A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola de Shiatsu e acupuntura flor de lótus.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola de Shiatsu e acupuntura flor de lótus."— Transcrição da apresentação:

1 Escola de Shiatsu e acupuntura flor de lótus.
Clínica II. Paulo Cesar Carvalho Machado Jr.

2 Doença de Parkinson - A doença de Parkinson foi descrita por James Parkinson, um geólogo que relatou seis casos em 1817 em um trabalho chamado ensaio sobre a paralisia agitante. Os principais sinais da doença são: Tremor. Rigidez. Bradicinesia. Instabilidade postural

3 - Etiopatogenia – Excesso de trabalho e atividade sexual. Alimentação.
O excesso de trabalho por anos seguidos enfraquece o YIN do Rim que por sua vez não nutre o Yin do Fígado podendo gerar Vento do fígado. Alimentação. Alimentos doces e/ou gordurosos pode gerar mucosidade que por si só não causa a patologia mais se combinada com Vento pode obstruir os meridianos e impedir o fluxo de XUE causando tremor. Estresse emocional. Raiva,frustração e o ressentimento podem causar ascensão do YANG do Fígado que por sua vez pode causar Vento do GAN.

4 Quadro clínico. - Face com expressão pobre. Movimentos lentos.
Geralmente começa aos entre os quarenta e sessenta anos com pico aos sessenta. Tremor de repouso. Postura inclinada – Tronco inclinado para frente. Instabilidade postural – Pessoa com mais de sessenta anos que se queixa de quedas constantes. Rigidez – Sinal da roda denteada / Cano de chumbo em todo o arco. Bradicinesia – lentidão p/ movimento. Voz monótona – Tom baixo.

5 Quadro clínico. Paresia do olhar para cima - Diminui o piscar, olhar fixo e brilhante que pode ser encontrado tanto no Parkinson como no hipertiroidismo e esquizofrenia. Sinal de Myerson – Percussão da glabela com conseqüente piscamento ao testar o reflexo no doente de Parkinson ele vai piscar todas as vezes que for percutida a glabela. Não realiza movimentos alternados. Micrografia – Escreve com letras pequenas com tendência a diminuir sempre. Festinação e congelamento da marcha (acelera o passo procurando o centro de gravidade)

6 Quadro clínico. Cinesia paradoxal – quando o doente congelar na marcha, ou seja, parar e não conseguir mais continuar a andar deve-se instrui-lo a elevar o joelho em flexão ou dar um passo para trás e depois prosseguir, isto faz com que ele consiga reiniciar a marcha. Face oleosa. Depressão em 40% dos casos e Demência em aproximadamente 15%. Esta doença se dá pela deficiência na produção de Dopamina na Substância Negra, há um diminuição desta e da glânglia basal perdendo-se assim sua função com um dos centros moduladores do movimento. Diagnóstico – Este é puramente clínico e é feito colhendo a história e tocando no doente.

7 Pontos gerais de Acupuntura.
Estes pontos devem ser usados qualquer que seja o padrão sendo acrecido dos pontos específicos para cada padrão. Prescrição geral para eliminar o vento: VB20 ,IG11,XIAOCHANGXUE,TA5,VB34,F3 – todas com agulhas de 0,25 com método neutro por 30 minutos. Braço – IG11,IG10,TA5,IG4. Perna – E31,VB31,E36,E41,VB40. Acupuntura escalpiana . Utilizar a linha da Coréia que esta a 1 cm da linha média.

8 Diferenciação e tratamento.
Deficiência de QI e XUE. Manifestações clínicas. Tremor pronunciado e prolongado,tez pálido-amarelada,expressão facial fixa,falta de vontade de falar,rigidez occipital,câimbras nos membros,dificuldade em mover-se,tontura,visão borrada,transpiração que piora com o movimento.Língua pálida.inchada,trêmula,e com marca de dentes.Pulso fino. Princípio de tratamento. Tonificar o QI,nutrir o sangue,fortalecer os meridianos de conexão,eliminar o vento. Acupuntura. E36,BP6,VC4,F8 – Método de sedação.

