida Arthropoda Mollusca Equinodermas."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Filos: Poriferos Cnidários Chordata Platelmintes/ nematelmintes
Annelida Arthropoda Mollusca Equinodermas

4 Poríferos

5

6 -Poríferos- São Invertebrados, assimétricos
São aquáticos (marinho e água doce) Vivem fixo a substratos Não apresentam órgãos definidos Não possuem tecidos bem definidos Não apresentam sistemas . Constituídos de células, que forma uma agregado frouxo Digestão intracelular Células agem de forma independente São filtradores Indicadores de impacto ambiental das águas litorâneas

7 Estudo realizado no Delta do Jacuí.
Espécime de Radiospongilla amazonensis:

8 -Outras células- COANÓCITOS: filtração da água, capturando microorganismos e micropartículas alimentares PINACÓCITOS: células achatadas que revestem e protegem o corpo das esponjas PORÓCITOS: responsáveis pela formação dos poros que ligam a parte externa com o espongiocele. AMEBÓCITO: englobamento de nutrientes capturados pelos coanócitos e posterior distribuição para outras células ARQUEÓCITO: são células indiferenciadas, possibilita o crescimento, formação dos gametas e regeneração

9 -Estruturas- Estrutura simples
Corpo no formato de tubo,ramificados,fixado ao substrato. OSCULO: extremidade que se mantém aberta, possui espermatozóides, água e resíduos ÁTRIO ou ESPONGIOCELE: local onde circulam os nutrientes. ÓSTIO:possibilita o fluxo de água (com nutrientes e oxigênio)

10 Estruturas esqueléticas – Espícula
Calcária ou silicosa Espongina

11 Tipos anatômicos

12 Áscon Mais simples, Dimensões reduzidas
A espongiocele ocupa maior volume, Completamente revestida por coanócitos.

13 Sícon Parede do corpo mais espessa e enrugada,
Formam canais abertos para fora e para dentro, Inalantes (comunicação com meio externo ) Exalantes (comunicação com meio interno – espongiocele)

14 Lêucon Espongioncele menor, Parede do corpo mais desenvolvida,
Camaras vibráteis (cavidades com coanócitos) Maior circulação de água e filtração.

15 Reprodução: assexuada Brotamento ou gemulação Brotamento
Formação de pequenos agregados de amebócitos, quando crescem desenvolvem pequenas esponjas que podem ser destacados do organismo original.

16 Reprodução: assexuada - Gemulação
Ocorre em condições desfavoráveis (frio / calor) As gemulas sobrevivem até as condições se normalizem Com isso, o conjunto de células é liberado do revestimento, formando uma nova esponja.

17 Reprodução : sexuada Podem ser Dióica ou Monóica Fecundação interna
Desenvolvimento indireto (fase larval)

18 Regeneração Os Poríferos possui alto grau de regeneração,
Células apresentam pouca diferenciação A regeneração depende da secreção de agregação. Aglutina células de uma mesma esponja.

19 Importância econômica das esponjas
* São usadas como esponjas para banho. *Utilizadas sob a forma de pó, na indústria, para polimentos e pinturas. * Algumas das toxinas produzidas por certos tipos de esponjas tem sido isoladas e utilizadas para a cura de certos tipos de câncer

20 Importância Ambiental das esponjas
Servem de abrigo, desova, Alimentação, cobertura ou camuflagem de pequenos peixes e invertebrados. Bioindicadores – controle na qualidade de água,

21

22 AExercícios do livro pág. 15


Carregar ppt "Filos: Poriferos Cnidários Chordata Platelmintes/ nematelmintes Annelida Arthropoda Mollusca Equinodermas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google