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Regimes Próprios de Previdência Social

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Apresentação em tema: "Regimes Próprios de Previdência Social"— Transcrição da apresentação:

1 Regimes Próprios de Previdência Social
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social Regimes Próprios de Previdência Social Novo Hamburgo, maio de 2007

2 PREVIDÊNCIA NO SERVIÇO PÚBLICO RPPS INSTITUÍDOS NO BRASIL
Possibilidade propiciada pela Constituição de 1988 e pelo RJU (Lei 8.112/90) UNIÃO 26 ESTADOS + DISTRITO FEDERAL 2.167 MUNICÍPIOS (38,9% DO TOTAL) Os demais Municípios estão vinculados ao INSS SPS/MPS é órgão supervisor dos RPPS, por intermédio de Departamento específico - DRPSP. Instrumento de controle – CRP – Certificado de Regularidade Previdenciária Fonte: SPS/MPS Elaboração: SPS/MPS

3 Quantidade de Servidores da União, Estados e Municípios - 2006
Ente Ativos Inativos Pensionistas Total União¹ Estados² Municípios³ Fonte: Boletim Estatístico de Pessoal dez-05/MPOG; SPS/MPS Elaboração: SPS/MPS 1 Posição em dez/06 excluindo-se os servidores de empresas públicas e sociedades de economia mista. 2 Dados de todos os Estados. 3 Refere-se a Municípios com RPPS que preencheram o Demonstrativo Previdenciário até 31/12/2006.

4 Regras de Elegibilidade e Cálculo do Benefício
As regras de concessão entre RGPS e RPPS se aproximaram com a Emenda Constitucional nº 41/2003 Regras de Elegibilidade e Cálculo do Benefício RPPS RGPS - Idade Mínima = 60/55 anos para Homem/mulher 35 anos TC Homem, 30 anos TC Mulher - Sem idade mínima 35 anos TC Homem, 30 anos TC Mulher Aposentadoria por Tempo de contribuição (ATC) Regra Permanente - Valor do Benefício = 80% dos maiores salários desde jul/94 x Fator previdenciário – com teto - Valor do Benefício = 80% maiores salários desde jul/94 – sem teto do RGPS* Fonte: SPS/MPS Elaboração: SPS/MPS * Dispositivo constitucional que prevê teto não foi regulamentado.

5 Regras de Elegibilidade, Cálculo e Reajuste dos Benefícios
As regras de concessão entre RGPS e RPPS se aproximaram com a Emenda Constitucional nº 41/2003 Regras de Elegibilidade, Cálculo e Reajuste dos Benefícios RPPS RGPS - 10 anos de serviço Público 15 anos de contribuição – 180 meses Carência Mínima para - 5 anos no cargo em que se der aposentadoria Permitido contagem recíproca sem Carência Concessão de Aposentadoria Permitido a contagem recíproca observado a carência de 10 anos no serviço público Regra de transição – paridade e Preservação do valor real (INPC) Preservação do valor real do Benefício (INPC) Regras de Reajuste Dos Benefícios Regra permanente – preservação Do valor real (INPC) Fonte: SPS/MPS Elaboração: SPS/MPS * Dispositivo constitucional que prevê teto não foi regulamentado.

6 Alíquotas e Bases de Incidência Contribuintes Pessoas Físicas
As alíquotas e bases de incidência de contribuições previdenciárias diferem conforme o Regime, porém houve uma convergência no percentual da alíquota Alíquotas e Bases de Incidência Contribuintes Pessoas Físicas Fonte: SPS/MPS Elaboração: SPS/MPS

7 Alíquotas e Bases de Incidência Contribuintes Patronais
As alíquotas e bases de incidência de contribuições previdenciárias diferem conforme o Regime Alíquotas e Bases de Incidência Contribuintes Patronais Fonte: SPS/MPS Elaboração: SPS/MPS

8 RESULTADO FINANCEIRO DOS RPPS
Necessidade de Financiamento dos Regimes Próprios – União, Considerando Contribuição Patronal – Valores em R$ Bilhões Correntes 2001 2002 2003 2004 2005 2006 União (21,1) (22,3) (27,0) (29,0) (28,6) (30,4) Contribuições Patronais 4,7 6,3 6,1 7,2 9,2 10,7 Contribuições Servidores 2,3 3,1 3,6 4,6 5,4 Despesas com Inativos e Pensionistas 28,1 31,7 36,2 39,8 42,4 46,5 Estados (13,7) (17,9) (17,7) (16,2) (17,3) (17,6) 7,3 8,4 9,0 12,0 13,2 16,2 3,7 4,2 4,5 6,0 6,6 8,1 24,6 30,4 31,2 34,2 37,1 41,9 União e Estados (34,8) (40,2) (44,7) (45,2) (45,9) (48,0) Contribuições 18,0 22,0 22,7 28,8 33,6 40,4 52,7 62,1 67,4 74,0 79,5 88,4 Fonte: DRPSP/SPS/MPS e STN/MF

9 RESULTADO FINANCEIRO DOS RPPS
Necessidade de Financiamento dos Regimes Próprios – União, Considerando Contribuição Patronal – Valores em % do PIB 2001 2002 2003 2004 2005 2006 União -1,62% -1,51% -1,59% -1,49% -1,33% -1,32% Contribuições Patronais 0,36% 0,42% 0,37% 0,43% 0,46% Contribuições Servidores 0,18% 0,21% 0,19% 0,23% Despesas com Inativos e Pensionistas 2,16% 2,15% 2,13% 2,05% 1,97% 2,01% Estados -1,05% -1,21% -1,04% -0,83% -0,81% -0,76% 0,56% 0,57% 0,53% 0,62% 0,61% 0,70% 0,28% 0,26% 0,31% 0,35% 1,89% 2,06% 1,84% 1,76% 1,73% 1,81% União e Estados -2,67% -2,72% -2,63% -2,33% -2,14% -2,08% Contribuições 1,38% 1,49% 1,34% 1,48% 1,56% 1,74% 4,05% 4,20% 3,96% 3,81% 3,70% 3,82% Fonte: DRPSP/SPS/MPS e STN/MF

10 IMPACTOS DAS REFORMAS NA UNIÃO

11 Impactos da EC nº 41/2003 - União
Relação percentual entre nº de Servidor Aposentado e Servidor Ativo da União no período de 1999 a 2006 Fonte: Boletim de Pessoal do Ministério do Planejamento

12 Entes com RPPS que alteraram as alíquotas de contribuição: 2092
Alterações de Legislação desde a EC 41/2003 monitoradas pela SPS (2004 a 2006) Entes com RPPS que alteraram as alíquotas de contribuição: 2092 Entes com RPPS que alteraram regras de concessão de Aposentadoria: 1393 de concessão de Pensão: 1421

13 Impactos da EC nº 41/2003 - União
Economia Anual Estimada com pagamento de aposentadoria pela União, em razão da postergação de aposentadoria por servidores com direito a se aposentar que continuam trabalhando em virtude do abono de permanência ABONO DE PERMANÊNCIA Quantitativo de Servidores Aposentadoria média Executivo – R$ 3.552,00 Economia Estimada em R$ 2,2 bilhões Fonte: SIAPE/MPS

14 Evolução dos Recursos Financeiros dos RPPS Estaduais e Municipais (2003 – 2006)

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