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Constituição dos motores de combustão interna
Instituto de Tecnologia-Departamento de Engenharia Área de Máquinas e Energia na Agricultura Constituição dos motores de combustão interna IT154 – Motores e Tratores Carlos Alberto Alves Varella
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Motor de combustão interna
É um conjunto de mecanismos que transforma energia térmica em energia mecânica. Neste tipo de motor a combustão é realizada dentro do próprio motor.
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HISTÓRICO Padre HAUTEFOILLE, 1652: 1ª ideia de construir um motor aproveitando a força expansiva dos gases. HUYGENS, 1680: propôs um motor a pólvora que funcionava com cilindro e pistão. DÊNIS PAPIM, 1687: desenvolveu e descreveu o princípio de funcionamento de uma máquina a vapor com pistão.
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HISTÓRICO JAMES WATTS, 1767: construiu um motor a vapor com sistema de resfriamento dos cilindros. ROBERT STEET, 1794: obteve a patente de um motor de combustão interna de dois cilindros horizontais. PHILLIP LEBEN, 1801: patente de um motor de combustão interna com mistura de ar e gás inflamado.
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HISTÓRICO CECIL, 1821: motor de combustão com mistura de ar e hidrogênio, primeiro motor a funcionar com sucesso. LENOIR, 1860: patenteou motor de combustão interna a gás. BEAU DE ROCHÁS, 1862: patenteou os princípios de funcionamento dos motores de 4 tempos de combustão interna, mas não conseguiu construir um motor.
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HISTÓRICO MOTOR DO CICLO OTTO: ignição por centelha, quatro tempos, combustão interna. Nikolaus August Otto, 1876 MOTOR DO CICLO DIESEL: ignição por compressão, quatro tempos, combustão interna. Rudolf Diesel, 1893
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Motor do ciclo otto Nikolaus August Otto, 1876. Ignição por centelha.
Vela de ignição promove centelha elétrica para dar início a combustão. Vela de Ignição
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Motor do ciclo diesel Rudolf Diesel, 1893 Ignição por compressão.
Bico pulveriza combustível sobpressão para dar início a combustão. Bico injetor
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Principais fabricantes de motores diesel
MWM, PERKINS, MAXXFORCE, CATERPILLAR, JOHN DEERE, CUMMINS, SCANIA, YANMAR.
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Principais partes do motor
CABEÇOTE, BLOCO E CÁRTER
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Cabeçote do motor o cabeçote é a parte superior do motor;
são fabricados em ferro fundido ou alumínio.
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Bloco do motor o bloco é a parte central do motor;
normalmente construído de ferro fundido ou alumínio;
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Cárter do motor o cárter é a parte inferior do motor;
normalmente é o reservatório de óleo lubrificante.
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Principais componentes do cabeçote
Válvulas: as válvulas são usadas nos motores de quatro tempos. Controlam a entrada e saída de gases em cada cilindro do motor.
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Principais componentes do cabeçote
Eixo de cames; Eixo de comando de válvulas; possui um ressaltos ou cames para cada válvula. são fabricados em aço forjado ou ferro fundido.
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Principais componentes do bloco
Cilindro: o cilindro é um furo no próprio bloco aberto nas duas extremidades.
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Principais componentes do bloco
Árvore de manivelas ou virabrequim é normalmente fabricado em aço.
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Localização do pistão Pistão-Biela-Árvore de manivelas Pistão do motor
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Principais componentes do bloco
Pistão: o pistão é fechado na parte superior e aberto na inferior. Apresenta ranhuras na parte superior para fixação dos anéis de segmento
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Principais componentes do bloco
Biela: em forma de haste é responsável por transmitir o movimento linear alternativo dos pistões para a árvore de manivelas.
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Localização da biela Pistão-Biela-Árvore de manivelas Biela do motor
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Volante do motor Armazena energia proveniente da combustão. Essa energia é utilizada para manter o eixo do motor girando nas demais fases do ciclo onde não ocorre combustão nos cilindros.
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Volante do motor Partida inicial do motor através da cremalheira acoplada ao motor de partida (elétrico). O tamanho do volante é proporcional ao período sem expansão (combustão). Quanto menor o número de cilindros do motor maior deverá ser o volante.
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Principais componentes do cárter
reservatório de óleo lubrificante; bomba de óleo lubrificante está localizada no cárter; fechamento da parte inferior do motor.
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Bomba de óleo lubrificante
Circulação do óleo lubrificante entre cárter e partes móveis do motor. Bomba de lóbulos Bomba de engrenagens
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Bomba de lóbulos: partes
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Bomba de engrenagens: partes
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Videos Montagem do motor
Vídeos Montagem motor Otto 8 válvulas Montagem motor Otto de 16 válvulas
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