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Unidade 8: Apresentação dos Dados em Figuras, Gráficos e Tabelas

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Apresentação em tema: "Unidade 8: Apresentação dos Dados em Figuras, Gráficos e Tabelas"— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 8: Apresentação dos Dados em Figuras, Gráficos e Tabelas
#1-8-1

2 Questões de Aquecimento: Instruções
Durante os próximos cinco minutos, responda às questões de aquecimento da unidade 8 do seu manual Por favor, não compare as suas respostas com as dos demais participantes As respostas não serão recolhidas nem avaliadas As respostas serão revistas no final da unidade #1-8-2

3 Conteúdo da Unidade No final da unidade, deverá estar apto(a) a:
listar as variáveis para análise dos dados de vigilância identificar os tipos de figuras e gráficos, e o momento em que o uso de cada um é apropriado #1-8-3

4 Foco da Análise Pessoas: Quem desenvolveu tal condição (p. ex., por faixa etária ou por sexo)? Essas distribuições mudam ao longo do tempo? Local: Onde estão a ocorrer os casos? A distribuição geográfica dos casos está a mudar ao longo do tempo? Tempo: O número de casos notificados está a mudar ao longo do tempo? #1-8-4

5 Propósitos da Apresentação dos Dados
O propósito da construção de tabelas, figuras e gráficos compreensíveis é facilitar: a análise dos dados a interpretação dos dados a comunicação rápida e efectiva de informações complexas #1-8-5

6 Tipos de Variáveis Variáveis categóricas referem-se a ítens que podem ser reunidos em categorias Variáveis ordinais são aquelas que têm naturalmente uma ordem Variáveis nominais representam categorias discretas, sem uma ordem natural variável dicotómica tem somente duas categorias Variáveis contínuas são as que indicam uma ordem numérica #1-8-6

7 Regras Gerais para a Apresentação dos Dados
Quanto mais simples, melhor Tabelas, figuras e gráficos podem ser usados conjuntamente de forma efectiva As tabelas, figuras e gráficos devem ter títulos e legendas claros Forneça descrição dos pontos de destaque da tabela, da figura ou do gráfico Cuidado ao comparar variáveis de diferentes escalas de magnitude #1-8-7

8 Gráficos É um diagrama que mostra uma série de pontos, linhas, segmentos de linhas, curvas ou áreas Representa o comportamento de uma variável em comparação com outra ou outras variáveis #1-8-8

9 Gráficos de Linhas Representa a frequência de distribuições ao longo do tempo O eixo Y representa a frequência O eixo X representa o tempo #1-8-9

10 Exemplo: Gráfico de Linhas
Figura 8.1. Tendências de prevalência de HIV entre as mulheres grávidas do país X, anos 1 a 10 Ano #1-8-10

11 Regras: Gráfico de Linhas
O eixo Y deve ser menor que o eixo X O eixo Y deve começar no zero A variação de valores deve ser estabelecida O tamanho dos intervalos deve ser estabelecido #1-8-11

12 Gráficos de Barra Representa diferentes classes por meio de barras
O eixo Y representa a frequência O eixo X representa o tempo ou diferentes classes #1-8-12

13 Exemplo: Gráfico de Barra
Figura 8.2. Diferenças na prevalência de HIV entre diversos grupos de maior risco. País X, ano 1 #1-8-13

14 Regras: Gráfico de Barra
Organize as categorias que definem as barras em uma ordem natural, se essa ordem existir (ex.: idade) Se não houver uma ordem natural, defina as categorias por nome, como país, sexo ou situação conjugal Posicione as barras na vertical ou na horizontal Faça as barras da mesma largura O comprimento das barras deve ser proporcional à frequência do evento #1-8-14

15 Gráficos de Barras Agrupadas ou Sobrepostas
As barras podem ser apresentadas por subgrupos Esses gráficos podem ser úteis para comparar valores entre categorias #1-8-15

16 Exemplo: Gráficos de Barras Agrupadas ou Sobrepostas
Figura 8.3. Prevalências de HIV em mulheres grávidas entre 15 e 24 anos, de quatro centros de atendimento, cidade X, país X, anos 1-3 #1-8-16

17 Regras: Gráficos de Barras Agrupadas ou Sobrepostas
Mostre não mais de três sub-barras num grupo de barras Deixe um espaço entre os grupos de barras Use diferentes cores ou padrões para mostrar os diferentes subgrupos das variáveis apresentadas Inclua uma legenda que explique as diferentes cores ou padrões #1-8-17

18 Histograma Representa uma frequência de distribuições através de rectângulos A largura das barras representa os intervalos das classes das variáveis e a altura corresponde às frequências #1-8-18

