A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIOÉTICA MORTE DIGNA ÉTICA MÉDICA CLONAGEM TRANSGÊNICOS ABORTO EUGENIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIOÉTICA MORTE DIGNA ÉTICA MÉDICA CLONAGEM TRANSGÊNICOS ABORTO EUGENIA"— Transcrição da apresentação:

1 BIOÉTICA MORTE DIGNA ÉTICA MÉDICA CLONAGEM TRANSGÊNICOS ABORTO EUGENIA
CÉLULAS TRONCO GESTAÇÃO ASSISTIDA EUTANASIA ÉTICA MÉDICA TRANSPLANTES

2 DECLARAÇÃO UNIVERSAL SOBRE BIOÉTICA E DIREITOS HUMANOS
A presente Declaração trata das questões de éticas suscitadas pela medicina,pelas ciências da vida e pelas tecnologias que lhes estão associadas, aplicadas aos seres humanos, tendo em conta as suas dimensões social, jurídica e ambiental.

3 A declaração é composta de 28 artigos dirigida aos Estados com o objetivo de orientar as decisões ou práticas de indivíduos,grupos,comunidades, instituições e empresas, públicas e privadas.

4 2. ABORTO: ABORTO NO BRASIL: é uma prática criminosa, cabendo pena de 1 a 3 anos de reclusão para a gestante e de até 4 anos para o profissional de saúde que efetivou o aborto, mesmo com autorização. A ressalva existe para casos de estupro ou risco à vida da gestante conforme a Lei de 1940. Em 12/abril/12 o STF votou (com 8 favoráveis e 2 contra) a favor do aborto de fetos anencefalos, caso a gestante manifeste interesse, podendo realiza-lo junto ao SUS sem necessidade de autorização judicial. Da data de homologação da lei até hoje foram realizados mais de 3 mil abortos pela rede pública. Desde a aprovação aos dias de hoje já foram autorizados mais de 3000 abortos de fetos anencefalos no Brasil; A cada 1000 nascidos 1 apresenta má formação; O primeiro aborto de feto anencefalo no Brasil foi realizado em 1989 em Rondônia

5 2. ABORTO: ESTÉTICA A palavra Estética vem do grego “Aisthesis” e significa, Perceptível pelos Sentidos, referindo-se a tudo o que é agradável e belo. O primeiro a utilizar esse termo foi Alexandre Baumgarten no sentido de Teoria do Belo e suas manifestações através da Arte. O principal objeto de estudo da Estética é o fenômeno artístico que se traduz na Obra de Arte. VISOES SOBRE A ARTE: IDEALISTA * PLATÃO O Belo é o Bem e a Verdade As artes são vistas de forma ambivalente; MÍMESE – Imitação; Platão Condena toda forma de Imitação (Pintura,Escultura, Poesia...) * ARISTÓTELES Primeiro filósofo a escrever sobre a Arte. “A Arte imita a natureza”. Escreveu Poética (Epopéia e Tragédia)

6 2. ABORTO: ESTÉTICA A palavra Estética vem do grego “Aisthesis” e significa, Perceptível pelos Sentidos, referindo-se a tudo o que é agradável e belo. O primeiro a utilizar esse termo foi Alexandre Baumgarten no sentido de Teoria do Belo e suas manifestações através da Arte. O principal objeto de estudo da Estética é o fenômeno artístico que se traduz na Obra de Arte. VISOES SOBRE A ARTE: IDEALISTA * PLATÃO O Belo é o Bem e a Verdade As artes são vistas de forma ambivalente; MÍMESE – Imitação; Platão Condena toda forma de Imitação (Pintura,Escultura, Poesia...) * ARISTÓTELES Primeiro filósofo a escrever sobre a Arte. “A Arte imita a natureza”. Escreveu Poética (Epopéia e Tragédia)

7 2. MATERIALISTA * Hume: A beleza não está no objeto; depende do gosto individual; O juízo é subjetivo e depende da cultura de cada um 3. KANT: Propôs universalidade nas avaliações estéticas;O Juízo é subjetivo mas entra em concordância com os outros juízos. HEGEL: Trabalhou a questão da Arte numa perspectiva histórica; A Arte depende do momento histórico e sua noção varia conforme época e lugar. * GOSTO : Capacidade de julgar livre de preconceitos * RECEPÇÃO ESTÉTICA: situação que remete ao encontro do individuo diante do objeto de arte

8 INDUSTRIA CULTURAL * Termo criado por Adorno e Horkheimer com o objetivo de DESIGNAR arte na sociedade capitalista; A Arte se tornou objeto (Mercadoria) regido pela lei da Oferta x Procura; De acordo com Hannah Arendt a sociedade de massas busca a Arte como forma de lazer transformando-a em “objetos culturais” que são consumidos compulsivamente. Que tipos de Arte podemos encontrar na sociedade que tem o objetivo de atender à essa demanda?

9 A República - Platão Obra escrita em forma de diálogo, contendo 10 livros que tratam da “res (coisa) pública”. Personagens: Céfalo, Polemarco, Lísias, Trasímaco, Glauco e Adimanto. OBJETIVO: Descrever a Cidade Ideal – CALLIPOLIS TEMAS: Origem, Organização, Leis, Modo de vida das pessoas, Forma de Governo, Educação, Justiça, dentre outros.

10 O que seria a Cidade Ideal?
Sabedoria Coragem Temperança Justiça DIVISAO DE CLASSES: A. Trabalhadores B. Guerreiros C. Magistrados

11 EDUCAÇÃO: 1. Alma de Bronze 2. Alma de Prata 3. Alma de Ouro
POLÍTICA: * ARTE DE GOVERNAR COM O CONSENTIMENTO ; * POR SER DIFICIL DEVERIA SER EXERCIDA PELO FILÓSOFO REI MODELO DE GOVERNO: ARISTOCRACIA ( NÃO NECESSARIAMENTE DE RIQUEZA, MAS DE INTELIGENCIA) ARTES: Platão denomina a Arte como Mímeses – imitação- considerando-a falsa e inútil. A excessão é concedida para a Música e a Dança que são capazes de educar o corpo. Os poetas, os escultores e pintores são falsários, pois não podem copiar aquilo que não conhecem.


Carregar ppt "BIOÉTICA MORTE DIGNA ÉTICA MÉDICA CLONAGEM TRANSGÊNICOS ABORTO EUGENIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google