A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Maria, mãe de Deus. Maria era uma moça como as outras: pertencia a uma família simples da cidade de Nazaré, na Palestina (a seus pais, a tradição deu o.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Maria, mãe de Deus. Maria era uma moça como as outras: pertencia a uma família simples da cidade de Nazaré, na Palestina (a seus pais, a tradição deu o."— Transcrição da apresentação:

1 Maria, mãe de Deus. Maria era uma moça como as outras: pertencia a uma família simples da cidade de Nazaré, na Palestina (a seus pais, a tradição deu o nome de Joaquim e Ana). Ela era bondosa, humilde, trabalhadora e cheia de coragem. Sua preocupação era de ajudar, ser amiga de todas as pessoas.

2 DISPONIBILIDADE Ela se coloca à disposição de Deus.
Maria é a escolhida para ser Mãe do Salvador: “conceberá pelo Espírito Santo” (Lc 1,35 ). Nessa união se realizam a aliança de Deus com a humanidade. Nova Eva: a primeira disse “não”, Maria diz “Sim” ao Plano de Deus.

3 MODELO Maria foi uma mulher, que conheceu de perto a pobreza e o sofrimento, a fuga e o exílio. Ela é o primeiro modelo de fé da Igreja. Ela se preocupa com os necessitados.

4 PRESENÇA O evangelho nos mostra que ela está presente junto de seu filho Jesus, em diversos momentos. Bodas de Caná

5 PRESENÇA Foi ao pé da cruz de Cristo que Maria recebeu a missão de ser mãe dos discípulos de Jesus. Junto a eles, rezando à espera de Pentecostes.

6 Maria junto ao Povo. A presença de Maria é viva, forte no meio do povo. O povo católico demonstra seu amor e carinho a Maria de vários modos – rezando o terço – romarias e promessas – o mês de maio – ladainhas – movimentos marianos, etc. Maria é invocada com diversos títulos. Trata-se de um título da devoção popular. Todos os nomes de Nossa Senhora são nomes que o povo dá, conforme a situação da vida

7 DOGMAS SOBRE MARIA MARIA NA REFLEXÃO DA IGREJA.
O Magistério da Igreja (bispos unidos ao papa) definiu algumas verdades sobre Maria: os DOGMAS.

8 São quatro os dogmas marianos:
1 – MARIA MÃE DE DEUS Maria é a mãe do Filho de Deus encarnado. 2 – VIRGINDADE DE MARIA O nascimento de Jesus aconteceu por intervenção do Espírito Santo. 3 – IMACULADA CONCEIÇÃO Maria é pura e sem pecado desde que foi concebida. 4 – ASSUNÇÃO DE MARIA Ela está junto de Jesus, glorificada.

9 INTERCESSÃO Adoramos somente a Deus. À Maria dedicamos especial amor, a imitação, o respeito e a confiança que seu próprio filho, Jesus, lhe dedicou. Ela é a criatura que está mais próxima do Senhor. Ela é a primeira criatura plenamente glorificada, sinal concreto da eficácia da salvação de Jesus Cristo na nossa humanidade. Venerar Maria significa professar a nossa fé na poderosa realização da Páscoa de Jesus em nós. Ama-nos como a filhos queridos, pois o próprio Jesus nos confiou a ela. Por isso, podemos dirigir-nos a ela confiando em sua intercessão materna em todas as nossas necessidades.

10 PASSAGENS SOBRE MARIA LEITURAS:
Lc 1, Anunciação Mt 1, Dúvidas e fé de Jose Lc 1, Visita a Isabel Lc 2, Nascimento de Jesus Lc 2, Apresentação de Jesus Mt 2, Visita dos Magos Mt 2, Fuga para o Egito Lc 2, Jesus no Templo aos 12 anos Jo 2, Bodas de Caná Mt 12,46-50 Mc 3, e A mãe e os irmãos de Jesus o procuram Lc 8,19-21 Mt 13, e Mc 6, Jesus, simples filho de Maria Lc 11, A mãe de Jesus exaltada por uma mulher Jo 19, Maria junto à cruz At 1, Maria na espera do Espírito Santo Zc 4, Jesus nascido de uma mulher

11 Ave Maria, cheia de graça,
ORAÇÃO Ave Maria Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres. Bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus. Rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.


Carregar ppt "Maria, mãe de Deus. Maria era uma moça como as outras: pertencia a uma família simples da cidade de Nazaré, na Palestina (a seus pais, a tradição deu o."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google