A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Amplificadores Operacionais Parte II

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Amplificadores Operacionais Parte II"— Transcrição da apresentação:

1 Amplificadores Operacionais Parte II
Jadsonlee da Silva Sá

2 Amplificadores de Diferenças
Amplifica a diferença entre dois sinais aplicados na entrada e rejeita sinais (idealmente) que são comuns às duas entradas. Representação de sinais: diferenciais (vId) e modo comum (vIcm). Ad  Ganho diferencial do Amp. Acm  Ganho de modo comum (Idealmente nulo)

3 Amplificadores de Diferenças
A eficácia de um amplificador de diferenças é definida pelo grau de sua rejeição a sinais de modo comum em detrimento a sinais diferenciais. Idealmente, CMRR é muito alto. Razão de rejeição de modo comum

4 Amplificadores de Diferenças
Circuito amplificador de diferenças. Motivação para projetar o circuito: Combinar as configurações inversora e não inversora. Ganho da configuração não inversora é positivo (1+R2/R1). Ganho da configuração inversora é negativo (-R2/R1). Importante: os ganhos devem ser iguais de modo a eliminar os sinais de modo comum.

5 Amplificadores de Diferenças
Circuito amplificador de diferenças. Qual a tensão de saída (vO) em termos de vI1 e vI2? Como o circuito é linear, podemos utilizar superposição. Aterrando vI2, obtemos a saída vO1 que é correspondente a entrada vI1. Aterrando vI1, obtemos a saída vO2 que é correspondente a entrada vI2.

6 Amplificadores de Diferenças
Circuito amplificador de diferenças. Para os ganhos serem iguais, devemos ter:

7 Amplificadores de Diferenças
Circuito amplificador de diferenças. Observe que o ganho de modo comum (Acm) é zero.

8 Amplificadores de Diferenças
Circuito amplificador de diferenças. Considerando apenas uma entrada de modo comum. A idéia é demonstrar que o circuito rejeita (não amplifica) entradas de modo comum – Acm = 0.

9 Amplificadores de Diferenças
Circuito amplificador de diferenças. Qualquer descasamento na razão de resistências fará com que Acm ≠ 0, e CMRR finito.

10 Amplificadores de Diferenças
Circuito amplificador de diferenças. Para rejeitar sinais de modo comum é necessário que o amplificador tenha alta resistência de entrada. Resistência de entrada  Vista por vId - Chamada de resistência diferencial de entrada (Rid). .

11 Amplificadores de Diferenças
Circuito amplificador de diferenças. Para um ganho diferencial alto, R1 deverá ser baixo. Conseqüentemente, Rid será baixo. Desvantagens deste circuito: Resistência de entrada baixa; Dificuldade na variação do ganho diferencial. .


Carregar ppt "Amplificadores Operacionais Parte II"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google