A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Belo Horizonte, 20 de maio de 2011

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Belo Horizonte, 20 de maio de 2011"— Transcrição da apresentação:

1 Belo Horizonte, 20 de maio de 2011
TEORIAS DE ENFERMAGEM Emerson Roberto de Oliveira Estomaterapia-UFMG Gerontologia-UNIGRANRIO Enfermeiro do NUGG - Geriatria-HC/UFMG Teleconsultor em feridas – Telessaúde HC/UFMG Preceptor da residência integrada multiprofissional –HC/UFMG Coordenador do curso de enfermagem geriatrica-CIAPE/FCMMG Programa de atenção ambulatorial em Feridas – BMD Convatec Belo Horizonte, 20 de maio de 2011

2 TEORIAS DE ENFERMAGEM Década de 60 surge as primeiras teorias de enfermagem. As teorias de enfermagem são todas de nível III, exceto a Teoria de Adaptação.

3 TEORIA HOMEOSTÁSICA Wanda McDowell – 1961. Comunicação enfermeiro/paciente. Três níveis de atuação. Em diferentes níveis de complexidade a combinação.

4 Enfermeiro – médico – paciente
TRÍADE Enfermeiro – médico – paciente Ação – podendo levar a uma condição de homeostasia do paciente. Nível de regulação da enfermagem.

5 TEORIA HOLÍSTICA 1967 – Myra E. Levine. Homem como um todo. Sistema de respostas do homem ao meio ambiente.

6 Enfermagem é uma conservadora de energia do paciente.
Integração das funções é possível pela adaptação do indivíduo a 4 respostas:

7 Resposta ao medo Resposta inflamatória Resposta ao stress Resposta sensorial Maior humanização. Respostas do indivíduo refletem na saúde e na doença.

8 PRINCÍPIO BASE DA AÇÃO DO ENFERMEIRO(A)
CONSERVAÇÃO DO TODO! Energia Estrutura Integridade pessoal Integridade social

9 1971. Conceitos gerais do comportamento humano. Homem e o dinamismo do organismo humano (interação social e sua saúde). TEORIA DE IMOGENES KING

10 4 PALAVRAS SÍMBOLOS Sistemas sociais. Saúde. Percepção. Relações interpessoais.

11 GERANDO CONCEITOS “A enfermagem é um comportamento observável, encontrado nos sistemas do cuidado da saúde na sociedade.”

12 “A enfermagem é um processo de ação, reação, interação e transação entre indivíduos e grupos num sistema social para alcançar objetivos de saúde ou ajustamento de problemas de saúde.”

13 “A função específica da enfermagem é assistir os indivíduos com problemas de saúde ou ajudá-los nas interferências em seus estados de saúde.” “A enfermeira trabalha com indivíduos, com grupos correlacionados, não com indivíduos isolados.”

14 COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO VERBAL
Percepção do enfermeiro-paciente. Compreensão do meio social do indivíduo. Organizações sociais do ambiente de trabalho do enfermeiro. Conhecimento e habilidade para aplicação em situações de enfermagem.

15 TEORIAS DE ENFERMAGEM Prof°. Emerson R. Oliveira


Carregar ppt "Belo Horizonte, 20 de maio de 2011"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google