A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - RN 11/12/2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - RN 11/12/2012."— Transcrição da apresentação:

1 Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - RN 11/12/2012

2 Avaliação sobre a situação atual, quanto às estratégias propostas: 1) O tema (prevenção, preparação e resposta frente a acidente com produto químico) foi inserido no plano estadual de saúde? – Ainda, não. No entanto, como o Plano Estadual de Saúde para o Período 2012-2015 encontra-se em fase de elaboração, estamos verificando a possibilidade de inclusão deste TEMA. 2) Ou o tema foi inserido em outro instrumento de pactuação / organização das ações e serviços? – NÃO – Qual instrumento?

3 Avaliação sobre a situação atual, quanto às estratégias propostas: 3) O Comitê Estadual de Saúde em Desastre (CESD) foi constituído? – Sim – Comitê está formalizado, com normativa/portaria formalizada? – SIM, PORTARIA – Comitê Estadual de Enfrentamento de Emergência em Saúde Pública - Portaria n. 127/2010 – GS/SESAP, de 16 de junho de 2010 – Qual a normativa? 4) Ou outro fórum / colegiado foi constituído para tratar o tema dos desastres? Não – Sim / não – Qual é esse fórum/colegiado? – Está formalizado?

4 Avaliação sobre a situação atual, quanto às estratégias propostas: 5) O CESD ou outro fórum estão em atividade? – SIM. Porém as reuniões previstas para o ano 2012 não aconteceram de forma sistemática. 6) Quanto ao plano de contingência para desastres? – Elaborado / em elaboração? – Em Elaboração, com o esboço sendo construído internamente no setor Não Biológicos. Falta discuti-lo com o CEREST e demais setores afins. – Pretende ser realizado? – SIM. Previsão de conclusão até final de 2013.

5 Avaliação sobre a situação atual, quanto às estratégias propostas: 7) CESD (ou outro colegiado) e Plano pretendem abordar o tema dos acidente químicos? – SIM. Estamos articulando internamente a inclusão do tema no Plano, um vez que acidentes químicos podem acarretar outros eventos potencialmente promotores de desastres.

6 Avaliação sobre a situação atual, quanto às estratégias propostas: 8) Quais são os avanços percebidas no desenvolvimento / fortalecimento da atuação do setor saúde em acidentes químicos? – Capacitação dos Profissionais da VIGILÂNCIA AMBIENTAL e do CEREST 9) Quais são as dificuldades enfrentadas para o desenvolvimento / fortalecimento da atuação do setor saúde em acidentes químicos? – A Articulação Intrasetorial e Intersetorial ainda é frágil; – Agendas Sobrecarregadas em função dos Recursos Humanos Disponíveis

7 Avaliação sobre a situação atual, quanto à atuação intrasetorial: 10) Qual é a proposta da Saúde do Trabalhador para abordagem do tema? – Inclusão do tema na nossa PAST-2013, Programação Anual de Ações em Saúde do Trabalhador, em processo de construção e a ser enviada em breve à CIST (Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador, do Controle Social. – Dar início a um processo de capacitação à equipe do CEREST (o qual pode ser estendido posteriormente a outros parceiros entre eles; Controle Social, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Policia Militar, Cruz Vermelha, etç.

8 Avaliação sobre a situação atual, quanto à atuação intrasetorial: 11) Há articulação entre a Vigilância ambiental e saúde do Trabalhador para ações de Vigilância? – SIM, embora as ações aconteçam de forma pontual de acordo com as demandas. – Poderia se dar um up grade nesta parceria se fosse formalizada uma serie de ações e atividades conjuntas.

9 Avaliação sobre a situação atual, quanto à atuação intersetorial: 12) A SES participar de Comissão Estadual do P2R2 (CE/P2R2)? – Sim / não – Não – Qual/quais são os nomes dos representantes do setor saúde nesses Comissões? 13) Na ausência de CE/P2R2, a SES participa de outro fórum intersetorial para atuação em acidentes químicos? – Sim / não – Não – Qual é o nome do fórum? – Qual/quais são os nomes dos representantes do setor saúde nesse fórum?

10 Avaliação sobre a situação atual, quanto à necessidade de formação / capacitação: 14) A SES gostaria de contar com apoio do DSAST/SVS/MS para educação continuada? – SIM. – 20 a 25 profissionais Temas de interesse: – Produtos Perigosos; – Toxicologia e Emergência Toxicológica; – Contaminação Ambiental; – Rotas de Exposição; – Sistema de Comando de Incidentes; – Gestão de risco – Análises Laboratoriais – Ações de Primeira Resposta; – Saúde e Segurança no Trabalho; – Riscos as populações expostas.

11 Avaliação sobre a situação atual, quanto à necessidade de formação / capacitação: 15) A SES tem condição de identificar Regionais de Saúde ou SMS que gostariam do apoio na esfera federal para fortalecer autuação em acidente químico ? – SIM. – As 07 regionais de saúde, e 03 municípios: Natal, Parnamirim e Mossoró. Temas de interesse : – Aspectos conceituais de Produtos Perigosos; – Toxicologia e Intoxicações Toxicológicas; – Contaminação Ambiental; – Riscos as populações expostas.

12 Outras informações que a SES considerar relevantes

13 Contatos: CEREST - estadual, regional, municipal Saúde Ambiental - estadual, regional, municipal SUVAM – Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental/CPS/SESAP Subcoordenadora: Iraci Nestor (84) 3232-2721 Saúde do Trabalhador - estadual, regional, municipal CEREST/CPS/SESAP Subcoordenador: Mario Soares 84) 3232-2886


Carregar ppt "Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - RN 11/12/2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google