A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 2 TOPOLOGÍAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 2 TOPOLOGÍAS."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 2 TOPOLOGÍAS

2 DEFINIÇÃO A topologia de uma rede é um diagrama que descreve como seus elementos estão conectados. Esses elementos são chamados de NÓS, e podem ser computadores, impressoras e outros equipamentos.

3 CONCEITOS BÁSICOS Broadcast: Mensagem de difusão, mensagem enviada a toda a rede, a procura de um destino. Domínio de broadcast: Ambiente físico onde pode ser propagado o broadcast Colisão: Encontro de dois pacotes que são emitidos ao mesmo tempo num mesmo domínio de broadcast. Domínio de colisão: Ambiente onde pode acontecer a colisão.

4 TOPOGÍA EM BARRAMENTO Características:
Baixo custo de instalação e materiais. Pouca flexibilidade na expansão. Velocidade de transmissão 10 Mbps Toda a rede depende do funcionalidade do backbone. Se o meio de transmissão falhar cai a rede toda. Distância máxima 185m. Distância mínima 0,5m Topología, onde todos os equipamentos estão conectados a um cabo principal conhecido com backbone o tronco.Utiliza um único domínio de broadcast e de colição.

5 Componentes Cabo coaxial é um tipo de cabo condutor usado para transmitir sinais elétricos. Este tipo de cabo é constituído por diversas camadas concêntricas de condutores e isolantes, daí o nome coaxial. O cabo coaxial é constituído por um fio de cobre condutor revestido por um material isolante e rodeado duma blindagem.O tipo de cabo coaxial usado nas redes é o RG58/U.Ja para instalações de antenas de rede sem fio é usado o tipo RG6. O RG58/U tem uma impedância de 50 Ω.

6 CABO COAXIAL RG58/U

7 Conector usados no barramento

8 Esquema simplicado de rede coaxial com 3 pcs

9

10

11 Montagem Conector BNC:O conector BNC é comprado desmontado, como mostra a figura ao lado. O cabo é introduzido no corpo do conector, que é a peça maior. Um pino central faz o contato com o condutor central do cabo. A malha condutora externa do cabo é presa ao corpo do conector através de um anel metálico.

12 Desencapar o cabo Antes de fixar o conector BNC, é preciso desencapar o cabo coaxial. Note que existem dois condutores, sendo um central interno, que transmite os dados, e uma malha externa, que funciona como terra. Usamos a ferramenta própria para desencapar o cabo mantendo as medidas da figura ao lado. O contato é fixado ao pino central com a ajuda do alicate crimpador. Este pino também pode ser soldado no cabo.

13 Ferramentas necesárias
Alicate crimpador

14 Cabo pronto

15 Topologia em Estrela A diferença da topologia em barramento a topologia em estrela utiliza um dispositivo central de comunicações chamado concentrador que será o responsável pelo gerenciamento das comunicações.Nesta topologia observamos dois tipos de concentrador: O hub e o Switch, embora similares fisicamente existe uma grande diferença na forma de transmitir os dados.

16 Elementos Hub: Dispositivo que permite a transmissão num único domínio de colisão e um único domínio de broadcast, alguns entendidos indicam que internamente é como se fosse um barramento.

17 Switch: Dispositivo de comunicação que funciona em um domínio de broadcast, mas a diferença do hub é que ele tem um domínio de colisão por porta disponível, além disso ele pode ter circuitos que permitem o gerenciamento de pacotes de forma inteligente.

18 Cabo de par trançado A grande vantagem deste médio de transmissão é que permite transmissão a velocidades maiores graças a seu cruzamento de fios, eliminando assim interferência eletromagnética, fenômeno natural quando se transmite a altas velocidades.

19 Conector RJ45

20 Ferramenta de impacto

21

22

23 Topologia Token Ring - Anel
Esta topología ao igual que estrela utiliza um dispositivo central de comunicações chamado de MAU (Multiaccess Unit). Seu esquema físico é igual ao da estrela o que vai mudar é o funcionamento do MAU.


Carregar ppt "Aula 2 TOPOLOGÍAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google