A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AGRUPAMENTOS SOCIAIS, INSTITUIÇÕES ,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AGRUPAMENTOS SOCIAIS, INSTITUIÇÕES ,"— Transcrição da apresentação:

1 AGRUPAMENTOS SOCIAIS, INSTITUIÇÕES ,
SOCIOLOGIA: AGRUPAMENTOS SOCIAIS, INSTITUIÇÕES , SOCIALIZAÇÃO & ESTADO NACIONAL

2 O agir social insere o homem na sociedade, através das relações sociais.
Em Weber, RELAÇÃO SOCIAL (interação) seria uma conduta de vários indivíduos, reciprocamente orientada e dotada de sentido partilhado pelos diversos agentes de determinada sociedade. Como as relações sociais se mantêm? Resposta de Weber: por conta da dominação ou produção de legitimidade – submissão de um grupo a um “mandato”, aceitação de uma “autoridade” (alguém que “representa” o coletivo). Aí, então, entra a questão do “poder”.

3 AGRUPAMENTOS SOCIAIS Grupo Social: significa a reunião de pessoas que estão mutuamente em integração, associadas pela interação social que é responsável em manter alguma forma de organização, na medida em que realizam ações conjuntas de interesse comum aos membros participantes. Indivíduos com objetivos comuns, envolvidos num processo de interação.

4 Agregado (aglomerado) Social: reunião de pessoas com fraco sentimento grupal, que mesmo assim conseguem manter ente si um mínimo de comunicação e relações sociais. Não tem estrutura estável nem hierarquia de posições e funções. As pessoas são desconhecidas entre si e o contato social tem pequena duração. MULTIDÃO PÚBLICO MASSA

5 GRUPO SOCIAL: Apresentam hábitos, normas e costumes próprios, divisão de funções e posições sociais definidas. Ao longo da vida as pessoas participam de vários grupos sociais, sendo os principais: ‡Grupo familiar: representado pela família; ‡Grupo vicinal: formado pela vizinhança; ‡Grupo educativo: desenvolvido na escola; ‡Grupo religioso: formado por instituições religiosas (católica, evangélica, espírita etc.); ‡Grupo de lazer: formado por clubes, associações esportivas, grupo de teatro etc.; ‡Grupo profissional: constituído por profissionais que trabalham em empresas, escritório, lojas etc.; ‡Grupo político: formado por militantes de partidos políticos, e por integrantes do estado etc.

6 Características dos GRUPOS SOCIAIS:
*Pluralidade de indivíduos: grupo dá ideia de coletividade: há sempre mais de uma pessoa no grupo; *Interação social: para que haja grupo é preciso que os indivíduos interajam; *Organização: uma certa ordem interna é necessário para que o grupo se mantenha estável; *Objetividade e exterioridade: os grupos sociais são superiores e exteriores ao indivíduo, isto é, quando uma pessoa entra no grupo, ele já existe; quando sai ele continua a existir; *Conteúdo intencional ou objetivo comum: os membros de um grupo unem-se em torno de certos princípios ou valores para atingir um objetivo comum; quando uma parte dele coloca em dúvida algum desses princípios, o grupo se desagrega ou sofre divisões; *Consciência grupal ou sentimento de nós: são as maneiras de pensar, sentir e agir próprias do grupo; existe um sentimento mais ou menos forte de compartilhamento de uma série de ideias, valores e modos de agir; *Continuidade: as interações devem ter certa duração.

7 Tipos de Grupos Sociais
*Primários - predominam os contatos sociais primários (a família, os vizinhos, o grupo de lazer); *Secundários - predominam os contatos sociais secundários (grupos político e profissional); *Intermediários - aqueles em que se alternam e se complementam as duas formas (escola).

8 AGREGADOS (AGLOMERADOS) SOCIAIS Tipos de agregados sociais:
Reunião de pessoas com fraco sentimento grupal, que mesmo assim conseguem manter ente si um mínimo de comunicação e relações sociais. Não tem estrutura estável nem hierarquia de posições e funções. As pessoas são desconhecidas entre si e o contato social tem pequena duração. Tipos de agregados sociais: Multidão, Público e Massa

9 Tem como características:
* MULTIDÃO: Multidão(exemplo: carnaval e grupos que observam um acidente) Tem como características: * Falta de organização; * Anonimato; * Objetivos comuns; * Indiferenciação; * Proximidade física * Integração ocasional

10 Principais características do Público
Público(assistir competição esportiva, show musical...) Principais características do Público * Espontâneo; * Amorfo; * Não necessita de contato físico; * A comunicação é recebida por diversos meios de comunicação * Integração intencional. Aqui todos os indivíduos recebem o mesmo estímulo . Os modos de pensar, agir e sentir do público compõem o que é conhecido como opinião pública.