19 Exemplo: Histograma Figura 8.4. Crianças com HIV, distrito X, 2002
#1-8-19

20 Gráficos em Forma de Pizza
É um gráfico circular (360°) Compara as subclasses ou categorias entre si ou em relação ao conjunto, usando diferentes cores ou padrões em cada segmento #1-8-20

21 Exemplo: Gráfico em Forma de Pizza
Figura 8.5. Projecção de gastos anuais para tratamento e suporte a pessoas com HIV/SIDA, até 2005, por região #1-8-21

22 Mapas Gráfico usado para identificar as variáveis por localização geográfica #1-8-22

23 Exemplo: Mapa Figura 8.6. Prevalência de HIV em adultos em África, final 2001 Fonte: UNAIDS, 2003 #1-8-23

24 Tabelas Organização rectangular dos dados, em que estes são posicionados em linhas e colunas As linhas e as colunas devem ser identificadas Linhas e colunas com totais devem ser apresentadas na última linha e/ou na coluna da direita #1-8-24

25 Adultos e adolescentes ≥ 15 anos Crianças e adolescentes <15 anos
Exemplo: Tabela Tabela 8.1. Adultos e crianças com HIV/SIDA, por região do país Y, ano X Região Adultos e adolescentes ≥ 15 anos Crianças e adolescentes <15 anos Total 1 14 800 200 15 000 2 20 000 3 3 000 4 5 40 000 6 35 000 7 10 000 8 9 10 5 000 #1-8-25

26 Em Resumo Os dados de vigilância podem ser analisados por pessoa ou grupo, local ou tempo A partir dos dados disponíveis, pode-se escolher utilizar gráficos, tabelas ou figuras, como gráficos em forma de pizza ou histogramas Utilizar mais de um gráfico simples é, em geral, mais efectivo do que tentar combinar toda a informação numa figura #1-8-26

27 Revisão das Questões de Aquecimento
Durante alguns minutos, volte às questões de aquecimento do início da unidade Faça as modificações que desejar As questões serão discutidas em alguns minutos #1-8-27

28 Respostas às Questões de Aquecimento
1. Liste duas variáveis demográficas, a partir das quais os dados de vigilância podem ser analisados #1-8-28

29 Respostas às Questões de Aquecimento, cont.
1. Liste duas variáveis demográficas, a partir das quais os dados de vigilância podem ser analisados. Idade, sexo, situação conjugal, etc. #1-8-29

30 Respostas às Questões de Aquecimento, cont.
2. Verdadeiro ou falso? Compilar toda a informação numa figura ou gráfico abrangente é mais efectivo do que incluir diversos diagramas mais simples #1-8-30

31 Respostas às Questões de Aquecimento, cont.
2. Verdadeiro ou falso? Compilar toda a informação numa figura ou gráfico abrangente é mais efectivo do que incluir diversos diagramas mais simples. Falso #1-8-31

32 Respostas às Questões de Aquecimento, cont.
3. Quais das alternativas seguintes não podem ser extraídas dos dados de vigilância em saúde pública? a. mudanças ao longo do tempo b. mudanças por distribuição geográfica c. diferenças por sexo dos participantes d. nenhuma das alternativas acima mencionadas #1-8-32

33 Respostas às Questões de Aquecimento, cont.
3. Quais das alternativas seguintes não podem ser extraídas dos dados de vigilância em saúde pública? a. mudanças ao longo do tempo b. mudanças por distribuição geográfica c. diferenças por sexo dos participantes d. nenhuma das alternativas acima mencionadas #1-8-33

34 Respostas às Questões de Aquecimento, cont.
Preencha as lacunas com o tipo de figura/gráfico correspondente #1-8-34

35 Respostas às Questões de Aquecimento, cont.
4. Preencha as lacunas com o tipo de figura/gráfico correspondente gráfico de linhas: d mapa: c gráfico em forma de pizza: a histograma: b #1-8-35

36 Discussão em Pequenos Grupos: Instruções
Reúnam-se em pequenos grupos para discutir as questões Seleccionem um membro do grupo para apresentar as respostas #1-8-36

37 Relatos dos Pequenos Grupos
O relator do grupo apresenta as respostas Façam uma discussão com os demais colegas #1-8-37

38 Estudo de Caso: Instruções
Leia o estudo de caso individualmente As respostas serão discutidas em aula #1-8-38

39 Revisão do Estudo de Caso
Acompanhe a revisão do estudo de caso em aula Discuta as suas respostas com os colegas #1-8-39

40 Verificação do Processo
Tem alguma dúvida quanto às informações vistas até ao momento? Está satisfeito(a) com a forma de trabalho da unidade 8? Gostaria de mudar alguma coisa, a fim de beneficiar o grupo? #1-8-40


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