A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PREDICATIVO DO SUJEITO DO OBJETO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PREDICATIVO DO SUJEITO DO OBJETO."— Transcrição da apresentação:

1 PREDICATIVO DO SUJEITO DO OBJETO

2 PREDICATIVO Predicativo , na análise sintática, é o termo ou expressão que complementa o objeto direto ou o objeto indireto, conferindo-lhes um atributo ou Predicativo é o termo da oração que atribui uma característica, uma propriedade, um estado ao sujeito. O predicativo somente aparece em predicado nominal ou verbo-nominal. A formação do predicativo do objeto é feita através de um substantivo ou um adjetivo. Há duas classificações para o predicativo, predicativo do sujeito e predicativo do objeto.

3 Predicativo do sujeito
Na Gramática, Predicativo é o termo da oração que atribui uma característica, uma propriedade, um estado ao sujeito.

4 Alguns verbos não têm (ou perdem, em certos contextos) uma significação definida, no sentido de que não exprimem ações ou processos suscetíveis de serem atribuídos a algo. Tais verbos contêm um significado puramente gramatical. Limitam-se a transmitir a idéia em referência a um estado permanente (ser), um estado transitório (estar), permanência de estado (continuar), aparência de estado (parecer), mudança de estado (ficar, vir) e outras semelhantes. Desse modo, estes verbos necessitam de um complemento especial que atribua ao predicado um verdadeiro sentido, que permite exprimir efetivamente um estado ou qualidade atribuíveis ao sujeito.

5 "Ser" é o único verbo que é usado quase exclusivamente como copulativo
"Ser" é o único verbo que é usado quase exclusivamente como copulativo. Praticamente, só na linguagem filosófica é utilizado como verbo intransitivo, assumindo o significado de "existir" (O ser é; o não ser não é.). No entanto, vários verbos significativos podem assumir valor copulativo, como é o caso dos já referidos estar, ficar, andar, permanecer, continuar, parecer, vir.

6 Predicativo do sujeito é, portanto, o nome ou expressão equivalente que se associa a um verbo copulativo para lhe atribuir sentido. É o termo que indica uma qualidade ou um estado do sujeito ou do objeto direto ou do objeto indireto. No predicado nominal sempre existe predicativo do sujeito. No predicado verbo-nominal, sempre existe predicativo do sujeito ou do objeto direto o do objeto indireto. Exemplos:

7 exemplos Ele está triste. Predicativo do sujeito: triste.
Os alunos são inteligentes. Predicativo do sujeito: inteligentes. O trem está quebrado. Predicativo do sujeito: quebrado. Nomeei José o meu secretário. Predicativo do objeto direto: o meu secretário. Chamei-o de ladrão. Predicativo do objeto direto: ladrão.

8 PREDICATIVO DO OBJETO O predicativo do objeto é o elemento do predicado que se refere ao objeto.

9 Exemplo: Os adultos consideram as crianças sapecas
No exemplo acima, as crianças é o objeto direto e sapecas é o predicativo do objeto (pois elas são sapecas)


Carregar ppt "PREDICATIVO DO SUJEITO DO OBJETO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google