A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANFÍBIOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANFÍBIOS."— Transcrição da apresentação:

1 ANFÍBIOS

2 Origem evolutiva dos anfíbios
Fóssil mais antigo tem cerca de 365 milhões de anos. Provável ancestral: peixes crossopterídios.

3 CARACTERÍSTICAS GERAIS
Aquáticos, terrestres e fossoriais Patas e pálpebras Dependem da água para reprodução Respiração branquial (girinos), pulmonar e cutânea Pele fina, lisa e úmida e com diversas glândulas (até mesmo de veneno) Tímpano: audição adaptada ao meio aéreo (não há orelhas!!!)

4

5 Sistema digestório completo (com cloaca)
SISTEMAS Sistema digestório completo (com cloaca) Sistema respiratório: branquial (girinos), cutânea e pulmonar (adultos) → narinas com oríficios (coanas) ajudam a ventilar o pulmão. Circulação dupla (pequena e grande circulação)→ Coração com três câmaras (ectotérmicos)

6 CLASSES ANUROS – sapos, rãs, pererecas. Ausência de cauda
HÁ NO BRASIL!!! (Grande BIODIVERSIDADE

7 Diferenças BÁSICAS entre RÃS, SAPOS e PERERECAS
Sapos: animais com a pele rugosa, terrestres, saltos curtos, patas pouco desenvolvidas. SÓ VÃO PARA A ÁGUA PARA A REPRODUÇÃO...Obs.: Por isso, está errada a cantiga “O sapo não lava o pé...ele mora na lagoa (quem mora na lagoa é RÃ...) Os únicos com as glândulas paratoides (veneno). Há uma grande família no Brasil – Família Bufonidae. Rãs: animais com a pele lisa semi-aquáticos, com patas posteriores robustas que geram grandes saltos. NÃO POSSUEM VENENO. Pererecas: animais com a pele lisa, hábito arborícola, olhos desproporcionais ao corpo, com patas e corpo delgados. Algumas espécies são altamente venenosas (coloridas = padrão aposemático) ao ser humano e outros animais, as quais liberam veneno pela pele quando se sentem ameaçados. *** Para os três animais acima, há grande biodiversidade em nosso território...

8 Metamorfose

9 CLASSES URODELOS – salamandras e tritões. 4 patas e cauda Axolote
NÃO HÁ NO BRASIL!!!

10 CLASSES ÁPODES (gimnofionos) – cobra cega Ausência de patas
HÁ NO BRASIL!!!


Carregar ppt "ANFÍBIOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google