9 Diferenciação e tratamento.
Mucosidade –Calor agitando o vento. Manifestações clínicas. Obesidade,expressão facial fixa,desanimo,sensação de opressão no tórax,boca seca,transpiração,tontura,escarro amarelado,rigidez,tremor de um membro que pode ser cessado.Língua Vermelha,acompanhada de revestimento amarelo e pegajoso.Pulso em corda fino e rápido. Princípio de tratamento. Eliminar a mucosidade,clarear o calor,extinguir o vento e fortalecer os meridianos de conexão. Acupuntura. - E40,VC12,B20,BP6,BP9,F3- utilizar método neutro exceto nos pontos VC12 e B20 que devem ser tonificados.

10 Diferenciação e tratamento.
Deficiência de YIN do fígado e do Rim. Manifestações clínicas. Constituição magra,Tontura,zumbido,insônia,sono perturbado pela presença de sonhos,cefaléia,transpiração noturna,inquietação mental,dor nas costas e nos joelhos,formigamento dos membros,tremor do queixo,tremor prolongado de um membro,câimbras,dificuldade no andar,expressão facial fixa,memória fraca.Língua fina,vermelha,sem revestimento,pulso fino rápido e flutuante. Princípio de tratamento. Nutrir o YIN extinguir o vento e fortalecer o meridiano da conexão Acupuntura. VC4,B23,R3,BP6,B18,F8,F3 – Todos os pontos tonificando exceto F3 que será neutro. Prognóstico. A doença de Parkinson pode ser controlada com grande progresso pela acupuntura mais não conseguimos a cura total da doença,os melhores resultados são obtidos nos quadros de deficiência de QI e XUE,geralmente o tratamento é acompanhado por medicação ocidental com um composto chamado L-DOPA.

11 Tratamento Ocidental . L - Dopa - com benzerazida ou Carbidopa.
Anticolinérgico.(Biperidona) não deve ser usado em pacientes com mais de sessenta anos. Amantadina. Antagonistas dopaminérgicos. Seleginina (melhora a dopa intrínseca).

12 Esclerose Múltipla. Doença desmielinizante que acomete os oligodendrócitos acabando assim com a mielina do SNC diminuindo a velocidade de condução. Etiopatogenia Invasão de umidade externa – É um fator muito importante no surgimento da doença,obstrui os meridianos causando,sensação de peso nas pernas,adormecimento e formigamento. Alimentação - Alimentos gordurosos(leite) ou fritura prejudica o BP gerando umidade. Atividade sexual excessiva – Causa enfraquecimento dos rins e do fígado causando os sinais intermediários da doença. Choque – Enfraquece o coração e o Baço-pâncreas

13 Formas da doença. Surtos e Remissões – 85% dos casos (um surto/ano)
Surtos e remissões evoluindo para progressiva secundária – 50% dos supracitados. Progressiva primária – 10 a 15% (inicio entre os 40 e 60 anos).

14 Características da Patologia.
Em geral na Esclerose múltipla temos: Prevalência em determinadas regiões. Maior incidência na raça branca. Geralmente entre os 20 aos 40 anos. Trabalhos viram que há remissão em 75,5% dos casos, falta de equilíbrio em 76%,acometimento do trato piramidal em 95,2% ,oculares 82%,nistagmo 56,8%,ataxia da marcha 54%. Trato Piramidal (95,2% dos casos) levando a fraqueza muscular, espasticidade, hiperrreflexia, sinal de Babinski, sinal de Hoffman, clônus. Acometimentos oculares em 82,1 %, com diminuição da acuidade visual, oftalmoplegia inter nuclear (lesão do fascículo longitudinal lateral), nistagmo, atrofia óptica, palidez da papila, papilite. . Fenômeno de Uhoff (calor provoca um surto).

15 Características da Patologia.
Falta de equilíbrio Ataxia. Dismetria. Manobra do rechaço negativa. Tremor intencional e de repouso. Parestesia 70,9%. Diminuição da noção de posição corporal e vibração, formigamento e picadas, aumento da base de sustentação piorando com os olhos fechados. Sinal de Lhermitte – Choque quando flete o pescoço.

