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Apresentação em tema: "PUBLICIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 PUBLICIDADE

2 “Por favor, ajude-me, sou cego”
Havia um cego sentado numa calçada em Paris, com um boné a seus pés e um pedaço de madeira escrito com giz branco: “Por favor, ajude-me, sou cego”

3 Um publicitário, da área de criação; que passava em frente a ele parou e viu umas poucas moedas no boné. Sem pedir licença, pegou o cartaz, virou-o, pegou o giz e escreveu outro anúncio. Voltou a colocar o pedaço de madeira aos pés do cego e foi embora.

4 Ao cair da tarde, o publicitário voltou a passar em frente ao cego que pedia esmola.
Seu boné, agora, estava cheio de notas e moedas.

5 O cego reconheceu as pisadas do publicitário e lhe perguntou se havia sido ele quem reescrevera o cartaz, sobretudo querendo saber o que ele havia escrito. O publicitário respondeu: “Nada que não esteja de acordo com o seu anúncio, mas com outras palavras”. E, sorrindo, continuou o seu caminho.

6 “Hoje é primavera em Paris, e eu ... não posso vê-la”
O cego nunca soube o que estava escrito, mas seu novo cartaz dizia: “Hoje é primavera em Paris, e eu ... não posso vê-la”

7 Sempre é bom mudarmos de estratégia quando nada nos acontece.
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8 Publicidade Profissão exige curiosidade e gosto pelas disciplinas de humanidades. Mercado vem se renovando para se adaptar às novas linguagens da web. Horários pouco ortodoxos para cumprir os prazos do cliente e ambientes de trabalho descontraídos são duas das principais características da publicidade, ramo responsável por desenhar as estratégias de comunicação de marcas, produtos e empresas com seus públicos. Nos últimos anos, porém, a carreira tem tido que se adaptar às novas gerações de consumidores, cada vez mais exigentes e determinadas a cumprir um papel ativo em suas decisões de compra.

9 Para isso, tanto o mercado quanto a academia têm se apressado em renovar suas linguagens e aprofundar os novos conhecimentos da publicidade relacionados às mídias digitais, segundo Eric Messa, professor do curso de publicidade e propaganda da Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). O cenário atual da carreira, segundo ele, é parecido ao da década de Quando surgiu o curso superior de publicidade, as agências já existiam, e eram lideradas por profissionais formados em engenharia, administração e outras carreiras, que precisaram aprender "na prática". Ele destacou ainda a crescente demanda por profissionais de outras áreas, principalmente do jornalismo, para atuar no ramo de "branded content", como é conhecida a produção de conteúdo de entretenimento pelas marcas, e não apenas propaganda.

10 A área tem ganhado cada vez mais espaço por causa de necessidade de abordar consumidores que já não assistem aos comerciais de maneira passiva. Apesar das novidades, algumas características do perfil exigido de um publicitário permanecem inalteradas. Para Maria Ligia, a curiosidade é um requisito obrigatório em qualquer profissional da área. "Tem que assistir a muitos filmes, ler muitas revistas, muitos blogs, ver jornal, saber um pouco do que tem sido falado na novela... Não precisa gostar, só precisa estar por dentro, precisa saber sim de notícias, ter noção de economia, ligar o radarzinho e saber um pouquinho sobre tudo." Esse é o truque, segundo ela, para que os profissionais de criação sejam bem sucedidos. "Isso é o que faz com que você nunca pare de ter ideias. Trabalhar com criatividade exige que você busque muitas fontes."

11 Além disso, segundo Messa, o vestibulando interessado em se formar publicitário deve ser "necessariamente alguém que goste da área de humanidades, desses assuntos que, dentro da faculdade, ele veria em aulas de antropologia, sociologia, filosofia, psicologia". Para o professor da Faap, o publicitário tem que estar preparado para "aplicar na prática fundamentos teóricos que vêm dessas áreas".

12 Embora atraente a pessoas interessadas em cultura e eventos, os profissionais alertam que nem tudo é glamour na carreira. Os salários, principalmente nas agências segmentadas, que oferecem um serviço específico (caso das agências de mídias sociais), começam baixos, boa parte das empresas prefere contratar pessoas jurídicas em vez do regime CLT e nem todo cliente permite que a criatividade seja tão livre quanto o publicitário gostaria que fosse.

13 O QUE FAZ O publicitário é o profissional que cria e mantém a estratégia de comunicação de uma marca ou empresa com seu público.

14 ONDE ATUA Em agências de comunicação, dentro do departamento de comunicação das empresas ou em produtoras de conteúdo.

15 PERFIL A carreira exige do publicitário curiosidade para buscr informações e inspirações de diversas fontes para desenvolver técnicas criativas de comunicações em diversos suportes mediáticos.


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