A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“ Clonagem Humana ”.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“ Clonagem Humana ”."— Transcrição da apresentação:

1 “ Clonagem Humana ”

2 Clonagem ainda é técnica em desenvolvimento
A clonagem tem causado inflamadas discussões em toda sociedade, principalmente quando essa técnica, já empregada em bactérias, plantas e animais, passou a vislumbrar o ser humano. ocorrência de reprodução assexuada. A idéia de clonagem surgiu em 1938 quando Hans Spermann, embriologista alemão (Nobel de Medicina, 1935) propôs um experimento que consistia em transferir o núcleo de uma célula em estágio tardio de desenvolvimento para um óvulo. Em 1952, Robert Briggs e Thomas King, da Filadélfia, realizam a primeira clonagem de sapos a partir de células embrionárias. Em 1984, Steen Willadsen da Universidade de Cambridge clonou uma ovelha a partir de células embrionárias jovens. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Wisconsin clonou uma vaca a partir de células embrionárias jovens do mesmo animal (1986). Em 1995, Ian Wilmut e Keith Campbell, da estação de reprodução animal na Escócia, partiram de células embrionárias de 9 dias para clonar duas ovelhas idênticas chamadas de "Megan" e "Morag". No ano seguinte surgiu "Dolly", clonada pelas mãos destes mesmos pesquisadores a partir de células congeladas de uma ovelha. Esta foi a grande inovação - e que criou a grande repercussão do caso-, um clone originado não de uma célula embrionária, mas sim de uma célula mamária. Em 1997, Dolly teria seu nascimento anunciado, sendo o marco de uma nova era biotecnológica.

3 Revista veja - l5 de Agosto de 2001

4 Instituto Roslin (criou Dolly).
O embrião que deu origem a ovelha escocesa foi obtido a partir do núcleo de uma célula mamaria e de um óvulo sem núcleo fundido pôr meio de correntes elétrica.

5 Coréia do sul diz ter clone humano
Cientistas da Coréia do Sul diz ter clonado célula humana a partir de material genético de uma célula de mulher adulta. Disseram ter usado um célula somática ( não reprodutiva e um óvulo de uma doadora anônima de 30 anos). De acordo com o instituto Roslin, foi o primeiro a realizar esse experimento com células humanas.A reprodução da célula humana clonada, que ocorre por divisão ,gerando duas novas células , teria sido interrompida quando o processo acontecia pela 1º vez. A experiência teria sido interrompida antes que se pudesse verificar se a célula formava um embrião, o que só se consta a pós a terceira divisão, segundo Griffin,diz não ter continuado a experiência por ser ilegal no Reino Unido e acreditam que se tivesse continuado a clonagem e se implantado no útero, nasceriam um clone. O instituo Roslin diz que os Sul-Coreanos estão mentindo com a intenção de promover publicidade gratuita na forma de noticia. Outro pais diz ter clone, é os EUA,(empresa Advanced Cell Technology, de Massachusetts) teria feito a primeira clonagem desse tipo há dois anos, usando material genético de uma mulher adulta e ovulos de vacas.

6 Equipamento usados pela “Clonaid”.

7 Esquema da suposta clonagem realizada pela companhia CLONAID.

8

9

10 Suposto clone, 1º bebê chamado EVA nascido em 26 de dezembro de 2003 de uma mãe americana. Presidente da Clonaid, disse que outros três bebês nasceram desde então.