16 Características da Patologia.
Alterações mentais em 42.3% - Depressão, euforia, riso imotivado. Como vimos acima o quadro clínico na Esclerose Múltipla é muito vasto e dependerá da área acometida já que pode acometer quase todo o sistema nervoso central. Exames complementares Ressonância magnética de crânio. Liquor – Proteína discretamente aumentada (não mais que 100 mg/ml).

17 Cuidados: Quando os exames são normais sempre existe sinal.
Sem disseminação espacial. Histórico familiar rico. Idade de inicio precoce. Doença progressiva desde o inicio tende a maior gravidade. LCR e RMI normal ou atípica. Demência Crise convulsiva.

18 Cuidados: Afasia. Fasciculações. Sinais extrapiramidais. Inicio agudo.
Hemiparesia+anopsia+afasia. Charles Polser dividia os pacientes que chegavam até ele em dois grupos um com diagnóstico definitivo e outro com diagnóstico provável, ele baseava seu diagnóstico definitivo em três argumentos clínicos e três paraclínicos são eles: Argumentos clínicos – Dois surtos, locais diferentes, que perdurem por vinte e quatro horas. Paraclínicos – RM com lesão em duas áreas, RE alterados, liquor alterado.

19 Padrões e sintomas da Esclerose Múltipla.
Estágio inicial Estágio intermediário Estágio avançado Umidade. Deficiência do rim e fígado. Vento do GAN. Peso nas pernas,tontura,adormecimento,formigamento Visão borrada,fraqueza,tontura,vertigem,micção hesitante ou urgente Tremor,espasmos,paraplegia

20 Diferenciação e tratamento.
1- Umidade e mucosidade com deficiência do BP. Manifestações clínicas. Adormecimento,sensação de peso nas pernas,formigamento,tontura,fadiga.Língua Inchada com marca de dentes com revestimento pegajoso.,Pulso fraco e escorregadio. Princípio de tratamento. Eliminar a umidade,tonificar o BP. Acupuntura. VC12,B20,BP9,BP6,E40 – Sedação ou neutro.

21 Diferenciação e tratamento.
2 - Deficiência do Fígado e do Rim. Manifestações clínicas. Fraqueza progressiva,das pernas,cosas e joelhos fracos,tontura,memória fraca,visão borrada,micção hesitante e urgente. Princípio de tratamento. Tonificar os rins e o fígado e fortalecer os ossos e tendões. Acupuntura. R3,VC4,B23,BP6,F8,B18,ID3,B62,F3,VB20- método de tonificação exceto os dois últimos que se utiliza neutro.Caso haja def. de YANG utilizar moxa.

22 Golpe de Vento. O termo golpe de vento na Medicina chinesa corresponde a quatro possíveis quadros na medicina ocidental: Hemorragia cerebral. Trombose cerebral. Embolia cerebral. Espasmo de um vaso cerebral. Paralisia facial.

23 Acidente vascular cerebral – AVC.
É considerado acidente vascular cerebral todo paciente que apresenta um quadro de déficit neurológico sem trauma ou outra causa óbvia com instalação menor que 48 horas durando pelo menos 24 horas ou até morte. Fatores que levam ao AVC: Isquemia – 70% dos casos. Hemorragia – 30%. Fatores de risco: Cardiopatia. HAS. Hipercolesterolemia. Diabetes. Tabagismo. Para instalação do quadro podemos ter um ataque isquêmico transitório, angiopatia amilóide que levará a um acidente vascular.

24 Etiologia e patologia. Repouso inadequadoEstresse emocional Atividade sexual excessiva DEF. de YIN do RIN levando a def. do GAN Ascensão do Yang do GAN Vento do GAN. Apoplexia,Coma.Paralisia.Obscurecimento mental Alimentação irregularEsforça físico excessivo Def. do Pi Def de Yang do Pi e Shen Mucosidade-fogo. Formigamento dos membros,afasia,obscurecimento mental,saburra amarela e pegajosa Atividade sexual excessivaRepouso inadequado Def. do Rim Deficiência da medula Deficiência do XUE. Estase de XUE Rigidez dos membros Dor nos membros Esforço excessivo Repouso inadequado Enfraquecimento dos meridianos Vento interno Vento nos meridianos Paralisia

25 Tratamento. O tratamento será efetuado seguintes os seguintes padrões:
Envolvimento dos órgãos internos: Tipo tenso. Tipo flácido. Envolvimento exclusivo dos meridianos. Hemiplegia. Afasia. Hipertensão. Paralisia facial. Incontinência urinária e fecal. Tontura Rigidez e contração dos múculos.

