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COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

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Apresentação em tema: "COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO"— Transcrição da apresentação:

1 COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Conteúdo: Significação das palavras e Efeitos de sentido Professoras: Cap. Aparecida Prof. Gláucia 1 1 1

2 Habilidades a serem desenvolvidas
Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação. Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas. Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação.

3 QUADRO DE TRABALHO Livro didático – Leitura: Cap. 15 e 16
Exercícios – Cap. 15, p. 258, 259, 260, 263, 264 Cap. 16, p. 271, 272, 276, 277, 280, 281

4 SEMÂNTICA Estudo da significação das palavras, expressões e enunciados que constituem os textos. 4 4

5 DENOTAÇÃO X CONOTAÇÃO Sentido literal (denotativo) = significado básico das palavras. Sentido figurado (conotativo) = significado adquirido pelas palavras, expressões ou enunciados da língua em situções particulares de uso. 5 5 5

6 SINONÍMIA Relação de semelhança de sentido entre palavras e expressões da língua. Obs.: Os sinônimos nunca apresentam uma identidade completa de significado. 6 6

7 ANTONÍMIA Relação de oposição de sentido entre palavras e expressões da língua. Um termo é antônimo do outro ao qual se opõe semanticamente. 7 7

8 HOMONÍMIA Relação em que palavras da língua têm ou a mesma grafia e a mesma pronúncia, ou a mesma grafia, ou ainda a mesma pronúncia com significados diferentes. 8 8

9 TIPOS DE HOMÔNIMOS Perfeitos: grafia =/ pronúncia =/ significado ‡
Ex.: André está são./ Os meninos são estudiosos. Homógrafos: grafia =/ pronúncia ‡ / significado ‡ Ex.: Dê-me esta colher./ É preciso colher os frutos do que se planta. Homófonos – grafia ‡/ pronúncia = / significado ‡ Ex.: Onde se coloca o acento desta palavra?/ Este assento é ideal para crianças. 9 9

10 PARONÍMIA Relação em que palavras da língua têm semelhança na grafia e na pronúncia, mas sem relação de significados entre si. 10 10

11 HIPERONÍMIA/ HIPONÍMIA
Hiperonímia é a relação que se estabelece entre um termo cujo significado pode ser considerado mais abrangente com relação ao significado de um conjunto de outras palavras com as quais se relaciona. Essas palavras de sentido mais específico são seus hipônimos. 11 11

12 EFEITOS DE SENTIDO O sentido não está atrelado ao significante, logo um texto pode ter muitos sentidos, posto que é ele acima de tudo um produto, o resultado de um processo. 12 12 12

13 AMBIGUIDADE Possibilidade de certas palavras ou expressões da língua serem interpretadas de duas formas diferentes. 13 13 13

14 AMBIGUIDADE Indeterminação do sentido.
Estrutural: ambiguidade gerada pela posição de uma palabvra ou epressão na frase. Lexical: Uso de uma palavra cujo referente não se pode identificar de modo preciso. “Sua mãe merece tudo que você não fez por ela, mas também merece ganhar um presente da Marisa.” 14 14 14

15 IRONIA Uso de palavra ou expressão utilizada num contexto específico para significar o sentido oposto. Recurso crítico Recurso literário 15 15 15

16 REFERÊNCIAS ABAURRE, M L M. Gramática – Texto: Análise e construção de sentido. São Paulo: Moderna. PATROCÍNIO, M F; LEITE, R S; BARBOSA, S A M. Novas Palavras. São Paulo: FTD. SARMENTO, L L; TUFANO, D. Potuguês: Literatura, gramática, produção de texto. São Paulo: Moderna. 16 16 16


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