A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin

2 SOCIOLOGIA A Sociologia é uma ciência que estuda as sociedades humanas e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.

3 SOCIOLOGIA Enquanto o indivíduo isolado é estudado pela Psicologia, a Sociologia estuda os fenômenos que ocorrem quando vários indivíduos se encontram em grupos de tamanhos diversos, e interagem no interior desses grupos.

4 SOCIOLOGIA A Sociologia não é matéria de interesse apenas de sociólogos. A Sociologia interessa de modo acentuado a psicólogos, administradores, políticos, empresários, juristas, professores em geral, publicitários, jornalistas, planejadores, sacerdotes, mas, também, ao homem comum.

5 SOCIOLOGIA A Sociologia não explica nem pretende explicar tudo o que ocorre na sociedade nem todo o comportamento humano. Muitos acontecimentos humanos escapam aos seus critérios. Ela toca, porém, em todos os domínios da existência humana em sociedade.

6 SOCIOLOGIA A Sociologia se ocupa com as observações do que é repetitivo nas relações sociais para daí formular generalizações teóricas.

7 Introdução à SOCIOLOGIA
A Sociologia surgiu como uma disciplina no século XIX, na forma de uma resposta acadêmica para um desafio da modernidade: se o mundo está ficando menor e mais integrado, a experiência de pessoas do mundo é crescentemente atomizada e dispersada.

8 Introdução à SOCIOLOGIA
Hoje os sociólogos pesquisam macroestruturas inerentes à organização da sociedade, como raça ou etnicidade, classe e gênero, além de instituições como a família; processos sociais que representam divergência, ou desarranjos, nestas estruturas, inclusive crime e divórcio. E pesquisam os micro processos como relações interpessoais.

9 Introdução à SOCIOLOGIA
Sociólogos confiam frequentemente em métodos quantitativos de pesquisa social (como a estatística) para descrever padrões generalizados nas relações sociais, e para desenvolver modelos que possam ajudar a predizer mudanças sociais e como as pessoas responderão a essas mudanças.

10 Introdução à SOCIOLOGIA
Mas para algumas áreas da Sociologia (e para alguns sociólogos) acredita-se que métodos qualitativos — como entrevistas dirigidas, discussões em grupo e métodos etnográficos — permitam um melhor entendimento dos processos sociais.

11 Introdução à SOCIOLOGIA
Uma abordagem mediana apropriada é que ambos os métodos são complementares, do que se conclui que cada método pode complementar os resultados do outro. Por exemplo, os métodos quantitativos podem descrever os padrões grandes ou gerais, enquanto as aproximações qualitativas podem ajudar entender como os indivíduos entendem ou respondem a essas mudanças.

12 História da SOCIOLOGIA
A Sociologia, é uma área de interesse recente, mas foi a primeira ciência social a se institucionalizar, antes, portanto, da Ciência Política e da Antropologia.

13 História da SOCIOLOGIA
O termo Sociologie foi cunhado por Auguste Comte, que esperava unificar todos os estudos relativos ao homem — inclusive a História, a Psicologia e a Economia.

14 História da SOCIOLOGIA
Este fato é importante para o surgimento da Sociologia, pois colocava a sociedade num plano de análise, ou seja, passava a se constituir em “problema”, em “objeto” que deveria ser investigado.

15 História da SOCIOLOGIA
Porém, a Sociologia não é uma ciência de apenas uma orientação teórico-metodológica dominante. Ela traz diferentes estudos e diferentes caminhos para a explicação da realidade social.

16 História da SOCIOLOGIA
Assim, pode-se claramente observar que a Sociologia tem ao menos três linhas mestras explicativas, fundadas pelos seus autores clássicos, das quais podem se citar, não necessariamente em ordem de importância:

17 História da SOCIOLOGIA
A Sociologia, assim, vai debruçar-se sobre todos os aspectos da vida social. Desde o funcionamento de estruturas macro-sociológicas como o Estado, a classe social ou longos processos históricos de transformação social ao comportamento dos indivíduo num nível micro-sociológico. Sem jamais esquecer-se que o homem só pode existir na sociedade e que esta, inevitavelmente, lhe será uma "jaula" que o transcenderá.


Carregar ppt "CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google