11 Breve apresentação de como é feita a clonagem. Clonagem Humana

12 Como ainda não existe a comprovação cientifica de uma clone, vejamos exemplos de animais clonados.

13 Ralph, o primeiro rato clonado do mundo, foi criado na França
"Lenda da Embrapa", uma bezerra da raça holandesa, nasceu no dia 4 de setembro no Campo Experimental Sucupira, no Distrito Federal. Ela foi clonada a partir de células de uma vaca morta Ralph, o primeiro rato clonado do mundo, foi criado na França Dolly foi o primeiro animal clonado do mundo. A pesquisa foi realizada em Edimburgo, na Escócia, onde ela foi sacrificada aos 6 anos Pesquisadores americanos conseguiram pela primeira vez clonar um veado de cauda branca. Dewey nasceu na Universidade A e M do Texas EUA, 22/12/ CopyCat foi o primeiro gato clonado do mundo. A foto acima faz parte do arquivo dos pesquisadores que desenvolveram o clone e foi tirada quando a gatinha tinha sete semanas Brasil, 02/05/ Vitória, o primeiro animal clonado com sucesso na América Latina, é apresentado em uma exposição em Brasília

14 Entrevista a Panos Zavos da universidade de kyunghee
*E qual é o índice de esses clones nascerem sadios? Em média 30%. *E o que acontecerá com os outros 70%? Não sei o que acontecerá aos outros 70% *O Professor Ian Wilmut, um dos criadores de Dolly, a primeira ovelha clonada, revelou que todos os animais clonados do mundo têm defeitos genéticos e físicos. O Dr. Wilmut examinou todos os estudos de animais clonados ao redor do mundo e constatou que os animais estavam sofrendo de uma grande variedade de anormalidades, inclusive tamanho excessivo de certos órgãos, deficiências do coração, obesidade, problemas pulmonares e sistemas imunológicos funcionando mal. A ovelha Dolly, embora fosse tão nova, passou a ter artrite mais cedo do que se esperava. O Professor Wilmut concluiu: "Há evidências abundantes de que a clonagem pode e sai errado e não há justificativa para se acreditar que isso não vai acontecer com os seres humanos clonados. As estatísticas científicas já revelam que para cada três bebês nascidos aparentemente sadios, a clonagem vai gerar quase duas centenas de fetos monstruosos destinados a morrer no ventre das voluntárias hospedeiras. Com base na clonagem em animais a clonagem humana tem 1,5% de chance de produzir um bebê vivo.

15 Americanos a favor da proibição da clonagem,estão promovendo campanhas para que a clonagem em todos os propósitos seja proibida. A clonagem humana tem de ser proibida porque: - representa a utilização e a comercialização de seres humanos como se fossem produtos de consumo. - criaria uma classe de seres humanos que existiriam não como fins em si mesmos, mas como meios de realizar os objetivos dos outros. - explora experiências com seres humanos e representa perigos desnecessários para a vida e a saúde da criança e da mãe. - destrói a ordem social e confunde o significado da paternidade e as relações familiares da criança clonada. - poderá levar à reprodução de pessoas vivas ou mortas sem seu conhecimento ou envolvimento. - é uma afronta à inerente dignidade e individualidade da vida humana. - representaria, tecnologicamente, a porta de entrada para a realização de mais manipulações e controle genético de seres humanos. - engana as pessoas enlutadas pela perda de um cônjuge, um amigo ou parente ao prometer o que não poderá cumprir: trazer de volta um ente querido já falecido. -Será impossível proibir legalmente a clonagem como meio de se produzir seres humanos nascidos vivos, a menos que se proíba também a clonagem para todos os propósitos - inclusive o uso da clonagem para produzir embriões humanos como fontes de células-troncos ou para outros tipos de experiências. -Os seres humanos têm o direito de não serem criados como objetos de experiências

16 A FALSA DISTINÇÃO ENTRE "CLONAGEM REPRODUTIVA" E "CLONAGEM TERAPÊUTICA"
A fim de que a clonagem humana não seja proibida, os "especialistas" declaram que há uma diferença entre "clonagem reprodutiva" (que eles dizem estar dispostos a proibir) e a chamada "clonagem terapêutica" (que eles insistem em que não deve ser proibida). De acordo com esse argumento, a clonagem reprodutiva consiste em implantar um embrião clonado no útero de uma mulher voluntária com o objetivo de gerar uma criança e trazê-la ao mundo. Os defensores da clonagem dizem que não querem isso. O que eles querem é que as leis permitam que se possa fazer experiências "médicas" com os embriões clonados. A distinção entre clonagem "reprodutiva" e "terapêutica" é inteiramente sem sentido e só serve para confundir as pessoas. A clonagem "cria" um embrião, um ser humano novo.A distinção tem a finalidade de desviar a atenção das pessoas da crueldade envolvida.

