A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRINCÍPIOS BÁSICOS EM GEOPROCESSAMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRINCÍPIOS BÁSICOS EM GEOPROCESSAMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 PRINCÍPIOS BÁSICOS EM GEOPROCESSAMENTO
Aula elaborada por Roberto Carlos Orlando com objetivo conceitual PRINCÍPIOS BÁSICOS EM GEOPROCESSAMENTO 1.1 Definição Disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento de informações geográficas As ferramentas computacionais do Geoprocessamento, são chamadas de Sistemas de Informações Geográficas (SIGs).

2 1.2- Conceitos de espaço geográfico, informação espacial e relação espacial
1.2.1 Espaço geográfico e informação espacial Espaço geográfico: uma coleção de localizações na superfície da Terra, sobre a qual ocorrem os fenômenos geográficos; Informação espacial: está relacionada à existência de objetos com propriedades, as quais incluem a sua localização no espaço e a sua relação com outros objetos.

3 1.2- CONCEITOS DE ESPAÇO GEOGRÁFICO, INFORMAÇÃO ESPACIAL E RELAÇÃO ESPACIAL
Relações espaciais: estabelecem padrões de ocupação. Correlação espaciais: coisas próximas são parecidas; Correlação temática: correlação entre um tema e outros (solo e vegetação); Correlação temporal: o mesmo tema varia com o tempo; Correlação topológica: adjacência, pertinência e interseção, permitem estabelecer os relacionamentos entre os objetos geográficos

4 1.3 - PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM SIG
Integrar, numa única base de dados, as informações espaciais provenientes de dados cartográficos, dados de censo e cadastro urbano e rural, imagens de satélite, redes e modelos numéricos de terreno; Oferecer mecanismos para combinar as várias informações, através de algoritmos de manipulação e análise, bem como consultar, recuperar, visualizar e plotar o conteúdo da base de dados georreferenciados.

5 1. 4 - MANEIRAS DE UTILIZAR UM SIG
Como ferramenta para produção de mapas; Como suporte para análise espacial de fenômenos; Como um banco de dados geográficos, com funções de armazenamento e recuperação de informação espacial.

6 1. 5 - ESTRUTURA GERAL DE UM SIG
Interface com usuários; Entrada e integração de dados; Consulta, análise espacial e processamento de imagens; Visualização e plotagem; e Armazenamento e recuperação de dados (organizados sob a forma de banco de dados geográficos.

7 1. 6 - ANÁLISE ESPACIAL Análise Pergunta geral Exemplo
Condição O que está... Qual a população desta cidade? Localização Onde está... Quais as áreas com declividade acima de 20%? Tendência O que mudou... Esta terra era produtiva a 5 anos atrás? Roteamento Por onde ir... Qual o melhor caminho para o metrô? Padrões Qual o padrão... Qual a distribuição de dengue em “ Gothon City”? Modelos O que acontece se... Qual o impacto no clima se desmatarmos a Amazônia?

8 2 - MAPAS 2.1. Mapas temáticos Descrevem de forma
qualitativa, a distribuição espacial de uma grandeza geográfica

9 2 - MAPAS 2.2. Mapas cadastrais: cada elemento do mapa é considerado como um objeto geográfico possuindo atributo e podendo estar associado a várias representações gráficas.

10 2 - MAPAS 2.3. REDES: -Serviços de utilidade pública, como água, luz, telefone; - Redes de drenagem em bacias hidrográficas; e - Rodovias.

11 3 - IMAGENS São armazenadas como matrizes, sendo que cada elemento é denominado pixel, que tem um valor proporcional a energia eletromagnética refletida ou emitida pela área da superfície terrestre mapeada. Satélites: LANDSAT, SPOT, NOAA, METEOSAT, ERS.

12 4 - MODELOS NUMÉRICOS DE TERRENO
É uma representação quantitativa de uma grandeza que varia continuamente no espaço. Entre os usos podemos citar: Armazenamento de dados de altimetria para gerar mapas topográficos (MDT); Análises de corte-aterro para projeto de estradas e barragens; Geração de mapas de declividade (classes de declividade); Análise de variáveis geofísicas e geoquímicas; Apresentação tridimensional.

13 5 - REPRESENTAÇÕES COMPUTACIONAIS DOS MAPAS
5.1 - Representações vetoriais: neste caso qualquer entidade do mapa é reduzido a três formas básicas: pontos, linhas e áreas ou polígonos.

14 5 - REPRESENTAÇÕES COMPUTACIONAIS DOS MAPAS
5.1 - Representações matriciais: cada célula possui um número de coluna, um número de linha e um valor correspondente ao atributo estudado, onde cada célula é individualmente acessada pelas suas coordenadas.

15 6 - ENTRADAS DE DADOS EM UM SIG
Entrada através do teclado pelo usuário; Importação de outros bancos de dados não geográficos; Digitalização através de mesas digitalizadoras ou na própria tela; Imagens de satélites e fotografias aéreas; Scanners; e GPS.

16 7 - MODELAGEM (erosão do solo)
1) Determinação das características a) Tipo de solo b) Tipo de vegetação 2) Definição do fator peso Características Tipo Descrição Peso Solo Arenoso Argiloso Pedregoso 1 Vegetação Arbusto Pastagem Bosque

17 7 - MODELAGEM (erosão do solo)

18 8 - OPERAÇÕES COM DADOS ESPACIAIS
OPERADOR LÓGICO AND QUAIS AS CÉLULAS SÃO A AND 7?

19 8 - OPERAÇÕES COM DADOS ESPACIAIS
OPERADOR LÓGICO OR QUAIS AS CÉLULAS SÃO A OR 7?


Carregar ppt "PRINCÍPIOS BÁSICOS EM GEOPROCESSAMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google