A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COERÊNCIA E COESÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COERÊNCIA E COESÃO."— Transcrição da apresentação:

1 COERÊNCIA E COESÃO

2 COERÊNCIA E COESÃO A COERÊNCIA
É a relação lógica entre as ideias, uma vez que essas devem se complementar; é o resultado da não contradição entre as partes do texto, ao fazer referência a termos e expressões anteriormente empregados. Para isso, apoia-se em mecanismos formais, de natureza gramatical ou lexical (coesão), e no conhecimento compartilhado entre os usuários da língua.

3 COERÊNCIA E COESÃO Para haver coerência em um texto há algumas condições ou princípios: Continuidade: é a manutenção e a retomada das ideias principais do texto. Isso se dá através do uso de elementos coesivos como: nominalizações, sinônimos, hipônimos/hiperônimos, pronomes em geral, advérbios de tempo e de lugar etc. Progressão: é o acréscimo de novas informações que se somam às ideias que já vinham sendo tratadas. Não contradição: no desenvolvimento o texto é preciso que não se introduza nenhum elemento que contradiga o que já foi enunciado anteriormente. Articulação: é o estabelecimento de relações entre as ideias do texto. Essa relação só é possível através de elementos coesivos que conectam as frases gerando uma sequência lógica. Exemplo disso são expressões como “no dia seguinte”, que introduz uma ideia de temporalidade, ou outras que criam uma relação de causa e consequência, como: porque, já que, uma vez que etc.

4 COERÊNCIA E COESÃO A COESÃO
É a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. É o entrelaçamento das palavras, frases e parágrafos de um texto, a fim de garantir uma boa sequência de eventos. Há dois tipos de coesão: a referencial e a sequencial. a) Referencial: são os termos que fazem referência a outros termos anteriores, a fim de evitar repetições. São eles os pronomes, sinônimos, expressões adverbiais de lugar e tempo, e até a ausência de um elemento. b) Sequencial: são as expressões que fazem ligação entre as partes do texto como: conjunções, alguns advérbios, preposições etc.

5 COERÊNCIA E COESÃO Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar suas reservas de comida. Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado molhados. De repente aparece uma cigarra: - Por favor, formiguinhas, me deem um pouco de comida! As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra seus princípios, e perguntaram: -Mas por quê? O que você fez durante o verão? Por acaso não se lembrou de guardar comida para o inverno? Falou a cigarra:  -Para falar a verdade, não tive tempo, Passei o verão todo cantando! Falaram as formigas: -Bom... Se você passou o verão todo cantando, que tal passar o inverno dançando? E voltaram para o trabalho dando risadas.  Moral da história: Os preguiçosos colhem o que merecem.

6 A COERÊNCIA E COESÃO Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar suas reservas de comida. Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado molhados. De repente aparece uma cigarra: - Por favor, formiguinhas, me deem um pouco de comida! As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra seus princípios, e perguntaram: - Mas por quê ( )? O que você fez durante o verão? Por acaso não se lembrou de guardar comida para o inverno? Falou a cigarra:  -Para falar a verdade, não tive tempo, pois passei o verão todo cantando! Falaram as formigas: -Bom... Se você passou o verão todo cantando, que tal ( ) passar o inverno dançando? E ( ) voltaram para o trabalho dando risadas.  Moral da história: Os preguiçosos colhem o que merecem.

7 A Pesca Affonso Romano de Sant'Anna O anil O tempo
COERÊNCIA E COESÃO Veja abaixo um texto com coerência, porém sem coesão: A Pesca Affonso Romano de Sant'Anna O anil O tempo o anzol o peixe o azul o silêncio o silêncio aberta a água o tempo aberta a chaga o peixe aberto o anzol o peixe a areia o sol

8 COERÊNCIA E COESÃO Veja agora um exemplo de texto com coesão, porém sem coerência: “Precisa-se de um empresário desempregado. Portanto, o emprego está cada vez mais difícil e se você pretende arrumar um emprego pode arrumar. Então, prepare-se para estudar e organizar um bom currículo. Currículo vem do latim, que é uma antiga língua indo-europeia, originalmente falada no Lácio, região em torno de Roma. Capital da Itália, Roma é conhecida como Cidade Eterna. Segundo Boécio, eternidade é ‘a posse total, simultânea e perfeita de uma vida interminável’.”


Carregar ppt "COERÊNCIA E COESÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google