A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I"— Transcrição da apresentação:

1 CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
LOCAÇÃO DE OBRAS: -Processo realizado com a finalidade de locar todos os centros de gravidade dos pilares que suportam a estrutura do edifício. -Deve ser baseado no projeto estrutural de locação, não se deve usar o projeto arquitetônico. -Pode ser feita por trena, teodolito ou estação total. -É necessário ser feita de forma caprichosa e precisa, na ordem dos milímetros. -Deve-se seguir o sistema de eixos de coordenadas constantes no projeto e as medidas devem ser sempre acumuladas da origem para não acumular erros. -Cuidar para não se estragar a locação quanto da movimentação do bate estacas ou perfuratriz, usa-se colocar cal para marcar o local dos pontos. -As marcações normalmente são feitas com estacas de madeira com um prego cravado sobre elas no ponto exato do centro.

2 CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
LOCAÇÃO DE OBRAS: -É importante a construção de um “gabarito” no entorno da obra tomando-se os seguintes cuidados: 1-Cravar estacas de boa qualidade para que fiquem bem firmes, evitando deslocamentos durante a execução das fundações; 2-Deslocá-lo para fora o suficiente para não atrapalhar as perfurações das estacas ou similares; 3-Construir as linhas horizontais com tábuas de madeira alinhadas e de primeira qualidade de maneira a proporcionar bom alinhamento e nivelamento(as tábuas podem ser de 10,15 ou 20cm); 4-Posicionar o gabarito a pelo menos 30cm acima do nível das vigas baldrame de maneira a que a construçào dos baldrames não seja atrapalhada posteriormente; 5-Fixar, inicialmente, só os pregos dos eixos das estacas, conforme consta no projeto de locação, os das faces das paredes, só depois de executadas as fundações;

3 CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
LOCAÇÃO DE OBRAS: 6-É importante que se identifique bem os pilares que estão sendo locados em cada eixo através de inscrição clara e bem visível na tábua do gabarito; 7-Quando a locação é feita de modo manual, é importante que se faça a conferência do esquadro da obra através de medições cruzadas ou até usando o teorema de Pitágoras; 8-quando é feita por um topógrafo o mesmo se encarregará de marcar os pontos no gabarito; 9-Esticando-se linhas cruzadas para cada uma das estacas, o cruzamento de cada uma das linhas será o nosso ponto procurado; 10-Com um prumo de centro, transfere-se o ponto para o solo e crava-se as estacas de marcação e sobre elas o prego do ponto exato. Opcionalmente, pode-se usar cavaletes isolados montados só onde se tem eixos de estacas, não circulando toda a obra como o gabarito, não é o mais recomendado, só para pequenas obras.

4 Locação de obras


Carregar ppt "CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google