17 Pesquisas com as células-troncos.
São consideradas atualmente o avanço mais importante na história da medicina. O motivo é que essas células são versáteis e possuem o potencial de serem transformadas em células de substituição Há duas origens de células-troncos: de pessoas adultas e embriões. Embora pesquisas nessa área possam trazer vários benefícios médicos importantes, há muitas dúvidas com relação ao uso dessas células.

18 PROBLEMAS REAIS COM A CLONAGEM
O uso das próprias células-troncos do paciente é preferível, em vez de se usar as células-troncos de embriões ,pois evita o problema de o corpo rejeitar células de outras pessoas. Há evidências dos benefícios das células-troncos de pessoas adultas, porém o mesmo não ocorre com células de embriões clonados. Os estudos mais recentes em animais revelam que as células-troncos de embriões clonados são instáveis e imprevisíveis e podem levar à morte prematura ou grave anormalidade.

19 Questões de ética; o principio importante da ética medica é; “não fazer mal”.
Pesquisas vem sendo realizadas com células-troncos e ainda não está comprovado beneficio algum, pelo contrário as células-troncos de indivíduos clonados não são normais e há elevado risco de mutação, parecem apresentar crescimento incontrolável e de serem cancerosas. Em contraste, cientistas americanos informam que transformaram células-troncos de medulas ósseas de pessoas adultas virtualmente em todos os tipos de células no corpo, aumentando a esperança de que poderiam ser usadas para criar uma fonte infinita de células para tratar doenças. "Cientistas dos EUA publicam estudos que comprovam a capacidade das células adultas de se diferenciar em qualquer tecido do corpo.”

20 Então então por que os noticiários dão muito mais visibilidade e cobertura para as experiências com embriões, quando está provado o valor das pesquisas com as células-troncos de adultos? É com essa falta de base moral que eles lidam com a questão da clonagem. Motivo por que a imprensa dá um espaço tão pequeno e superficial para as pesquisas envolvendo células-troncos de adultos é a obsessão dos meios de comunicação com as "credencias" dos que defendem a destruição de embriões para a extração de células-troncos. o Dr. James Dobson comenta o que pensão alguns “ falsos especialistas” ("Muitas vezes, não é, de forma alguma, errado matar uma criança quando ela sai do útero”). Ele disse, e observe as palavras dele agora: "O fato simples é que matar um bebê jamais eqüivale a matar uma pessoa".Pois , alegam que um embrião humano criado em laboratório é diferente de um embrião se desenvolvendo na barriga de uma mãe.Sendo que os clones na fase inicial de desenvolvimento não são diferentes em espécie ou natureza dos embriões normais na mesma fase de crescimento.

21 É desnecessário matar embriões humanos a fim de se extrair células-troncos. Os cientistas sabem disso. Essas mesmas células podem ser extraídas com ética e segurança do sangue dos cordões umbilicais, medula óssea, células do cérebro e epitélios já são realidade, sem mencionar o fato de que se pode utilizar as células-troncos de pessoas adultas, sem nenhum sacrifício de vidas. Mas os cientistas insistem em que eles desejam os embriões…

22 Para entender melhor como é feita a Clonagem Terapêutica retirada das células-troncos que possuem o potencial de serem transformadas em células de substituição para o cérebro, coração, músculos, rins, fígado e outras partes do corpo. Clique aqui

