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Pesquisa de credibilidade

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Apresentação em tema: "Pesquisa de credibilidade"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa de credibilidade
das certificações ISO 9000 ABNT/CB 25 Abril 2005 Rev.0

2 Objetivo A pesquisa tem como objetivo levantar o nível de credibilidade da certificação ISO 9000 junto às empresas certificadas, buscando identificar também: Avaliação do desempenho ou a competitividade após a certificação; Aspectos vantajosos e desvantajosos advindos da certificação; Avaliação do aumento da exportação após a certificação; Avaliação do aumento das vendas após a certificação; Avaliação do aumento da eficácia de marketing após a certificação; Motivos para obtenção da certificação; Dificuldades para obtenção da certificação.

3 Metodologia da pesquisa
Tipo Pesquisa quantitativa realizada por meio de entrevistas pessoais por telefone Público alvo: Empresas certificadas pelas normas ISO 9000 Universo: 2927 empresas Tamanho da amostra: foram realizadas 100 entrevistas Modelo de amostragem aleatória simples Erro amostral: 7,7 pontos percentuais, para p=80% e coeficiente de confiança de 95% Período de realização das entrevistas: 01 a 08/04/05

4 Resultados da pesquisa

5 Perfil das empresas Ramo de atividade Porte Base: 100

6 Resposta múltipla e espontânea Valores em percentual
Principais motivos que levaram a obtenção da certificação do sistema de gestão da qualidade Base: 100 Resposta múltipla e espontânea Valores em percentual Fonte: P1

7 Resposta múltipla e espontânea
Principais dificuldades para obtenção da certificação do sistema de gestão da qualidade Dificuldades % Mudança da cultura da empresa 25,0 Resistência dos funcionários 21,0 Capacitação dos funcionários 13,0 Burocracia 8,0 Interpretação das normas Adequação às normas 3,0 Outras Nenhuma 18,0 Base: 100 Resposta múltipla e espontânea Fonte: P2

8 Avaliação do desempenho e competitividade da empresa após a certificação
Fonte: P3 Base: 100 Confiança dos clientes 19,8 Melhoria da organização interna 14,8 Melhoria do controle de processo 13,6 Satisfação dos clientes 12,3 Acesso a novos mercados 11,1 Clientes não exigem a certificação 22,2 Certificação não é a única responsável pelo desempenho Concorrência desleal 100,0 Resposta múltipla e espontânea Fonte: P6 Base: 1 Resposta múltipla e espontânea Fonte: P5 Base: 18 Resposta múltipla e espontânea Fonte: P4 Base: 81 Valores em percentual

9 Resposta múltipla e espontânea
Principais aspectos considerados vantajosos para a empresa com a certificação Vantagens % Melhoria da organização interna 22,0 Melhoria da competitividade 12,0 Melhoria do controle de processo 11,0 Aumento da confiança dos clientes Diminuição de custos 9,0 Aumento da padronização interna Capacitação de funcionários Redução dos desperdícios 8,0 Acesso a novos mercados 7,0 Melhoria contínua Aumento da qualidade 6,0 Base: 100 Fonte: P7 Resposta múltipla e espontânea

10 Aspectos considerados desvantajosos para a empresa com a certificação
Desvantagens % Nenhum 75,0 Burocracia 18,0 Aumento de custos 7,0 Baixo retorno nos negócios 2,0 Base: 100 Fonte: P8 Resposta múltipla e espontânea

11 Clientes não exigem a certificação – 100,0
Aumento da aceitação e credibilidade da empresa junto aos clientes pelo fato de ser certificada Fonte: P9 Base: 100 Clientes não exigem a certificação – 100,0 Fonte: P10 Base: 6 Valores em percentual

12 Aspectos considerados para escolha do organismo de certificação
% Credibilidade 50,0 Preço 23,0 Indicação de outra empresa certificada 10,0 Indicação do consultor externo 6,0 Suporte técnico qualificado 5,0 Organismo especializado na área de atuação da empresa Localização 4,0 Outros Não sabe/não opinou 12,0 Base: 100 Fonte: P11 Resposta múltipla e espontânea

13 Meio através do qual o sistema de gestão da qualidade foi implantado
Base: 100 Resposta única e estimulada Valores em percentual Fonte: P12

14 Pretensão da empresa em renovar a certificação
Base: 100 Fonte: P13

15 Resposta múltipla e espontânea
Conhecimento do procedimento para reclamação sobre atuação dos organismos de certificação Base: 100 Fonte: P15 Como proceder % Contato com Inmetro 69,4 Organismo de certificação 20,4 Diretoria do organismo de certificação 8,2 Formulário de reclamação dos organismos de certificação 6,1 Boletim ABNT 2,0 Contato com CB25 Procon Resposta múltipla e espontânea Fonte: P16 Base: 49

16 Exportação iniciada antes ou depois da certificação
Base: 100 Exportação iniciada antes ou depois da certificação Fonte: P17 Base: 36 Fonte: P18

17 Exportação após a certificação
(somente para quem já exportava antes da certificação) Base: 29 Fonte: P19 Aumento da exportação se deve em parte à certificação Base: 14 Valores em percentual Fonte: P20

18 Volume de vendas após a certificação
Base: 100 Fonte: P21 Aumento das vendas se deve em parte à certificação Base: 55 Valores em percentual Fonte: P22

19 Eficácia de marketing após a certificação
Base: 100 Fonte: P23 Aumento da eficácia de marketing se deve em parte à certificação Base: 56 Valores em percentual Fonte: P24


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