A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Concordância Verbal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Concordância Verbal."— Transcrição da apresentação:

1 Concordância Verbal

2 Lógica: Grande parte das mulheres é fiel.
Regra geral – verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Júnior foi ao cinema Lucas e Carlos foram ao cinema CONCORDÂNCIA Lógica: Grande parte das mulheres é fiel. Atrativa: Grande parte das mulheres são fiéis. Ideológica: Minas Gerais possui grandes riquezas. Sujeito verbo Sujeito Verbo

3 sujeito composto antes
Concordância do verbo com o sujeito composto I. Quando o sujeito composto estiver posicionado antes do verbo , este ficará no plural. Ex.: O ônibus e o caminhão deslizaram na pista. Sujeito composto é aquele que apresenta dois ou mais núcleos. sujeito composto antes do verbo verbo no plural Observação: O verbo pode ficar no singular principalmente em dois casos: quando os núcleos são sinônimos e quando formam uma enumeração gradativa. Ex .1: A paz e a tranqüilidade reinava (reinavam) naquele lugar. Ex.2: A angústia, a inquietação, o desespero o dominou (dominaram).

4 do singular, concordando com o filho
II. Quando o sujeito composto estiver depois do verbo, este poderá concordar com o mais próximo, ou ficará no plural. Ex.: Foi ao parque de diversão o filho, a mãe e o pai. Verbo na 3ª pessoa do singular, concordando com o filho sujeito composto depois do verbo Foram ao parque de diversão o filho, a mãe e o pai. verbo na 3ª pessoa do plural sujeito composto depois do verbo

5 diferentes, com a presença
III. Quando o verbo for constituído por pessoas gramaticais diferentes, ele ficará no plural.  Se a 1ª pessoa (eu, nós) faz parte do sujeito, o verbo ficará na 1ª pessoa do plural (nós). Ex.: Você, sua prima e eu iremos ao cinema. verbo na 1ª pessoa do plural (nós) sujeito formado por pessoas gramaticais diferentes, com a presença da 1ª pessoa (eu)  Se a 1ª pessoa (eu, nós) não faz parte do sujeito, o verbo ficará na 2ª pessoa do plural (vós) ou na 3ª pessoa do plural (vocês). Ex.: Tu e teu amigo ficareis aqui em casa. Tu e teu amigo ficarão aqui em casa.

6 Coletivos especificados
A concordância pode ser feita entre o verbo e o termo mais próximo (Concordância atrativa) Coletivos especificados Uma nuvem de gafanhotos destruiu (ou destruíram) a plantação. Porcentagens especificadas 63% da população apóia (ou apóiam) essas medidas. Com as expressões: a maior parte dos..., A maioria dos..., Grande número de.... A maioria dos participantes preferiu (ou preferiram) interromper o curso. Com as expressões: quantos de nós... quais de vós... etc. Quantos de nós não souberam (ou soubemos) viver. Porém com as expressões: Um de..., Qual de...., Nenhum de..., Cada um.. O verbo ficará no singular: Qual de nós será o escolhido? Um dos médicos fez a cirurgia.

7 Obs. Porcentagens: a) Se há determinantes no plural, é obrigatória a pluralização do verbo. Ex: Os 63% da população apóiam essas medidas. b) Quando o verbo vem anteposto à expressão de porcentagem, a concordância se dá com o número. Ex: Serão importados 60% da produção alemã. c) Com o uso de 1%, é recomendável que o verbo fique no singular. Ex: 1% dos brasileiros ganha bem.

8 Com sujeito composto resumido pelos pronomes
tudo, nada, ninguém, o verbo ficará no singular. Homens, mulheres,crianças, ninguém sobreviveu. Com as expressões Um dos que, Uma das que: o verbo fica no singular ou no plural. Maria foi uma das que veio/vieram à festa.

9 Sujeito ligado por OU Exclusão. verbo no singular Joaquim ou José será promovido Sinonímia Atribuir ou imputar significa considerar como autor, como origem ou causa. Inclusão verbo no plural O calor ou o frio excessivos fazem adoecer os idosos. Antonímia A alegria ou a dor constituíam o viver daquela gente. Retificação verbo concorda com o núcleo mais próximo O suspeito ou os suspeitos prestarão depoimento.

10 Um e outro / Nem um nem outro – verbo no singular ou no plural - ex
Um e outro / Nem um nem outro – verbo no singular ou no plural - ex.: Um e outro saiu no horário. / Um e outro saíram no horário. Obs.: se houver reciprocidade = plural – Ex.: Um e outro se distraíram durante o expediente Um ou outro – verbo no singular – ex.: Um ou outro será inocentado.

11 Sujeitos formados por infinitivos – verbo no singular –
ex: Estudar e trabalhar é importante. Obs: Se os infinitivos vierem precedidos de artigo ou exprimirem idéias opostas, o verbo ficará no plural. Exs: O comer e o beber são necessários à sobrevivência. Rir e chorar na devem fazer parte da personalidade.

12 Concordância com pronomes de tratamento = o verbo fica na 3ª pessoa
Alguns autores classificam os pronomes de tratamento como sendo pronomes de 3ª pessoa; outros, como de 2ª. É mais apropriado, portanto, definir como: são formas de tratamento indireto de 2ª pessoa que levam o verbo para a 3ª pessoa. Exs.: Vossa Senhoria deverá encaminhar o projeto. Vossas Excelências serão homenageadas.

