A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CARTOGRAFIA Definição:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CARTOGRAFIA Definição:"— Transcrição da apresentação:

1 CARTOGRAFIA Definição:
Arte ou técnica de representar a superfície terrestre num plano, ou seja, no mapa.

2 Qual a importância da cartografia e dos mapas
Os mapas representam os elementos físicos, humanos e econômicos reais de uma região ou país; Possibilita a análise e interpretação espacial, que facilita o planejamento e mudanças nas ações política e econômicas; Os mapas contém um conjunto de conhecimento que podem ser utilizados como instrumento político, econômico e militar.

3 Como representar a Terra ou parte dela?
Globo terrestre; Mapas; Cartas.

4 Globo terrestre: Representação fiel do nosso planeta. Inconveniências:
Difícil leitura; Ruim de transportar; Visão parcial do nosso planeta.

5 Mapas: Representação da Terra ou parte dela, numa superfície plana.

6 Elementos de um mapa: Título: destina-se sua finalidade.
Símbolos ou convenções cartográficas: linguagem visual do mapa, que auxilia a leitura do mapa. Projeção: forma pela qual uma superfície esférica é representada num plano. Escala: informa quantas vezes o lugar representado foi reduzido no mapa. Existem dois tipos: gráfica e numérica.

7 Elementos do mapa:

8 PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS:

9 Escala gráfica: Apresenta-se sob a forma de um segmento de reta graduada. Cada cm no mapa equivale a 200km na superfície da Terra.

10 Escala numérica: Trata-se de uma fração ou proporção que estabelece a relação entre a distância ou o comprimento no mapa e a distância correspondente no terreno. FÓRMULAS: Distância real (D): D=Exd; Distância gráfica (d): d=D/E; Escala (E): E=D/d. km-hm-dam-m-dm-cm-mm

11 PROBLEMAS: Qual a distância gráfica entre dois pontos do mapa, cuja escala é de 1: e a distância real é de 12km? Resp. d=D/E # d=12km/ , temos: / = 2,4, logo a distância entre os dois pontos é de 2,4cm

12 Sabendo-se que a distância real entre duas cidades é de 12km e a distância gráfica de 2,4cm, calcule a escala. Resp. E=D/d # E = 12km/2,4cm, temos: /2,4, logo a Escala do mapa é igual a E=1:

13 Calcular a distância real entre dois bairros na grande Rio, cuja distância gráfica é de 2,4cm e a escala é de 1: Resp. D=Exd # D= x2,4cm, temos: D= x2,4, logo a distância real é a 12km.


Carregar ppt "CARTOGRAFIA Definição:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google