A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Simone Angélica Del-Ducca Barbêdo (INPE) Waldomiro Vergueiro (USP)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Simone Angélica Del-Ducca Barbêdo (INPE) Waldomiro Vergueiro (USP)"— Transcrição da apresentação:

1 Simone Angélica Del-Ducca Barbêdo (INPE) Waldomiro Vergueiro (USP)
XIV Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias 2006 QUALIDADE EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS DA ÁREA PÚBLICA: A CONTRIBUIÇÃO DO GESPÚBLICA Simone Angélica Del-Ducca Barbêdo (INPE) Waldomiro Vergueiro (USP)

2 Objetivo Analisar a aplicação do GESPÚBLICA (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização) em Bibliotecas universitárias da área pública, identificando benefícios e limitações e sugerindo passos para sua implementação efetiva.

3 Aplicação de Sistemas de Gestão da Qualidade em Bibliotecas
Melhor organização interna; Definição clara e documentada das atividades e responsabilidades; Melhor fortalecimento da competência e qualidade do trabalho; Motivação e valorização dos recursos humanos envolvidos; Atendimento da necessidade dos usuários.

4 Bibliotecas: - Apoio direto à missão básica da universidade; - Contribui na produção de resultados essenciais para a instituição; - Relações do apoio ao ensino à disseminação da produção científica local Silva (2000)

5 Literatura: serviços de informação participam de iniciativas relacionadas à gestão da qualidade:
Influência das instituições mantenedoras; Iniciativa dos profissionais da informação. Independentemente da razão que leva um serviço] Gestão da Qualidade: Buscar, parâmetros para melhorar as atividades e evoluir as práticas gerenciais implantadas Valls e Vergueiro (2006)

6 GESPÚBLICA Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização
Objetivo: Contribuir para a melhoria dos serviços públicos aos cidadãos. 3 Fundamentos: É essencialmente pública É Focada nos resultados É Federativa

7

8 GESPÚBLICA Possui 3 Instrumentos de Avaliação: 250 pontos 500 pontos
Avalia: Liderança, Estratégias e Planos, Cidadãos e Sociedade, Informação e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados.

9 GESPÚBLICA Após aplicação do Modelo:
Organização: processo de avaliação continuada da gestão: Auto-avaliação Inscrição na Avaliação externa

10 GESPÚBLICA EM BIBLIOTECAS
Aplicação é viável Práticas referem-se: Comportamento, visão, comprometimento e relacionamento dos usuários internos e externos. Mudança de crenças, valores e atitudes Papel do lider; Relação lider e equipe.

11 GESPÚBLICA EM BIBLIOTECAS
Análise da equipe (capacitação) Equipe: Desenvolvimento de habilidades e competências Necessidades dos usuários internos e externos Definição da missão e objetivos da biblioteca

12 GESPÚBLICA EM BIBLIOTECAS
Aplicação de metodologias de coleta de dados e de relacionamento: Benchmarking CRM - Gestão Relacionamento Cliente QFD – Desdobramento Função Qualidade SERVQUAL LIBQUAL 5S

13 CONCLUSÕES Benefícios da aplicação do GESPÚBLICA:
Postura e relação Lider-Equipe Rh: Comportamento e comprometimento Melhoria dos processos Satisfação dos usuários Visão diferenciada da Biblioteca Redução de trabalho/retrabalho

14 CONCLUSÕES Vantagens - Bibliotecas: Custo de aplicação
Simplicidade e praticidade Capacidade de congregar a equipe

15 CONCLUSÕES O sucesso ou fracasso: Desejo coletivo de mudança organizacional. Nova cultura organizacional: Qualidade dos serviços Liderança comprometida e com carisma para motivar.


Carregar ppt "Simone Angélica Del-Ducca Barbêdo (INPE) Waldomiro Vergueiro (USP)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google