A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTERNET MÓVEL O deslocamento dentro de uma área de abrangência pequena, restrita a uma única rede como, por exemplo, o campus de uma universidade, é chamado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTERNET MÓVEL O deslocamento dentro de uma área de abrangência pequena, restrita a uma única rede como, por exemplo, o campus de uma universidade, é chamado."— Transcrição da apresentação:

1 INTERNET MÓVEL O deslocamento dentro de uma área de abrangência pequena, restrita a uma única rede como, por exemplo, o campus de uma universidade, é chamado de micromobilidade. Macromobilidade envolve uma região maior e corresponde a uma área de migração entre áreas de micromobilidade como, por exemplo, o deslocamento em uma região metropolitana. Os protocolos de macromobilidade são desenvolvidos para gerenciar a mobilidade entre domínios administrativos (inter-DA). Nas subseções a seguir é detalhado o funcionamento do protocolo de macromobilidade Mobile IP 4. Este protocolo atua na camada de aplicação (ultima camada da pilha de protocolos da Internet).

2 Mobile IP versão 4 (MIPv4)
O MIPv4 [41] é um protocolo definido pelo IETF [8] e foi desenvolvido para que os nós móveis pudessem mover-se de uma sub-rede IP a outra. Ele é tão apropriado para mobilidade através de meios de comunicação homogênea, como para mobilidade através de meios de comunicação heterogênea. Isto é, o MIP facilita o movimento dos nós de um segmento Ethernet para outro, assim como acomoda estes movimentos de um segmento Ethernet a uma rede wireless, enquanto o endereço IP destes nós permanece o mesmo.

3 Entidades do MIPv4 O protocolo MIPv4 introduz três novas entidades em sua arquitetura: o mobile node (dispositivo móvel), o home agent (agente domiciliar) e o foreign agent (agente estrangeiro). A Figura abaixo apresenta as entidades do MIPv4.     

4 Mobile Node e Foreign Agent
Mobile Node (nó móvel): Uma máquina ou roteador que muda seu ponto de conexão (point of attachment) de uma rede ou sub-rede para outra. Um nó móvel pode mudar sua localização sem mudar seu endereço IP; ele pode continuar a se comunicar com outros nós na Internet em qualquer lugar usando seu endereço IP (constante), assumindo a conexão ao ponto de conexão disponível. Foreign Agent (Agente Estrangeiro): Um roteador na rede visitada pelo nó móvel que provê serviços de roteamento a este nó enquanto estiver registrado. O agente estrangeiro tira os datagramas do túnel e os entrega ao nó móvel, que foram colocados no túnel pelo agente local deste nó móvel. Para datagramas enviados por um nó móvel, o agente estrangeiro pode servir como um roteador padrão para nós móveis registrados.

5 Home Agent Home Agent (Agente Domiciliar): Um roteador em uma rede local de um nó móvel que faz o trabalho de colocar os datagramas em um túnel para entregar ao nó móvel quando ele esta em outra rede e manter informação sobre a localização atual deste nó móvel. Outra função do HA é capturar os pacotes enviados por um dispositivo que esteja realizando comunicação com o nó móvel, denominado Correspondent Node (CN), e encaminha-los ao local onde se encontra o nó móvel que está fora de sua Home Network.     

6 Trabalhos e Pesquisas Nas próximas transparências serão citados estudos e trabalhos de vários pesquisadores envolvendo o MIPv4 são eles: Mobile IPv4 Extension Carrying Network Access Identifiers (MIPv4 leva acesso a redes identificadas) Authentication, Authorization, and Accounting (AAA) Registration Keys for Mobile IPv4 Problem Statement: Mobile IPv4 Traversal of Virtual Private Network (VPN) Gateways Mobile IPv4 Dynamic Home Agent (HA) Assignment

7 Mobile IPv4 Extension Carrying Network Access Identifiers
Quando um nó móvel se desloca entre duas redes distintas, ele tem que ser re-autenticado. Quando uma rede é criada é bom q haja redundância ou seja mais de um provedor, mais de um protocolo, se a rede local tem Authentication Authorization and Accounting (AAA) servidor e Home Agents (HAs) em uso, o Home AAA servidor pode não ter informação suficiente para processar a re-autenticação corretamente (i.e., para assegurar que o HA continue a ser usado). Existem estudos que definem o Mobile Ipv4 extension como uma forma de levar identificação para o Home AAA and HA servidores na forma de Network Access Identifiers (NAIs), identificadores de acesso de rede. Estudo foi feito por Fredrik Johansson, Tony Johansson em 2004

8 Authentication, Authorization, and Accounting (AAA) Registration Keys
Authentication, Authorization, and Accounting (AAA) servidores está em uso dentro da Internet hoje para prover serviços de autenticação e autorização para computadores dial-up . Mobile IP for IPv4 requer forte autenticação entre o nó móvel e seu agente domiciliar quando o nó móvel compartilha uma AAA Security Association com o seu agente domiciliar AAA server. Entretanto, é possível usar AAA Security Association para criar uma Mobility Security Associations derivada entre o nó móvel e seu agente domiciliar,e outra vez entre o nó móvel e o agente estrangeiro. Estudo feito por C. Perkins e P. Calhoun em 2005.

9 Mobile IPv4 Traversal of Virtual Private Network (VPN) Gateways
Mobile IP [RFC3344] está sendo desenvolvido para permitir mobilidade dentro LANs com e sem fio enquanto o usuário estiver dentro do empreendimento Intranet . Com o crescente desenvolvimento do IEEE pontos de acesso ("hot spots") em locais públicos como hotéis aeroportos,e centros de convenção , e com wireless WAN data networks como a General Packet Radio Service (GPRS), a necessidade é crescente de permitir usuários móveis a manter sua conexão enquanto se conecta de volta a sua rede privada (em sua casa por exemplo), onde é ela protegida pelo Virtual Private Network (VPN) technology. Isto implica que o Mobile IP e as tecnologias VPN tem que coexistir e funcionar juntas a fim de prover mobilidade e segurança para usuários móveis. Estudo feito por F. Adrangi e H. Levkowetz em 2005.

10 Mobile IPv4 Dynamic Home Agent (HA) Assignment
Este documento acrescenta ao Mobile IP um mecanismo de mensagem para designação de agente domiciliar dinâmico e redireção do agente domiciliar durante registro inicial. A meta é nomear um HA para uma Mobile IP session. O nó móvel deve usar o Network Access Identifier (NAI) extension [2] quando pedir um HA dinâmico. Este documento também define um novo Requested HA Extension usado em Registration Requests quando o campo HA é fixado ALL-ZERO-ONE-ADDR. The Requested HA address é uma sugestão a rede sobre o HA preferido do MN. Estudo feito por M. Kulkarni em 2006.


Carregar ppt "INTERNET MÓVEL O deslocamento dentro de uma área de abrangência pequena, restrita a uma única rede como, por exemplo, o campus de uma universidade, é chamado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google