11 Principais características
MASSA: Principais características * Espontânea; * Recebem opiniões formadas (mais ou menos passiva) veiculadas pelos meios de comunicação; * Agrupamento relativamente grande de pessoas separadas e desconhecidas umas das outras; * Não exprime opinião em relação aos estímulos externos e dos meios de comunicação de massa. (exemplo: propaganda de produtos na TV e lideres demagógicos - induzir pessoas a agirem de forma emotiva e irracional); * O comportamento tende a ser manipulado, reage de forma espontânea, impensada e sem ter consciência de grupo.

12

13 Algumas perguntas inocentes ... Você tem Família?
Estuda em alguma Escola? Crê em Deus? Sai sem roupa de casa? Paga impostos? Você pode fazer o que quiser?

14 Grupo Social + norma = Instituição Social Poder normativo e coercitivo
AGORA SIM VOCÊ FOI APRESENTADO AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS! UMA DEFINIÇÃO: São um padrão de controle, ou seja, uma programação da conduta individual imposta pela Sociedade. Grupo Social + norma = Instituição Social Poder normativo e coercitivo

15 A FAMÍLIA

16 A ESCOLA

17 A RELIGIÃO

18 O ESTADO

19 INSTITUIÇÃO SOCIAL – Definição:
Vamos falar difícil ? INSTITUIÇÃO SOCIAL – Definição: A instituição social é um mecanismo de proteção da sociedade. É o conjunto de regras e procedimentos padronizados e socialmente, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade, cuja importância estratégica é manter a organização do grupo e satisfazer as necessidades dos indivíduos que dele participam.

20 As instituições nos vigiam o tempo todo ... E nós adoramos isso ...

21 Um encontro lunar ... VOCÊ AGE SEMPRE COMO UM POLICIAL RABUJENTO ...
(Já percebeu isso?) Um encontro lunar ... Engenhão lunar: a casa do Fogão!

22 Será que somos todos robôs?
Um famoso “doutor”(o sociólogo norte-americano G. Smith Russel) afirmou que “nove décimos de tudo o que você faz, diz, pensa e sente desde que se levanta de manhã cedo até que vai para a cama dormir. Você diz, faz, pensa e sente não de modo independente, mas em conformidade inconsciente e sem crítica com regras, regulamentos, hábitos grupais, padrões, códigos, estilos e sensações que existiam muito antes que você nascesse”.

23 EDUCAR SERIA UM CONFORMISMO? Você gosta de rir dos outros?
A sociabilidade, tendência natural da espécie humana para viver em sociedade, é desenvolvida pelo processo da socialização. A socialização consiste no ato de transmitir ao indivíduo, de levá-lo a assimilar e introjetar os padrões culturais da sociedade. O controle social é a forma pela qual a sociedade coloca os valores do grupo na mente de todos os seus membros. Você gosta de rir dos outros?

24 As características de toda Instituição ...
força ou poder (coercitividade): impor sua vontade. normas ou regras: estabelecer padrões. autoridade moral: aceita por todos. historicidade: perenidade. objetividade: reconhecida. exterioridade: realidade única.

25 O CONTRATO SOCIAL - Ordem divina se refletia na Terra.
1. Antes: - Ordem divina se refletia na Terra. 2. No Mundo Moderno: - um acordo entre as partes. Porque o homem é um ser sociável. 3. Fundamentação Teórica: - eu abro mão de fazer justiça com minhas próprias mãos e o Estado garante minha vida, propriedade e me fornece garantias individuais.

26 O ESTADO : um agente de controle social
Impostos ... Você paga? Documentos ... Estão em dia? Segurança ... A presença da Lei? Educação ... A obrigação é só dele? Trabalho ... Há emprego para todos? Transportes ... O conforto é necessário? Moradias ... Um dever bem cumprido?

27 REFLEXÕES SOBRE O CONTRATO SOCIAL “Quem só obedece é escravo!
A FUNÇÃO DO ESTADO: As garantias fundamentais. A Educação. Se o Estado não cumpre sua função? - O papel do cidadão ... O CIDADÃO: - Membro de um Estado, considerado do ponto de vista de seus deveres para com a pátria e de seus direitos políticos. “Quem só obedece é escravo!


Carregar ppt "AGRUPAMENTOS SOCIAIS, INSTITUIÇÕES ,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google