26 Golpe de vento(cont..). Tipo tenso. -Correspondente ao colapso do YIN.
Manifestações clínicas: Colapso repentino,perda de consciência,coma,dentes cerrados,punhos fechados queixo travado,face e orelhas vermelhas,ruído na garganta,estertores,retenção urinária,obstipação.

27 Golpe de vento(cont..). Tipo flácido.
- Correspondente ao colapso de YANG. Manifestações clínicas: Colapso repentino,perda de consciência,coma,boca e mãos abertas,olhos fechados,face pálida,sudorese oleosa na cabeça,incontinência urinária e fecal,membros frios. Seqüelas resultantes de acometimento dos órgãos internos: hemiplegia paralisia facial(desvio das comissuras labiais e do olho) afasia. Formigamento dos membros. Envolvimento exclusivo dos meridianos

28 Dor na parte inferior das costas e ciática.
A dor na parte inferior das é sem duvida o sintoma mais comum nos ambulatórios de acupuntura tendo com este tratamento um resultado altamente eficaz. A dor citada acima esta compreendida entre a décima primeira costela (B21) e a região glútea. A área é intensamente influenciada pelo meridiano da Bx e R pelos seguintes motivos: O meridiano da BX flui ao longo das costas em duas linhas. O meridiano da BX flui ao longo da musculatura paravertebral. O meridiano divergente da BX flui ao longo da espinha. O meridiano do R flui apartir do períneo ao longo da espinha e vai para os rins e para a bexiga. O meridiano muscular do rim flui anteriormente a coluna vertebral. O meridiano divergente do rim flui para cima até o nível do B23. O VG ,intimamente relacionado aos rins,flui ao longo da coluna. O Vaso da penetração que se origina nos rins se ramifica para cima ao nível do B23.

29 Etiologia. Trabalho sexual excessivo – Por sobrecarregar a coluna lombar e por consumir o QI do RIM. Trabalho físico excessivo – Consome o QI do rim que falha em nutrir as costas. Gravidez e parto – Consome essência sobrecarregando o rim e causa um bloqueio energético que atinge a musculatura lombar. Invasão externa de vento frio e umidade – Pode acometer a região lombar que é a residência do QI original e do Ming men. Excesso de trabalho – Esgota o yin do rim que falha em nutrir as costas. Exercício inadequado – Leva a estagnação de QI e XUE .

30 Patologia Retenção de umidade frio.
Pode causar casos agudos e crônicos de lombalgia a dor piora pela manha e melhora com o movimento alivia no clima quente pode ter predominacia do frio causando dor em pontada,severa ,causando rigideze espasmo muscular Pode ter predominância da umidade causando inchaço,formigamento e sensação de peso.

31 Patologia Estagnação de QI e XUE.
Dor severa do tipo facada que piora com o repouso. Sensibilidade ao toque. Não responde a alterações do clima. Piora de pé ou sentado. Não mostra alteração com aplicação de calor. Tensão e rigidez muscular. Nos casos agudos é causada pela por trauma e nos crônicos microtraumas repetidos causandeo crises recorrentes.

32 Patologia Deficiência do Rim. Dor do tipo surda.
Melhora com o repouso. È agravada com atividade sexual

33 Diagnóstico. Três tópicos são de fundamental importância quando abordamos a dor na parte inferior das costas são elas: Observação. Cor da face Pálida = Def. de Yang do Rim. Escura = Def. de Yin.do Rim .Azulada = Estase de sangue.dor crônica. Costas e pernas. Vênula congestionadas na parte posterior das pernas: estase de sangue nos meridianos das costas. Afundamento muscular no ponto R3:Deficiência do Rim.