23 O passo inicial é formar embriões, o que vem sendo tentado de duas maneiras;

24 Com os blastócitos podemos;

25 Eis a verdade biologicamente precisa do que aconteceria se eu me submetesse a um "tratamento" com células-troncos extraídas de embriões criados através da clonagem: Meu DNA seria extraído de uma de minhas células somáticas. O núcleo de um óvulo de uma mulher seria removido. Meu DNA, que contém 46 cromossomos, seria introduzido na parte do óvulo que antes continha o núcleo. O óvulo geneticamente modificado seria então estimulado a iniciar o desenvolvimento como embrião. O embrião criado seria em essência meu irmão gêmeo idêntico. Os pais biológicos dele seriam meus pais. Quando meu irmão fizesse 14 dias de vida, ele seria destruído a fim de que fossem extraídos dele as células-troncos. Essas células-troncos então seriam levadas a se diferenciar no tipo de órgão que eu preciso para meu tratamento médico. Depois disso, é só uma questão do que se fará com a vida humana que se criou: pesquisas que a destruirão (clonagem terapêutica) ou implantação num útero (clonagem reprodutiva).

26 Sobre a Clonagem no Brasil
No Brasil, imediatamente após a publicação da clonagem da Dolly, o Ministro da Ciência e Tecnologia, José Israel Vargas, publicou uma opinião de que a clonagem de mamíferos envolvia a modificação genética de organismos vivos e assim, automaticamente, se enquadrava na Lei de Biossegurança (Lei nº /95) e seu decreto (nº /95). Mais especificamente, o Ministro citou o artigo 8 da lei que proíbe "a manipulação genética de células germinais humanas". Mais tarde, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) publicou, em julho de 1997, a instrução normativa nº. 8, que reafirmou a posição do Ministro e ainda publicou uma proibição de qualquer manipulação genética de células humanas germinais ou células-tronco e também de qualquer experimento de clonagem humana (CTNBio, 1997). A vantagem dessa situação é que ela não é irreversível. Com novos desenvolvimentos científicos, a CTNBio pode liberalizar a sua posição. A despeito disso, estamos cientes de que existem alguns projetos de lei proibindo a clonagem tramitando no Congresso brasileiro. Como pode-se perceber a Igreja Católica e a Legislação mundial e nacionalmente vigente condena e proíbe a clonagem humana. A opinião pública mostra-se receosa, pela falta de transparência da classe científica.

27 ÉTICA, MORAL E A LEI. É óbvio que, no mundo real, qualquer uso da clonagem humana para tais propósitos seria totalmente inadmissível por violar o respeito moral e a dignidade que eles possuem como seres humanos. Um dos principais argumentos dos pesquisadores que decidiram levar adiante a clonagem é o desenvolvimento de exames capazes de prever anormalidades em um embrião na fase inicial, para evitar anomalias. Mais não esta comprovado, trazendo sérios danos a vida de seres humanos, já em animais isso é aceitável,mas com seres humanos é antiético hoje e será pelas próximas décadas,” A questão ética não vai ceder tão cedo. Em tese, os religiosos estariam contra o processo de clonagem por ele produzir embriões condenados a morrer, mas não seriam necessariamente contrários ao processo em si, desde que haja garantias de sucesso na operação. "Clonagem de qualquer tipo é antiética e o embrião que é descartado, mesmo que seja antes de completar duas semanas, é vítima de assassinato," diz o bispo Dom João Bosco de Faria.

28 “Reflexão” Precisamos nos assegurar de que a dignidade humana não seja minada na busca do progresso humano. Proibir a clonagem humana ajudará a dirigir os empreendimentos comerciais médicos para pesquisas que beneficiarão os seres humanos, sem produzir, explorar e destruir nosso semelhante para ganhar esses benefícios. Criar uma vida humana com o único objetivo de se utilizar partes de seu corpo e destruí-la é a utilização mais injusta da clonagem humana - não sua desculpa mais elevada".


Carregar ppt "“ Clonagem Humana ”."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google