A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AGROECOLOGIA Eng. Florestal: Léo Lince do Carmo Almeida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AGROECOLOGIA Eng. Florestal: Léo Lince do Carmo Almeida"— Transcrição da apresentação:

1 AGROECOLOGIA Eng. Florestal: Léo Lince do Carmo Almeida
Unidade de Apoio Organizacional Agroecologia e Meio Ambiente

2 BASES CONCEITUAIS DE AGROECOLOGIA
Agroecologia Etimológica: refere-se especificamente ao meio natural inerente a toda e qualquer forma de produção agrícola seja ela convencional ou alternativa. Agroecologia no caráter humano: área de conhecimento social e culturalmente construída.

3 . Agroecologia no sentido multidimensional:
sustentabilidade econômica (potencial de renda e trabalho, acesso ao mercado); ecológica (manutenção, melhoria de qualidade dos recursos naturais e das relações ecológicas de cada ecossistema); social (inclusão das populações mais pobres e segurança alimentar); cultural (respeita as culturas tradicionais); política (organização para a mudança e participação nas decisões); ética (valores morais transdecendentes).

4 EM SÍNTESE: A Agroecologia é considerada como ciência emergente orientada por uma base epistemológica e metodológica. A Agroecologia é considerada como campo de conhecimento transdisciplinar que recebe as influências das Ciências Sociais, Agrárias e Naturais, em especial a Ecologia Aplicada.

5 Segundo Altieri (2001), a Agroecologia encerra os seguintes elementos técnicos:
Conservação e Regeneração dos recursos naturais – solo, água, recursos genéticos, além da fauna e flora benéfica. Manejo dos recursos produtivos – diversificação e reciclagem dos nutrientes e da matéria orgânica e regulação biótica. Implementação dos elementos técnicos – definição de técnicas ecológicas, escala de trabalho, integração dos elementos do sistema em foco e adequação a racionalidade dos agricultores.

6 TRANSIÇÃO ECOLÓGICA Amparado pela:
A pesquisa científica (solos, fisiologia, entomologia, fitopatologia e outras áreas). Os conhecimentos relacionados à Agroecologia formulados por diversos autores, incluindo os fundadores das correntes clássicas (Howard, Steiner, Fukuoka, Chaboussous) e os contemporâneos. Os conhecimentos tradicionais camponeses e indígenas de manejo dos recursos. O aprendizado acumulado na prática recentes de sistemas sustentáveis em diversos locais do mundo.

7 TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA (GLIESSMAN, 2000)
Transição interna ao sistema agropecuário: Passo 1: redução e racionalização do uso de insumos químicos; Passo 2: substituição dos insumos; Passo 3: manejo da biodiversidade e redesenho dos sistemas produtivos. Transição externa ao sistema produtivo agropecuário: - Expansão da consciência pública; Organização dos mercados e infra-estrutura; Mudanças institucionais na pesquisa, ensino e extensão; Políticas públicas; Inovações na Legislação Ambiental.

8 ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA AGRICULTURA ALTERNATIVA
Início do século XX: euforia gerada por Liebig – Lei Dominismo. Segundo Ehlers (1999):ações contrárias a Liebig. Na Europa: - Agricultura Biodinâmica – Rodolf Steiner em 1924. - Agricultura Orgânica – Albert Howard – 1925. Agricultura Biológica – Hans Muller – 1925. Japão – 1935 Agricultura natural – Fukuoka e Mokiti Okada. Outras A Permacultura – Bill Molisson. Agricultura Ecológica. Agricultura Regenerativa.

9 ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA AGROECOLOGIA
Agroecologia é tão antiga quanto a origem da agricultura. Estudo das agriculturas tradicionais, indígenas ou camponesas, revela sistema agrícolas complexas adaptadas as condições locais, com agroecossistemas estrutural e funcionalmente muito similares às características dos ecossistemas naturais. (Hecht, 1997). Conhecimento das culturas campesinas tradicionais, desaparece a idéia preconcebida pela sociedade industrial-urbana de que as práticas agrícolas eram primitivas e insuficiente. (manejo do ecossistema e da importância destes para melhorar os sistemas produtivos atuais (Altieri, 1992).

10 POR QUE AGROECOLOGIA? Riechmann (2002)
É relevante rever o modelo de produção agropecuária, pois seus pressuposto originais ( AI) não contemplaram as salvaguardas ao meio ambiente e a saúde humana. Agroecologia caracteriza um esforço de construção de modelos de agricultura e de sociedade onde não haja custos socioculturais, ambientais e econômicos ocultos.

11 AGROECOLOGIA PARA QUEM?
Se a Agroecologia se propõe a desenhar e manejar agroecossistemas sustentáveis e construir estratégias de desenvolvimento rural englobando as dimensões ecológicas, sociais, culturais e econômicas, podemos afirmar que a agroecologia é uma ciência que serve à sociedade como um todo, às gerações atuais e futuras, aos atores do mundo rural e urbano.

12 PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO EM AGROECOLOGIA.
O perfil e a formação dos pesquisadores muitas vezes continuam sendo convencionais. Projetos apresentados com a mesma lógica da pesquisa clássica (por produtos disciplinares baseado no delineamento linear clássico, com pouca ou nenhuma participação dos produtores. Estratégias metodológicas de pesquisa, desenvolvimento e inovação em Agroecologia: Ensaios sistêmicos, Ensaios de síntese, Indicadores e avaliação de experiências agroecológicas. Redes de referência, Pesquisa participativa.

