A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO PILATES NAS UNIDADS DE SAÚDE DO CBMERJ SGT JOZILVO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO PILATES NAS UNIDADS DE SAÚDE DO CBMERJ SGT JOZILVO."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO PILATES NAS UNIDADS DE SAÚDE DO CBMERJ
SGT JOZILVO

2 PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO PILATES NAS UNIDADS DE SAÚDE DO CBMERJ
O QUE: O método Pilates é particularmente utilizado para reabilitação de problemas na coluna. Ele fortalece, alonga, e equilibra toda a musculatura que envolve a coluna vertebral, alinhando e descomprimindo tensões na mesma. Ajudando a aliviar pinçamentos e compressões de discos. Esta descompressão facilita e estimula a circulação na região com problemas. Este trabalho de estabilização da pelve e coluna, também, como acréscimo, ajuda a preparar a reabilitação de áreas com fraqueza muscular com maior eficiência. Este método tem sido utilizado com sucesso em reabilitação de complicações de joelhos, ombros, panturrilhas, em casos de acidentes automobilísticos, poliomielites, acidente vascular cerebral, pós-cirurgias, pré e pós-parto, entre outros.

3 PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO PILATES NAS UNIDADS DE SAÚDE DO CBMERJ
A aula é baseada em exercícios de alongamentos trabalhos de força tanto com exercícios concêntricos quanto excêntricos de abdômen e músculos lombares executados pelo praticante nunca passivamente. O praticante controla seus equipamentos executando os exercícios e assim fortalecendo e evoluindo de acordo com sua capacidade individual. A maioria dos exercícios é feito na horizontal nos aparelhos e no the mat (colchonete específico). Muitos dos exercícios foram baseados nas técnicas do Hatha Yoga, exercícios gregos e romanos e a respiração profunda (meditação), eliminam a tensão. A aula deve ser orientada sempre por profissionais de Educação Física ou Fisioterapeutas credenciados. A garantia da eficiência do método está exatamente na precisão dos movimentos que só poderá conseguir com a ajuda deles.

4 PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO PILATES NAS UNIDADS DE SAÚDE DO CBMERJ
Quem: As Policlínicas disponibilizariam dos seguintes profissionais para a realização dos exames: Clínicos Gerais; Ortopedista; Ginecologista; Fisioterapeuta; Profissional de Educação Física. QUANDO: O projeto pode ser implantado inicialmente na 3ª Policlínica a partir de recursos financeiros para aquisição dos aparelhos adequados.

5 PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO PILATES NAS UNIDADS DE SAÚDE DO CBMERJ
ONDE: O projeto pode ser implantado nas Unidades de Saúde da DGS. POR QUE: - Oferecer uma terapia alternativa no tratamento e prevenção de problemas osteoarticulares e melhoria da qualidade de vida. -Tratamento de lesões causadas por problemas posturais. - Prevenção de problemas posturais em gestantes a partir da 16ª semana.  COMO RECURSOS E PARCERIAS A implantação do Serviço de Pilates pela 3ª Policlínica tem um custo entre R$ ,00 a R$ ,00 para os orçamentos diferenciados conforme anexo. Ficando isento de algumas instalações como vestiários e recepção. A área para montagem do estúdio é de no mínimo 30m.

6 PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO PILATES NAS UNIDADS DE SAÚDE DO CBMERJ
COMO: Parcerias: Poderá ser realizadas parcerias com instituições de ensino superior na disponibilidade de estudantes de Educação Física e Fisioterapia, com as empresa de fabricação de equipamentos as quais também ministram cursos de extensão no Método Pilates. ETAPAS DO PROGRAMA 1ª etapa – Divulgação 2º Etapa: Inscrição 3ª Etapa: Formação dos grupos 4ª Etapa: Metodologia .

7 PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO PILATES NAS UNIDADS DE SAÚDE DO CBMERJ
COMO: Cronograma de atendimento: 1º mês: Duas sessões semanais Grupo de quatro participantes Duração de uma hora Período de adaptação e aprendizagem 2º mês Duas a três sessões semanais Período específico para cada caso 3º mês ao 5ª mês Período de manutenção


Carregar ppt "PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO PILATES NAS UNIDADS DE SAÚDE DO CBMERJ SGT JOZILVO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google