34 Diagnóstico. Palpação. Tensão muscular e rigidez indica estase local de XUE possivelmente causado por trauma. Se a região das costas e posterior da perna estiver fria indica Deficiência de Yang do Rim. Se os espaços entre as vértebras estiverem aumentados indica excesso de atividade física na puberdade e Deficiência do Rim. Se a área de dor for grande indica Def.do rim ou invasão de frio e umidade. Se a área é pequena indica trauma. Os pontos B26,B25,B54,Tunzong,B36,B37 devem ser palpados para melhor localização da dor prescrição terapêutica.

35 Pulso. O pulso reflete não só a patologia interna como também o acometimento do meridiano. A região inferior das costas se reflete na terceira posição esquerda podem ser diagnosticado da seguinte maneira: Pulso em corda e flutuante. Condição aguda ou situação crônica agudizada. Fino,profundo,e ligeiramente em corda. Dor crônica e deficiência do rim Pulso atado Umidade-Frio Fraco,flutuante,fino Umidade Em corda,rápido Umidade-Calor Flutuante e ligeiramente em corda nas três posições. Tensão no Vaso governador

36 Diferenciação e Tratamento.
O tratamento da Lombalgia segundo a MTC dever ser considerado pala distição entre os casos agudos e crônicos e não só com a análise do padrão devendo ser feita sim a manipulação correta da agulha. Invasão de frio e umidade – Aplicar método de sedação nos casos agudos e neutro nos casos crônicos.(uso de moxa é indicado.) Estagnação de QI e XUE – Idem ao anterior sendo que havendo sinais de calor ñ usar moxa. Deficiência do rim – Aplicar método de tonificação e nos casos de Def. de Yang utilizar Moxa.

37 Tratamento nos casos Agudos.
Pontos ditais: B40- Dor acima das nádegas VG26- Dor que inicia na linha média e irradia para fora. B10 – idem ao anterior com o HIBIKI para baixo. ID3 – Dor unilateral aproximadamente ao nível do umbigo. Yaotongxue – Dor unilateral um pouco acima do umbigo. B58 – Caso haja dor na perna entre o meridiano da B e VB. B62 – Unilateral irradiada para perna. B59 – Dificuldade para caminhar.

38 Pontos locais: VG 3 – Fortalece as costas e a perna usado para dor irradiada.. VG 4 – Tonifica o Yang do Rim e fortalece as costas. VG 8 – relaxa os tendões alivia a rigidez e a contração. B32 – Dor sobre as costas. B 23 – Toda a região. Tunzhong – lateral ao B54 à um e meio Tsun. B26 – devem do ser aplicado com manipulação vigorosa

39 Tratamento nos casos crônicos.
São quadros provenientes de deficiência do rim podendo estar combinado com invasão externa ( frio,umidade ou calor). Pontos distais: ID3 com B62 – Abrem o VG fortalecendo a coluna e os rins,nas mulheres devemos também utilizar P7 com R6 para abrir o VC método que tonifica os RINS,utilisado quando a dor iniciar na linha média. B62 com ID3 – Abre o Yang Quiao Mai ,é usado para dores que irradiam para as pernas. B60 – substitui o B40 nos casos crônicos. R4 – Tonifica os rins e alivia o meridiano da Bexiga. BP3 – Influencia a coluna. VG20 – Afeta o VG. C7 – mesmo nível energético que o rim ainda influencia a mente.

40 Pontos locais: B26. B54 – Dor que se irradia para as nádegas.
Tunzhong . Yaoyan – Depressão lateral ao espaço entre L4 e L5,eficaz na dor crônica.

41 Tratamento da dor ciática:
Pontos Distais. B40 – Dor ao longo do meridiano da Bexiga não eficaz na deficiência de YANG do rim. B60 – Dor crônica no meridiano da BX. B 57 – No lugar do B40 na Def. de Yang do rim. B58 – Dor entre VB e BX. B62 – Dor iniciada no quadril e irradiada para lateral da perna. VB41 e VB40 – Ao longa do VB. R4 – ponto de conexão. Pontos locais: Tunzhong,B36,B37,VB30,VB31,VB34.

42

43


Carregar ppt "Escola de Shiatsu e acupuntura flor de lótus."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google