A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas."— Transcrição da apresentação:

1 EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas e Inclusão Digital Profa. Dra. Marie Jane Soares Carvalho Aluna: Valéria Machado da Costa

2 Breve resumo do capítulo O capítulo aborda a experiência do projeto Educom.TV, um curso a distância para capacitação de professores no uso da linguagem audiovisual na escola como prática educomunicativa. O uso da EAD neste curso tem como pressuposto a criação de comunidades virtuais onde se enfatiza o senso de participação, o pleno uso dos recursos tecnológicos da informação, a autonomia dos sujeitos, o espírito de iniciativa, o pensamento crítico, o diálogo colaborativo e o compromisso com o crescimento conjunto de todos os membros da comunidade virtual. Para isso, enfatiza-se o papel do professor ou tutor como um educomunicador ou um "gestor de processos comunicativos".

3 Educomunicação Conceito fruto de pesquisas realizadas no final dos anos 1990. Designa o conjunto de ações voltadas para a criação de ecossistemas comunicativos abertos e criativos em espaços educativos, favorecedores tanto de relações dialógicas entre pessoas e grupos humanos como de uma apropriação criativa dos recursos da informação nos processos de produção da cultura e da difusão do conhecimento. O conceito não deve ser confundido com: práticas de ensino nem está exclusivamente vinculado à área da educação formal.

4 Gestão de processos comunicacionais Necessidade de um fluxo livre e interativo de aprendizagem. Trabalhos compartilhados e comentados por colegas. Criação de uma comunidade virtual, onde: Permite-se que as pessoas criem sua própria personalidade eletrônica. Criam-se espaços de convivência Por fim, sem comunicação de qualquer natureza não há educação possível.


Carregar ppt "EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google