Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Projeto de Controle de Obesidade em Adultos
CAP PRISCILLA GIL
2
Projeto de Controle de Obesidade em Adultos
O QUE O Programa Prevenção e Controle de Obesidade em Adultos, uma iniciativa pioneira nos âmbitos da SEDEC/CBMERJ, que poderá representar a prevenção de diversos agravos à saúde, entre eles a síndrome metabólica e a resistência à insulina, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemias, coronariopatias, esteatose hepática, colelitíase, apnéia do sono, doenças osteo-articulares, entre outros. A prevalência da obesidade é atualmente alarmante mundialmente, com a estimativa de 1,6 bilhões de adultos (acima de 15 anos) com sobrepeso e 400 milhões de obesos até Espera-se que até o ano de 2015 esses índices alcancem 2,3 bilhões de sobrepesos e mais de 700 milhões de adultos obesos no mundo. Associado à obesidade/sobrepeso está a síndrome de resistência insulínica, também chamada de síndrome metabólica
3
Projeto de Controle de Obesidade em Adultos
QUEM A equipe constituída pelos peritos do CPMSO e profissionais capacitados a ministrar o Programa de Controle de Obesidade nas policlínicas e HCAP. QUANDO A idéia do projeto é avaliar nas fichas de inspeções sanitárias dos militares da ativa do CBMERJ, identificando os militares obesos. ONDE A avaliação das fichas de inspeções sanitária dos militares da ativa do CBMERJ será realizada no CPMSO sendo encaminhados os militares obesos para os Programas de Controle de Tabagismo, nas Policlínicas.
4
Projeto de Controle de Obesidade em Adultos
POR QUE A intervenção precoce por uma equipe multidisciplinar é capaz de minimizar a evolução do sobrepeso para obesidade e de tratar os obesos propriamente ditos, conseqüentemente reduzindo a incidência de agravos correlacionados com redução da morbidade. Complicações associadas à obesidade representam causas importantes de afastamento transitório ou definitivo do trabalho.
5
Projeto de Controle de Obesidade em Adultos
COMO 2ª ETAPA: INSCRIÇÃO Os militares participantes do projeto serão encaminhados através de Boletim Ostensivo pelo CPMSO ou através do Programa de prevenção cardiovascular serão encaminhados pelos cardiologistas para esse projeto de prevenção e controle de obesidade quando apresentarem critérios para inclusão. As inscrições serão realizadas pela Recepção das Policlínicas de segunda à sexta feira das 08:00h às 17:00h. Então, em relação à inclusão no projeto, a demanda poderá ser espontânea ou referenciada, seguindo os critérios de inclusão: - estar em sobrepeso ou obesidade (sendo sobrepeso quando IMC ≥ 25 e obesidade quando o IMC ≥ 30) - ou ter aumento na medida de cintura abdominal (mulheres maior que 80cm e homens maior que 94), que de acordo com International Diabetes Federation (IDF) estão associados a presença de risco cardiovascular muito alto;
6
Projeto de Controle de Obesidade em Adultos
Critérios de exclusão: Diabetes Mellitus, crianças e gestantes. Pacientes que já estão em tratamento medicamentoso com droga anti-obesidade poderão ser incluídos no projeto, com acompanhamento da equipe multidisciplinar, porém com devidas ressalvas no momento da análise estatística dos resultados obtidos. 3ª ETAPA: FORMAÇÃO DE GRUPOS Os pacientes incluídos serão divididos em grupos de 10 participantes (chamaremos de equipes A, B, C, etc) a fim de facilitar o trabalho multidisciplinar com cada grupo, de acordo com a demanda do projeto. Tanto os pacientes em sobrepeso quanto os obesos serão acompanhados no ambulatório das policlínicas pelas endocrinologistas.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.