A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informática Industrial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informática Industrial"— Transcrição da apresentação:

1 Informática Industrial
Sensoriamento

2 Sensoriamento Em que os sensoriamentos são úteis?
Dê exemplos de dispositivos e situações onde os sensores são normalmente utilizados

3 Sensoriamento Existem na vida moderna várias situações onde os sensoriamentos são utilizados: Indicação do nível de combustíveis e do óleo nos automóveis Sistemas de freios Sistemas de alarmes Condicionadores de ar Eletrodomésticos Etc. Figura retirado do material didático do site

4 Sensoriamento Qualquer sistema de controle necessita de algum tipo de sensoriamento. O sensoriamento tem a função de coletar os estados sobre um determinado processo. Normalmente as leituras são realizadas sobre uma grandeza física como temperatura, umidade ou sinais lógicos como o estado de funcionamento de um motor ou de uma válvula existente em um processo.

5 Sensoriamento Exemplo:

6 Sensoriamento Sensor Dispositivo de entrada capaz de converter um sinal de qualquer espécie em outro sinal que possa ser transmitido ao elemento indicador, para mostrar o valor da grandeza que esta sendo lida. Todos sensores também são transdutores

7 Sensoriamento A maior parte dos sensores são transdutores elétricos, pois necessitam converter as grandezas físicas para algo que os dispositivos eletro-eletrônicos possam entender.

8 Sensoriamento Normalmente os sensores elétricos são baseados em leitura da tensão, corrente ou resistência elétrica: Tensão elétrica: potencial elétrico entre dois pontos Corrente elétrica: fluxo de carga elétricas através de um condutor por unidade de tempo Resistência elétrica: propriedade de um elemento condutor de impedir o fluxo de cargas elétricas. Converte energia elétrica em calor.

9 Sensoriamento Sistema de controle utiliza sensores

10 Sensoriamento Sistemas de Controle Malha fechada Malha aberta
É o processo onde os sistemas utilizam os sensores para identificar se os resultados estão sendo atingidos, caso não estejam, ações são tomadas para garantir o sucesso Malha aberta É um sistema em que controle ocorre sem haja uma amostragem do resultado ao logo do processo, ou seja, sem utilização de sensores

11 Sensoriamento Exemplos de sensores
Muitos tipos de sensores são utilizados em: Robôs Sensores analógicos e digitais Sensores para segurança

12 Sensoriamento Exemplos de sensores

13 Sensoriamento Tipos de sensores
Strain gauge, são sensores que medem deformação superficial de peças. Transforma o valor da deformação em sinais elétricos

14 Sensoriamento Potenciômetro, é um elemento resistivo variável que permite converte essa variação resistiva em variação de corrente

15 Sensoriamento Synchro e resolvers, são sensores que se compõem de um transistor e um receptor. O rotor do motor se desloca proporcionalmente ao deslocamento do rotor do gerador.

16 Sensoriamento Encoders ópticos, sensor que utiliza um feixe de luz visível ou não, entre um transmissor e um receptor para gerar um evento de sinal.

17 Sensoriamento Ultra-som, é um sensor eletrostático que emite impulsos periodicamente e capta seus ecos, resultantes do choque das emissões com objetos situados no campo de ação. A distância dos objetos é medido pelo tempo levado pelo eco.

18 Sensoriamento Proximidade, são sensores que se valem das leis de indução eletromagnética de cargas para indicar a presença de algum tipo de material que corresponda a certa características.

19 Sensoriamento Piezoelétricos, são sensores que se valem das características que certos materiais têm de gerar uma tensão elétrica proporcional à deformação física a que são submetidos.

20 Sensoriamento Sensores visuais (câmeras), nesse caso, o limite está nas técnicas utilizadas nos computadores para reconhecer os quase infinitos padrões visuais existente

21 Sensoriamento Matriciais, são sensores formados pela associação de sensores analógicos ou digitais em forma de matrix dispostos lado a lado.


Carregar ppt "Informática Industrial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google