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ANPED GT-19 Educação Matemática

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Apresentação em tema: "ANPED GT-19 Educação Matemática"— Transcrição da apresentação:

1 ANPED GT-19 Educação Matemática
Representação no Comitê Científico

2 Sub área 3 GT19 – Educação Matemática GT04 – Didática - 2
CÓDIGO COMITÊ CIENTÍFICO RELEVÂNCIA CLAREZA CONSISTÊNCIA INTERLOCUÇÃO ORIGINALIDADE PUBLICAR (RBE) ACEITAÇÃO CONSULTOR AD-HOC ACEITAÇÃO ORIGINALIDADE INTERLOCUÇÃO CONSISTÊNCIA CLAREZA RELEVÂNCIA CORREÇÃO PUBLICAR CORREÇÃO (RBE) Legenda Aceitação: (SIM) - Aceito ---- (NÃO) - Não Aceito ---- (Q)- Não Aceito por Quebra de Sigilo ---- (R) - Aceito com Restrições Total trabalhos do GT = 23 Sub área 3 GT04 – Didática - 2 GT08 – Formação de Professores - 6 GT12 – Currículo - 4 GT16 – Educação e Comunicação - 3 GT19 – Educação Matemática GT24 – Educação e Arte - 4

3 REUNIÃO DO COMITÊ CIENTÍFICO 01 e 02 de Julho de 2010 – PUC-Rio
24/ /05 - Distribuição dos trabalhos entre os membros do Comitê Científico; possibilidade de convocação de suplentes para atuar durante o processo de avaliação. 03/05 -06/05 – Distribuição, Avaliação e Consolidação da avaliação feita pelos consultores Ad hocs de trabalhos, pôsteres e minicursos.

4 Representação CC - ações
04/ /06 – Primeira fase Avaliação dos Trabalhos dos GTs da sub área (35 dias). 08/06 – 28/06 – Segunda fase Consolidação prévia da avaliação da primeira fase (Comitê Científico + Ad hoc); Preparação para a Reunião do Comitê Científico (20 dias).

5 Número de trabalhos recebidos - 23 aprovados por dois avaliadores - 10
rejeitados por dois avaliadores - 2 avaliados em discrepância - 10 rejeitados por quebra de anonimato - 1 selecionados – 18 apresentados – 14 excedentes - 4

6 O percurso dos trabalhos enviados ao GT-19 da ANPED
Após a triagem da Secretaria, foram encaminhados para dois avaliadores: um do próprio GT-19 - o avaliador ad hoc, e outro; o avaliador do Comitê Científico, escolhido dentre os representantes de cada GT que compõem a sub-área em que o GT está inserido, no caso, a sub área 3.

7 Critérios Consultor ad hoc / Comitê Científico Relevância Clareza
Consistência Interlocução Originalidade Correção Publicar RBE

8 Itens de orientação ao avaliador
Explicite qual a problemática. Questão(ões) de pesquisa e objetivo(s) do trabalho. Teça considerações sobre a adequação da abordagem teórico-metodológica. Destaque os aspectos que indiquem relevância, mérito e/ou originalidade do trabalho. Indique os pontos que considerou positivos (aspectos inovadores, avanços para a área). Pontos negativos do trabalho (problemas, fragilidades, inconsistências).

9 Qualidade dos pareceres e funcionamento do sistema de ad hocs
Os pareceres da maioria dos ad hoc foram bastante completos atendendo todos os itens destacados e favorecendo muito as tomadas de decisão e principalmente a elaboração do parecer final. Os pareceres recebidos no ano de 2010 em relação aos do ano anterior foram muito mais detalhados e de melhor qualidade.

10 Visão geral dos trabalhos. (referencial teórico e metodológico, forma,
Visão geral dos trabalhos (referencial teórico e metodológico, forma, temáticas, etc) Dos 23 trabalhos submetidos, nos 18 selecionados, sendo quatro excedentes, as temáticas foram diversas.

11 Predominaram as relacionadas...
à formação e aprendizagem de futuros professores nas licenciaturas (Matemática e Pedagogia) e às diferentes formas de qualificação e desenvolvimento profissional do professor que atua nos sistemas de educação escolar, inclusive na Educação Infantil.

12 E também... uso das TICs durante a formação de professores;
estudos históricos da matemática como disciplina escolar e das origens da licenciatura em Matemática a partir de fontes primárias; caracterização da profissão docente e das especificidades do trabalho docente. Abordados por meio de referenciais teóricos contemporâneos, entre eles a contribuição de Chervel e a teoria das representações de Moscovici.

13 No estudo da aprendizagem da matemática...
a abordagem histórico-cultural e a teoria dos campos conceituais de Vergnaud foram as bases. Houve também um estudo sobre a criatividade.

14 Também conceitos de Foucault e Wittgenstein apoiaram a análise de três trabalhos.

15 Houve ainda, um estudo que abordou a questão curricular em uma perspectiva de ensaio teórico em defesa de uma educação estatística.

16 Quanto aos referenciais metodológicos...
Para além de estudos históricos, em pequena quantidade, predominaram as abordagens qualitativo-interpretativas para o estudo de narrativas e textos escolares a partir de material obtido em situação escolar ou em cursos de licenciatura (Matemática e Pedagogia) na relação professor, aluno e conhecimento. Houve ainda, um estudo que utilizou a escala de Likert e outro a abordagem de ABRIC para uma análise quantitativo-qualitativa.

17 De forma geral... os trabalhos atenderam as normas técnicas e foram muito bem escritos, porém infelizmente ainda foram identificados textos com problemas gramaticais. Teriam eles sido submetidos à apreciação de modo apressado, sem a devida revisão e leitura cuidadosa?


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