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1 Avaliação do Treinamento Por Carlos Reis. 2 COMO AVALIAR? Pesquisas realizadas logo após o treinamento serve mais para medir a popularidade do instrutor.

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1 1 Avaliação do Treinamento Por Carlos Reis

2 2 COMO AVALIAR? Pesquisas realizadas logo após o treinamento serve mais para medir a popularidade do instrutor do que medir os resultados desejados. Pesquisas indicam que não há nenhuma correlação entre a satisfação, por parte dos alunos, e o aprendizado. Pois gostar não implica aprender.

3 3 RECOMENDAÇÕES Estabeleça medidas efetivas de avaliar os resultados. Os melhores treinamentos são aqueles que avaliam o indivíduo antes e depois; Não guarde cópias da avaliação, T&D não deve ser confundido com avaliação de desempenho.

4 4 PROBLEMAS Muitas empresas compram pacotes prontos que pouco agregam a realidade da empresa; Excesso de teoria: o academicismo não consegue levar seus conceitos à prática; Falta de cultura interna: de nada adianta gastar dinheiro se não há espaço para as pessoas aplicarem os conceitos. Há muito desperdício nos treinamentos. Muito dinheiro é gasto em cursos heterodoxos como sobrevivência na selva ou escalada de muros;

5 5 ORGANIZAÇÕES BEM SUCEDIDAS INVESTEM PESADAMENTE EM TREINAMENTO. PARA ELAS, TREINAMENTO NÃO É UMA SIMPLES DESPESA, MAS UM PRECIOSO INVESTIMENTO.

6 6 Investimentos 500 maiores empresas americanas gastaram cerca de US$ 44 Bi em treinamento; Enquanto que as 500 maiores empresas brasileiras gastaram cerca de US$ 0,65 Bi em treinamento.

7 7 TREINAMENTO É um processo educacional através do qual as pessoas mudam de comportamento para melhor desempenhar as atribuições do cargo atual. Lei do aprendizado: o aprendizado não haverá ocorrido enquanto não houver mudança de comportamento

8 8 O quanto lembramos: Do que lemos Do que ouvimos Do que vemos Do que vemos e escutamos Do que dizemos Do que fazemos 10% 20% 30% 50% 80% 90%

9 9 O que escuto, eu esqueço; O que vejo, eu me lembro; O que faço, eu compreendo. ( Confucius, 451 a.C.)

10 10 PORTANTO... A ÚNICA MANEIRA EFICAZ PARA SE AVALIAR UM TREINAMENTO É VERIFICAR SE HOUVE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO!

11 11 QUEM DEVEMOS TREINAR? 1. Os motivados: estão prontos a mudar de comportamento; 2. Os em férias: estão felizes por deixar de trabalhar alguns dias; 3. Os prisioneiros: recebem ordens de seus chefes para comparecerem.

12 12 Apenas 20% do grupo está pronto para mudar. A motivação deve ser um dos pré-requisitos para participar de um treinamento. Qualquer outra coisa será perca de tempo.

13 13 O QUE É MOTIVAÇÃO? O que leva uma pessoa a agir?

14 14 Como motivar? RAZÃO DIREITO CORTEX PENSA EMOÇÃO ESQUERDO LÍMBICO AGE

15 15 FAZER BEM, DEPENDE DE SABER E QUERER FAZER. SABER É INTELECTUAL QUERER É EMOCIONAL NÃO SE ESQUESA DISTO, NUNCA!

16 16 ENFIM A SOLUÇÃO: TEORIA DA APRENDIZAGEM Motivação: a pessoa precisa ter vontade de aprender; Conhecimento: o treinando deve possuir certas aptidões para aprender assuntos mais complexos; Reconhecimento: o aprendiz deve ser recompensado pelo novo comportamento. Seja com salário, reconhecimento ou promoção; Praticidade: O aprendizado não pode ser só teórico. É necessário colocar em prática o que se aprende; Método de treinamento: deve ser significativo, agradável e inovador.


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