A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O claro-escuro no Romantismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O claro-escuro no Romantismo"— Transcrição da apresentação:

1 O claro-escuro no Romantismo
No século XIX, destaca-se outro movimento artístico com fortes efeitos do claro-escuro, o Romantismo. Este se caracterizou basicamente por representações mais subjetivas e emocionais, onde há grande valorização da cor produzindo dramaticidade.

2 O claro-escuro no Romantismo

3 O claro-escuro no Romantismo

4 O claro-escuro no Romantismo
O contraste da luz na obra de Francisco Goya

5 A cor e a emoção É muito normal relacionarmos às cores significações de acordo com nossos pensamentos e sobre isso há vários estudos. - Vermelho: representa o sangue, o fogo; transmite a sensação de violência e paixão. - Laranja: cor que representa aventura, domínio, produção e criatividade; estimula a conversação e o senso de humor.

6 A cor e a emoção - Amarelo: cor vitalizante; representa o ouro e também a inteligência; “atrai a luz”. - Verde: associada à ideia de fé, liberdade, tranquilidade e afeto; cria um ambiente equilibrado, suavizante e calmo à sua volta. - Azul: agrega a concepção de céu, imensidão, calma e tranquilidade; sugere espiritualidade e ordem.

7 A cor e a emoção Violeta: relacionada ao misticismo, a tristezas; gera sentimentos como respeito próprio, dignidade e auto-estima. Maravilha (pink): é atribuída aos estados de excitação e de reações imprevisíveis. Marrom: associada com terra e estabilidade; cor de pessoas de ideais e de crenças bem reforçados.

8 A cor e a emoção Branco: pode estar associada à limpeza, pureza, inocência, paz, santidade, simplicidade, bem, alma, harmonia, otimismo e modéstia. Para os orientais é a morte, o fim. Não é propriamente uma cor, é a reunião de todas as cores. Preto: remete o significado de prudência e tristeza, quase sempre é a cor da morte, do luto e da penitência; agrega ainda a ideia de sombra, noite, pessimismo, dor, temor, melancolia e angústia. Absorve a luz solar, é a ausência de cor.

9 A cor e a arte O artista está sempre procurando recursos para transcender sua obra, nesse processo, a cor é um dos elementos que mais reflete as emoções do autor. Pablo Picasso teve algumas fases: - fase azul; - fase rosa; - fase preto e branco com Guernica.

10 A cor e a arte Henri Matisse foi um dos principais pintores do Fauvismo. Ele abusava de cores e retratava em suas obras traços simples e, se achasse que um rosto seria melhor representado pela cor vermelha, a fazia dessa forma. Fauvismo – “Fera”/ Beleza que irradiam

11 Fauvismo


Carregar ppt "O claro-escuro no Romantismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google