A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Kamille Chaves. Enfa gerontologista, ESF Conjunto Paulo VI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Kamille Chaves. Enfa gerontologista, ESF Conjunto Paulo VI."— Transcrição da apresentação:

1 Kamille Chaves. Enfa gerontologista, ESF Conjunto Paulo VI.
Vacina contra raiva Kamille Chaves. Enfa gerontologista, ESF Conjunto Paulo VI. Curso Preparatório para Concurso Quadro de Oficiais da Policia Militar - MG

2 Vacina Contra raiva Composição e apresentação
Está indicada para profilaxia da raiva humana em indivíduos expostos ao vírus da doença em decorrência de mordedura,lambedura de mucosa ou arranhadura. No Brasil usa-se a vacina do tipo Fuenzalida- Palacios, apresentada sob a forma de vírus inativados por radiação ultravioleta. Está sob a forma líquida em ampolas contendo 1,0ml (uma dose para uso em seres humanos).

3 Soro anti rábico O soro contra raiva ou soro anti- rábico contém imunoglobulinas específicas; O soro anti-rábico é apresentado sob a forma líquida, em ampolas ou frascos- ampolas, contendo 200UI/ml.

4 IDADE DE APLICAÇÃO Havendo indicação, a vacina e o soro contra raiva podem ser aplicados em qualquer idade. Sadias ou doentes, mesmo que estejam grávidas, imunodeprimidas ou em uso de corticosteróides.

5 VIA DE ADMINISTRAÇÃO A vacina anti-rábica deve ser administrada por via intramuscular, na região deltóide, podendo ser aplicada, em crianças pequenas, no vasto lateral da coxa. Não deve ser aplicada na região glútea. O soro anti-rábico, quando indicado, deve ser infiltrado no ferimento e, caso haja sobra, esta deve ser aplicada por via intramuscular, na região glútea.

6 Esquema A vacina é aplicada em dose única diária, tanto para adultos quanto para crianças, em esquemas variáveis, de acordo com a indicação para seu uso. O soro anti-rábico é administrado em dose única de 40UI/kg; cada ml do soro contém 200UI, dose máxima = 3.000UI. Eventos adversos Pode provocar reações locais (eritema, edema e/ou prurido); Com pequena freqüência ocorrem febre, cefaléia, artralgias ou adenomegalia. As reações desmielinizantes, com acidentes neuroparalíticos (mielite,polirradiculoneurite ou encefalite) são incomuns em nosso meio.

7 Em relação ao soro anti-rábico, reações anafiláticas graves (edema de glote, hipotensão e, inclusive, choque anafilático) podem ocorrer em indivíduos anteriormente sensibilizados a imunoglobulina Também pode provocar reações locais de caráter benigno (dor, edema e hiperemia transitórios) ou grave (reação de hipersensibilidade, pouco depois da aplicação, com inflamação e necrose muscular acompanhadas de febre, artralgias e urticária).

8 CONSERVAÇÃO E VALIDADE
A vacina e o soro contra a raiva devem ser conservados entre +2ºC e +8ºC, não se permitindo congelamento.

9 Profilaxia da raiva humana
Pré exposição Está indicada a pessoas que se expõem repetida ou continuamente ao risco da infecção; Via intramuscular, no deltóide ou no vasto lateral da coxa, de três doses e um reforço da vacina do tipo Fuenzalida-Palacios, no esquema 0, 2, 4 e 28,

10 PROFILAXIA PÓS-EXPOSIÇÃO
Realizada segundo característica da lesão e do animal causador; Acidentes de maior risco:localizados próximos da cabeça (cabeça e pescoço) e em áreas de maior inervação. Ferimentos múltiplos profundos e/ou dilacerantes situados em qualquer parte do corpo, provocados por mordeduras de cães e de outros animais.

11 _Quanto aos animais capazes de transmitir o vírus da raiva:
os morcegos e os mamíferos silvestres (raposas,onças, macacos, gorilas, sagüis, etc.) Cães e gatos provocam acidentes de alto risco em regiões onde a raiva não está sob controle. Bovinos, os eqüinos, os caprinos, os suínos e os ovinos, também sendo incluídos aqui os macacos mantidosem cativeiro são considerados animais com édio risco; ATENÇÃO: Ratos, camundongos, cobaios, hâmsters, coelhos e outros roedores urbanos , não exigem imunoprofilaxia anti-rábica.

12 IMPORTANTE: O período de observação (de dez dias) aplica-se apenas a cães e gatos. A situação vacinal do cão ou do gato agressor não deve ser levada em consideração PARA DEFINIR CONDUTA IMUNOPROFILÁTICA. A profilaxia pós-exposição deve ser indicada sistematicamente nos acidentes causados por animais de alto risco, mesmo quando domiciliados. Na profilaxia pós-exposição, deve-se recomendar ao paciente que evite esforços físicos e a ingestão de bebidas alcoólicas.

13 Nos acidentes provocados por morcegos sempre se deverá proceder à sorovacinação, exceto se o paciente tiver recebido anteriormente esquema completo de vacinação anti-rábica. Nesse caso, usa-se somente a vacina! A mesma dose( 1ml) é indicada a pessoas de qualquer idade; O soro anti-rábico, pode ser aplicado na região glútea, em dose única de 40UI/kg; 1ml = 200UI dose máxima = 3.000UI. Caso seja tecnicamente viável, deve-se optar pela aplicação do maior volume possível na lesão, e o restante, caso exista, será aplicado por via intramuscular, na região anatômica atingida ou, então, na região glútea..

14 Nos casos de contato indireto com vírus da raiva (contato da pele íntegra, etc), não será indicado o uso de vacina ou soro anti- rábicos. Recomenda-se não realizar sutura nos ferimentos, fazendo-se simplesmente a aproximação de suas bordas e curativo oclusivo. Isso previne a disseminação do vírus para áreas visinhas da lesão!

15 Obrigada!


Carregar ppt "Kamille Chaves. Enfa gerontologista, ESF Conjunto Paulo VI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google