13 DESAFIOS FUTUROS E DIRETRIZES DA EMATER EM AGROECOLOGIA
Estar diante de um processo de construção de um modelo de desenvolvimento rural sustentável, indo além de um processo sistêmico participativo, integrado e ético. Diretrizes e demandas em pesquisa Agroecológica. Institucionalizar o marco referencial a Agroecologia. Fortalecer a capacitação das equipes em Agroecologia. Sistematizar ações e experiências dos agricultores em Agroecologia. Desenvolver processos participativos com enfoque sistêmico. Trabalhar dimensão da equidade.

14 PÚBLICO PREFERENCIAL E DEMANDAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
Agricultor familiar; Pequeno e médios Agricultores; Grande Agricultor ( futuramente); Políticas Públicas Reforma Agrária; Formação de novos profissionais; Estimular a criação de um Programa Nacional de Transição Ecológica; Incrementar Programa de Orientação e Acompanhamento Técnico; Incentivar processos de certificação participativa e avaliação de conformidade; Fortalecer os programas de agregação de valor e comércio solidário; Educação Ambiental e Ecoturismo.

15 FAZENDINHA AGROECOLÓGICA – EMBRAPA ARROZ E FEIJÃO

16 FAZENDINHA AGROECOLÓGICA – EMBRAPA ARROZ E FEIJÃO

17 FAZENDINHA AGROECOLÓGICA – EMBRAPA ARROZ E FEIJÃO

18 FAZENDINHA AGROECOLÓGICA – EMBRAPA ARROZ E FEIJÃO

19 DO DESENVOLVIMENTO RURAL CONVENCIONAL AO DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
A revolução verde transformou-se no modelo básico para mudança da agricultura contribuiu para elevar a produtividade nas propriedades e regiões em que as rendas já eram mais elevadas, mas nada conseguiu fazer para melhorar a situação dos pobres do campo. Ao contrário, ampliou a expansão e as desigualdades sociais e agravou os efeitos negativos sobre a agricultura e o meio ambiente. Os sucessivos fracassos das estratégias do difusionismo deram lugar a vários estudos críticos sobre os impactos do modelo, dos quais nasceriam novas e diferentes estratégias de intervenção nos processos de promoção do desenvolvimento agrícola e rural.

20 A CAMINHO DA SUPERAÇÃO DO MODELO CONVENCIONAL DO DESENVOLVIMENTO
1962 – Primavera silenciosa (Rachel Calson); 1970/ 72 – 1º Trabalho do Clube de Roma e limites do crescimento. 1973 – O negócio é ser pequeno (E. F. Schumacher) 1974 – 2º Trabalho do Clube de Roma 1976 – 3º Trabalho de Clube de Roma 1980 – Informe Global 2000 (Presidente Carter) 1987 – Informe Brundtland CMMAD 1992 – Rio 92 – Agenda 21 1996 – Futuro Roubado e Conferência da Alimentação 1997 – Rio + 5 2002 –Rio + 10 (Conferência de Johanesburg)

21 CONSTRUÇÃO TEÓRICA DA AGROECOLOGIA
(Princípios, conceitos e metodologias Agricultura Convencional Agricultura Sustentável

22 MULTIDIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE A PARTIR DA AGROECOLOGIA
Dimensão ecológica – Indicadores: Conservação e melhoria das condições físicas, químicas e biológicas do solo; Utilização e reciclagem de nutrientes; Preservação e recuperação da paisagem natural. Dimensão econômica – indicadores: a) Melhoria da renda familiar; b) Garantia da produção de alimentos; c) Agregação de valor à produção primária.

23 Dimensão social – indicadores:
Produção de subsistência nas comunidades; Qualidade de vida da população rural; Acesso a educação, saúde e previdência social. Dimensão Cultural – indicadores: Incorporação do conhecimento local nas formas de manejo; Resgate e aplicação dos saberes locais sobre a biodiversidade; Valores culturais e suas relações com o trabalho agrícola.

24 Dimensão política – indicadores:
a) Presença de formas associativas e de ação coletiva; b) Ambiente de relações sociais adequadas a participação; c) Existência de representação local em defesa de seus interesses no âmbito da sociedade maior. Dimensão ética Requer o fortalecimento de princípios e valores que expressam a solidariedade sincrônica(entre as gerações atuais) e solidariedade diacrônicas entre as atuais e futuras gerações.

25 Paradigma Agroecológico de Sustentabilidade
Aplicação dos princípios, conceitos da Agroecologia visa alcançar: Estilos de agricultura de base ecológica; Obter produtos de qualidade superior; Atender requisitos sociais; Considerar os aspectos culturais; Permitir a obtenção de resultados econômicos favorável ao conjunto da sociedade; Numa perspectiva temporal de longo prazo que inclua tanto a presente quanto as futuras gerações (ética de solidariedade)

26 AGROECOLOGIA NA CONSTRUÇÃO
DO DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36 O QUE PODEMOS FAZER INFORME-SE; TORNA-SE ATIVO;
ESTABELEÇA VÍNCULOS ENTRE PROBLEMAS LOCAIS E GLOBAIS ASSUMA RESPONSABILIDADE PESSOAL; MUDE O ESTILO DE VIDA; INFORME SUA CIDADE; CONHEÇA SUA REALIDADE; COMPAREÇA A EVENTOS; SUA OPINIÃO PODE FAZER A DIFERENÇA; ORGANIZE EM ATIVIDADES COMUNITÁRIAS; DESPERTE ATENÇÃO.

37 Léo Lince do Carmo Almeida
“Nem tudo que é torto é errado, veja as pernas do Garrincha e as árvores do Cerrado.” Nicolas Behr Poesília OBRIGADO.... Léo Lince do Carmo Almeida Engenheiro Florestal


Carregar ppt "AGROECOLOGIA Eng. Florestal: Léo Lince do Carmo Almeida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google