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SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM - 2012 Nome do Programa: Pós-Graduação em Matemática Centro: CCNE Área de.

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1 SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM - 2012 Nome do Programa: Pós-Graduação em Matemática Centro: CCNE Área de avaliação: Matemática/Probabilidade e Estatística Conceito na Capes: 3 Início do Curso deMestrado: 2007 Coordenador: Prof. Luiz Alberto Díaz Rodrigues Coordenador Substituto: Prof. Maurício Fronza da Silva MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

2 UFSM QUANTITATIVO DA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO Capacidade de formação201020112012 MESTRADO Número de discentes matriculados em cada ano109 Número de titulados cada ano-previsão até dez/12459 DOUTORADO Número de discentes matriculados em cada ano Número de titulados cada ano-previsão até dez/12

3 UFSM RESUMO DOS REQUISITOS EXIGIDOS PELO DOCUMENTO DE ÁREA CAPES Ficha de Avaliação Corpo Docente ………………………... 20% Corpo Discente, Teses e Dissertações… 30% Produção Intelectual ………………….. 40% Inserção Social………….…………....…10% Indicadores de Produção PQ1=(A1+A2+B1)/DP PQ2 =(A1+A2+B1+B2+B3)/DP PQ3 =(A1+A2+B1+B2+B3+B4+B5)/DP PF=M/OM, onde DP = número médio de docentes permanentes no triênio, M = número de mestres formados no triênio, OM = número médio de orientadores cadastrados.

4 UFSM RESUMO DO DESEMPENHO DO PROGRAMA NO TRIÊNIO 2010-2012 Produção Intelectual Produção bibliográfica do corpo docente permanente no período: A1A2B1B2B3B4/B5 SQ No. DP CNCC C C C C 201 0 113221 14 201 1 221 12 201 2 13111 12 Tota l 1 4 7 20 62 PQ1PQ2PQ3PF Triênio anterior0,400,801,300,40 Triênio atual0,951,111,591,19

5 UFSM RESUMO DO DESEMPENHO COMPARATIVO AOS DEMAIS PROGRAMAS DE SUA ÁREA DE AVALIAÇÃO NA CAPES PQ1PQ2PQ3PF UFSM0,951,111,591,19 UFMA (conceito 3)0,70 1,00 UFES (conceito 3)1,221,44 1,7 UFBA (conceito 4)1,51,822,051,93

6 UFSM EXPECTATIVA DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO COM RELAÇÃO A CONCEITO NO TRIÊNIO 2013-2015 Obter conceito 4 na avaliação do triênio 2013-2015; Um docente por ano em estágio de Pós- doutorado; Incremento sustentado da produção científica; Formação de profissionais qualificados; Aprovação de projetos de colaboração com Instituições do exterior.

7 UFSM METAS ESTABELECIDAS PARA O TRIÊNIO 2013-2015 MetaViabilidade (1 a 5) AmeaçasPrioridade 1 a 5 Atingir conceito 44Produção docente e formação de um número maior de alunos 5 Aumentar o número de publicações qualificadas 4Encargos didáticos dos docentes permanentes 5 Formalizar convênios4Baixo número de projetos aprovados na Área 3 Aumentar o número de bolsas IC 3Editais da UFSM desfavorecem a Matemática 4 Pesquisadores do CNPq3Baixo números de bolsas disponíveis na Área 4 Melhorar a infra-estrutura2CCNE não dispõe de espaço físico para expansão 3 Promover Internacionalização 4Aprovação de Projetos4

8 UFSM AÇÕES QUE PODERÃO PERMITIR ATINGIR AS METAS PROPOSTAS PARA O TRIÊNIO 2013-2015 AçõesViabilidade (1 a 5) AmeaçasPrioridade 1 a 5 Incentivar estágios de Pós-doutorado 3Obtenção de auxílio financeiro4 Aumentar a submissão de projetos de IC 5Editais da UFSM desfavorecem a Matemática 5 Aumentar a submissão de projetos de pesquisa 4Baixo número de projetos aprovados na Área 4 Promover convênios com outas Instituições 3Aprovação de projetos3 Intensificar o intercâmbio científico 44 Promover Eventos3Obtenção de auxílio financeiro3 Estimular a participação em eventos internacionais 5Obtenção de auxílio financeiro4

9 UFSM INFRA-ESTRUTURA E MATERIAL HUMANO: RELAÇÃO COM AS METAS PARA O TRIÊNIO 2013-2015 O Programa necessita de sala para seminários e defesas; Renovação dos equipamentos do laboratório de informática - Projeto CT- Infra; Contratação de docentes pesquisadores para o Programa.

10 UFSM PRINCIPAIS AÇÕES QUE VISAM PROMOVER A INSERÇÃO SOCIAL E INTERNACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA Primeiro Colóquio de Matemática da Região Sul (26 – 30/04/2010). Promovido pela SBM (apoio: CAPES, CNPq, INCTMAT, IMPA). Participação de professores ligados a PPG em Matemática/Matemática Aplicada do Sul do País, e de mais de 400 estudantes. Terceira Jornada de Álgebra (04-05/11/2011). Promovido pelo Grupo de Álgebra do PPG-Mat com apoio CAPES. MPDE12 - Models in Population Dynamics and Ecology (10- 13/09/2012) com auxílio da FAPERGS, CAPES, CNPq e SBMAC (grupo de Biomatemática). Participação de destacados pesquisadores da área de Dinâmica de Populações.

11 UFSM Quatro docentes do Corpo Permanente realizaram estágio de Pós- Doutorado no triênio 2010/2012 no exterior; Aprovação de projeto no edital do CNPq “Programa de Associação para Fortalecimento da Pós-Graduação: Setor Educacional do Mercosul”, na qualidade de instituição não consolidada, em associação com a Universidade Nacional de Córdoba (Argentina), do grupo de Álgebra. Projeto Intercâmbio Científico Brasil-Alemanha de Curta Duração - CAPES/DAAD propiciou a visita do prof. Horst Malchow da University of Osnabrück ao PPGMat e o estabelecimento de colaboração científica com dois professores do grupo de Biomatemática. Os docentes do Programa têm vínculo de colaboração científica com a Univ. Leicester (UK), Univ. Concepción (Chile), UFRGS, USP/SCar. PRINCIPAIS AÇÕES QUE VISAM PROMOVER A INSERÇÃO SOCIAL E INTERNACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA

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