13 Sujeito representado por nomes próprios na forma do plural:
a) precedidos de artigo: verbo concorda com o número do artigo. Ex.: Os Estados Unidos estão aceitando acordo. b) sem artigo: verbo no singular: Ex: Minas Gerais possuiu muitos minerais. c) Com nomes de obras no plural seguidos do verbo ser, este fica no singular desde que o predicativo esteja no singular. Ex: “Os Sertões” é um livro esplêndido.

14 Parecer + Infinitivo: Ou se flexiona o verbo parecer ou o infinitivo que o segue.
Exs: As pessoas pareciam entender o problema. As pessoas parecia entenderem o problema. (= Parecia que as pessoas entendiam o problema)

15 Concordância ideológica – Ocorre quando a concordância se faz com a idéia implícita na frase. Recebe o nome de silepse. a) silepse de pessoa: a concordância se faz com a pessoa gramatical implícita. Ex: Todos os homens somos filhos de Deus. b) silepse de número: a concordância se faz com o número gramatical implícito. Ex: Povo desta cidade, votem em mim! c) silepse de gênero: a concordância se faz com o gênero gramatical implícito. Ex: Vossa Excelência será homenageado.

16 Concordância dos verbos Impessoais
a) Verbo Haver É impessoal quando empregado com o sentido de “existir” ou “acontecer”. Ex.1: Havia muitos alunos na sala de aula. Em locuções verbais, o verbo haver transmite a impessoalida-de para o outro verbo (verbo auxiliar), que também fica no singular. Ex.: Deve haver vinte pessoas na sala. Não é sujeito, é objeto direto 3ª pessoa do singular Ex.2: Aqui nunca houve brigas antes. Não é sujeito, é objeto direto 3ª pessoa do singular

17 Observações: O verbo haver com sentido de existir é impessoal, entretanto o verbo existir, não é impessoal, ele concorda normalmente com o sujeito ao qual se refere. Ex.: Antigamente havia poucas escolas particulares. Não é sujeito, é objeto direto 3ª pessoa do singular Antigamente existiam poucas escolas particulares. 3ª pessoa do plural sujeito plural Antigamente deviam existir poucas escolas particulares. sujeito plural 3ª pessoa do plural

18 b) Verbo Fazer O verbo fazer é impessoal quando empregado na indicação de tempo transcorrido (ou a transcorrer). Nesses casos, como ele não tem sujeito fica na 3ª pessoa do singular. Ex.: Já faz muitos anos que não a vejo. Não é sujeito, é objeto direto 3ª pessoa do singular Observação: Nas locuções verbais, o verbo fazer, como todo verbo impessoal, transmite o singular para o auxiliar. Ex.: Já deve fazer muitos anos que não a vejo. Não é sujeito, é objeto direto. 3ª pessoa do singular

19 Concordância do verbo Ser
O verbo Ser pode, às vezes concordar com o sujeito da oração e, às vezes, com o predicativo. a) Quando o sujeito e o predicativo são nomes de coisas O verbo ser pode concordar com o sujeito ou com o predicativo, indiferentemente. Essa dupla possibilidade permite ao falante estabelecer a concordância com o elemento ao qual pretenda dar maior destaque. Ex.: Nossas vidas eram uma verdadeira festa. predicativo singular sujeito plural Verbo no plural concordando com o sujeito Nossas vidas era uma verdadeira festa. predicativo singular sujeito plural Verbo no singular concordando com o predicativo

20 b) Quando o sujeito e o predicativo designam pessoas
Nesse caso, a concordância é feita obrigatoriamente com a palavra que designa pessoa. Ex.: Os amigos eram sua grande alegria. predicativo no singular verbo na 3ª pessoa do plural,concordando com o sujeito sujeito plural O problema da empresa são os funcionários desmotivados. sujeito no singular verbo na 3ª pessoa do plural, concordando com o predicativo predicativo no plural

21 c) Verbo Ser indicando horas e distância
Quando indicar horas, distância e datas, o verbo ser concordará com o predicativo. Nesse caso ele é impessoal, ou seja, não apresenta sujeito. Ex.: É uma hora. São três horas. Daqui até a fazenda é um quilômetro. Daqui até o sítio são dez quilômetros. Observação: Nas indicações referentes a dia do mês, o verbo admite duas construções. Ex.: Hoje é (dia) dez de julho. Hoje são dez (dias) de julho.

22 d) Verbos Chover, ventar, trovejar...
Quando o verbo indicar fenômeno da natureza será impessoal, ou seja, não apresenta sujeito. Ex.: Choveu três dias consecutivos. . Observação: Se o verbo estiver se referindo a outro elemento que não o fenômeno da natureza, se conjugará normalmente.. Ex.: Trovejaram aplausos ao encerrar o espetáculo.

23 Verbo + pronome se 1. Os verbos transitivos diretos ou os transitivos diretos e indiretos, quando apassivados pelo pronome se, concordam com o sujeito. pronome apassivador Ex.: Vendem-se carros e terrenos a prazo. verbo transitivo direto sujeito no plural Observe que, se passarmos essa frase para a voz passiva analítica, a concordância do verbo com o sujeito ficará bem clara, veja: Carros e terrenos são vendidos a prazo. Sujeito no plural Verbo na 3ª pessoa do plural

24 Ex.: Precisa-se de serventes de pedreiro.
2. Os demais verbos – de ligação, intransitivo e transitivo indireto - , quando seguidos do pronome se (índice de indeterminação do sujeito), ficam na 3ª pessoa do singular. índice de indeterminação do sujeito Ex.: Precisa-se de serventes de pedreiro. Verbo transitivo indireto objeto indireto


Carregar ppt "Concordância Verbal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google