A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO - DRP

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO - DRP"— Transcrição da apresentação:

1 DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO - DRP
História, conceitos e princípios

2 Diagnóstico FORMAIS Mais demorado podem não dar resultados reais: DINÂMICA Não estimulava a participação dos agricultores na análise de seus problemas São indicados para situações que se necessita de quantificação INFORMAIS Mais rápidos na obtenção das informações gerais e das ações a serem desenvolvidas Estimulam a participação dos agricultores na análise de seus problemas

3 A palavra diagnóstico significa discernimento, faculdade de conhecer, de ver através de...
É também um conjunto de ações que visam conhecer a realidade de um lugar ou uma situação.

4 A melhor forma de fazer um diagnóstico é de modo participativo, buscando o maior envolvimento possível das pessoas na construção de um conhecimento aprofundado a respeito da realidade local.

5 UM DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO É MAIS DIFÍCIL DE FAZER
Requer o respeito as diferenças. Tem a ver com comportamento e atitude de nós mesmos. Aprendizado coletivo. Inclusão do máximo de visões com o máximo de pessoas. Ação transformadora. Aprendemos sobre participação quando tentamos vivenciá-la.

6 ENFOQUE PARTICIPATIVO
Requer flexibilidade e envolve compreensão É, portanto, um insumo, uma postura, uma necessidade e uma condição da eficiência para o diagnóstico da realidade. Como as pessoas tem necessidade de se auto-afirmar, de interagir em sociedade, de criar, de realizar, de contribuir, novas formas de conhecimento expandem-se com esse tipo de enfoque.

7 Participação deve ser entendida como o fazer parte nas tomadas de decisão.
Participar é também acompanhar, durante o projeto e ao final dele, as atividades geradas por meio daquelas decisões coletivas tomadas durante o processo participativo.

8 A PARTICIPAÇÃO TEM COMO PRESSUPOSTOS...
Melhorar as condições para tomada de decisão e ações coletivas. Elevar a co-responsabilidade dos atores sociais. Facilitar os processos de aprendizado social. Aperfeiçoar as formas de articulação e representação de interesses.

9 NÍVEIS DE PARTICIPAÇÃO
Auto-ajuda Interativa Funcional Incentivos materiais Consulta Fonte de informação Passividade

10 O QUE É UM DRP? É um conjunto de técnicas e ferramentas que permite que as comunidades façam o seu próprio diagnóstico e a partir daí comecem a autogerenciar o seu planejamento e desenvolvimento.

11 CARACTERÍSTICAS DO DRP
É um processo de construção de informações, com integração de diferentes perspectivas e interesses. Impulsiona mudança de papéis. Reconhece o valor dos conhecimentos locais. Instrumento de comunicação.

12 HISTORIA DO DRP Década de 60 Transferência de tecnologias.
Mudança do foco para conhecimento das condições locais; dos grupos beneficiários e suas tradições (acúmulo de dados).

13 Década de 80 Conceitos mais participativos da educação popular (redução de dados). Surge o Diagnóstico Rural Rápido – DRR Década de 90 Ampliação da participação com o Diagnóstico Rural Participativo – DRP

14 PRINCÍPIOS BÁSICOS DO DRP
Analisar e entender as diferentes percepções. Respeitar a sabedoria e a cultura do grupo. Escutar todos da comunidade. Utilizar meios de visualização.

15 Promover a triangulação das informações.
Considerar a ignorância ótima. Analisar as informações com a comunidade.

16 Obrigado pela atenção!!!!


Carregar ppt "DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO - DRP"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google