A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROBABILIDADE → Para sabermos o que é probabilidade, temos que entender primeiro o que vem a ser um experimento aleatório. Vejamos: Um objeto lançado para.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROBABILIDADE → Para sabermos o que é probabilidade, temos que entender primeiro o que vem a ser um experimento aleatório. Vejamos: Um objeto lançado para."— Transcrição da apresentação:

1 PROBABILIDADE → Para sabermos o que é probabilidade, temos que entender primeiro o que vem a ser um experimento aleatório. Vejamos: Um objeto lançado para cima atinge uma altura máxima e, depois, inicia um movimento de queda. Observe que este experimento você consegue prever o resultado. Agora, se lançarmos um dado, que número sairá?

2 No lançamento de um dado, podemos obter 1, 2, 3, 4, 5 ou 6
No lançamento de um dado, podemos obter 1, 2, 3, 4, 5 ou 6. Mesmo que esse experimento seja repetido várias vezes, não poderemos prever o resultado. → Um outro exemplo é o lançamento de uma moeda, obteremos cara ou coroa? No lançamento de uma moeda, poderemos obter cara ou coroa. Mesmo que esse experimento seja repetido várias vezes, não poderemos prever o resultado. Um experimento cujo resultado, mesmo sendo único, é imprevisível é denominado aleatório.

3 Obs: resultados previsíveis não são aleatórios
1º membro: 3x – 1 2º membro: 6 → Então, o que é PROBABILIDADE? Como não podemos prever o resultado de um experimento aleatório, procuramos determinar as chances, ou seja, as probabilidades de determinado resultado ocorrer. → Portanto, Probabilidade é a chance de ocorrência de determinado resultado em um experimento aleatório. Obs: resultados previsíveis não são aleatórios Resolvam os exercícios do livro (Pág 146 e 147)

4 COMO CALCULAR AS PROBABILIDADES
→ Probabilidade = número de resultados favoráveis____ número total de resultados possíveis Exemplo: No lançamento de um dado, qual é a probabilidade de obtermos o número 3? → No lançamento de um dado, os resultados possíveis são 1, 2, 3, 4, 5 ou 6. Nesse caso, há apenas um resultado favorável (sair o número 3). Então, a probabilidade de sair a face 3 é de 1 em 6. Podemos, também utilizar a fórmula de probabilidade: Probabilidade = número de resultados favoráveis____ A Probabilidade de obtermos o número 3 no lançamento de um dado pode ser expressa pela fração 1 . 6 COMO CALCULAR AS PROBABILIDADES

5 Podemos, também utilizar a fórmula de probabilidade:
Outro Exemplo: No lançamento de um dado, qual é a probabilidade de obtermos um número ímpar? → No lançamento de um dado, os resultados possíveis são 1, 2, 3, 4, 5 ou 6. Nesse caso, há três resultados favoráveis (sair a face 1, 3 ou 5). Então, a probabilidade de sair um número ímpar é de 3 em 6. Podemos, também utilizar a fórmula de probabilidade: Probabilidade = número de resultados favoráveis____ número total de resultados possíveis A Probabilidade de obtermos um número ímpar no lançamento de um dado pode ser expressa pela fração 3. 6 Simplificando a fração temos 1. Na forma de porcentagem (50%).

6 Podemos, também utilizar a fórmula de probabilidade:
Mais um Exemplo: No lançamento de duas moedas, qual é a probabilidade de obtermos duas caras? → No lançamento de duas moedas, os resultados possíveis são (cara, cara), (cara, coroa), (coroa, cara), (coroa, coroa). Nesse caso, temos um resultado favorável (obter duas caras) em quatro resultados possíveis. Portanto, a probabilidade de obter duas caras é de 1 em 4. Podemos, também utilizar a fórmula de probabilidade: Probabilidade = número de resultados favoráveis____ número total de resultados possíveis A Probabilidade de obtermos duas caras no lançamento de um a moeda pode ser expressa pela fração 1 . Na forma de porcentagem (25%) 4

7 EXERCÍCIOS 1) Em um estojo, há 6 canetas azuis e 4 vermelhas. Qual a probabilidade de retirarmos desse estojo ao acaso: a) uma caneta azul? b) uma caneta vermelha? 2) No lançamento de um dado, qual é a probabilidade de que o resultado seja um número: a) par? b) primo? c) menor do que 3? d) ímpar? e) divisor de 6? f) menor do que 7? 3) No lançamento de duas moedas, qual é a probabilidade de se obter nas faces voltadas para cima: a) duas caras? b) uma cara e uma coroa? c) duas coroas?


Carregar ppt "PROBABILIDADE → Para sabermos o que é probabilidade, temos que entender primeiro o que vem a ser um experimento aleatório. Vejamos: Um objeto lançado para."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google