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Computação Evolutiva: Estratégias Evolutivas
Pontifícia Universidade Católica do Paraná Curso de Especialização em Inteligência Computacional 2004/2005 Computação Evolutiva: Estratégias Evolutivas Luiz Eduardo S. Oliveira, Ph.D.
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Objetivos Introduzir os principais conceitos da estratégia evolutiva (EE). Entender como e por que EE funcionam. Vislumbrar possíveis aplicações de otimização usando EE.
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Introdução Desenvolvidas inicialmente na Alemanha, na década de 60
Resolução de problemas contínuos de otimização paramétrica. Recentemente estendida ao uso de problemas discretos. Baseadas na evolução da evolução.
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Representação Se dá geralmente por um vetor de números reais.
Assim como nos AGs, cada posição corresponde a uma característica do problema. Operações: Mutação, recombinação e seleção.
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Mutação Objetivo: Similar a PE na EE a mutação é responsável por gerar uma nova população de indivíduos. Diferente do objetivo da mutação nos AGs. Adicionar números aleatórios (extraídos de uma distribuição normal) às coordenadas dos pais.
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Mutação Exemplo: Considere um indivíduo X = x1, x2, x3, ...., xn
O filho do indivíduo X é dado pela seguinte equação: X´= X + N(0,σ) O filho será composto pelas informações do seus pais mais os parâmetros da distribuição Desvio padrão tem um papel importante.
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Mutação Desvio padrão alto: Desvio padrão baixo:
Aumenta a variabilidade dos filhos Mais diferentes dos seus pais. Exploração global (Exploration) Desvio padrão baixo: Indivíduos mais similares aos seus pais. Exploração local (Exploitation)
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Mutação Como definir qual o valor do desvio padrão a ser utilizado?
Teorema da Convergência Regra de sucesso de 1/5
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Mutação Se a taxa de sucesso (filho melhor que o pai) > 1/5 então aumenta-se o desvio padrão. Caso contrário, o desvio é reduzido. Razão intuitiva da regra de 1/5: Aumento da eficiência na busca Se bem sucedida, a busca continua a passos maiores, caso contrário o passo deve ser reduzido.
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Recombinação Existem dois métodos de recombinação em EE. Local Global
Formar um indivíduo com base em dois pais selecionados aleatoriamente. Global Os valores do indivíduo podem vir de vários pais e não somente de dois.
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Recombinação Recombinação discreta: Recombinação intermediária:
Seleciona o valor que o indivíduo filho irá receber de um dos pais. Similar ao cruzamento realizado nos AGs. Recombinação intermediária: Seleciona um ponto médio dos valores dos pais, o qual deverá ser atribuído ao filho.
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Recombinação Recombinação intermediária:
na qual C é uma constante (normalmente igual a 0.5) – para produzir o ponto médio. (c) é o resultado de uma combinação Intermediário com C = 0.5
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Recombinação Como podemos notar, a EE contem um componente de representação sexual de características. Intermediária Média entre os pais. Discreta O filho pode sair intacto somente com informações de um pai ou de outro.
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Seleção Assim como em outras técnicas evolutivas, EE também determina a probabilidade de reprodução de um indivíduo através de sua fitness. Ranking Roleta Russa. Mais utilizada por ser um processo estocástico
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Seleção Versões mais comuns da EE são (μ, λ) e (μ + λ)-EE
Em ambas versões, o número de filhos gerados a partir de μ pais é λ, e λ > μ. Normalmente a proporção é de 7 filhos para cada pai
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Seleção Na versão original do algoritmo (1+1)-EE um pai produz um filho. O que tiver a melhor fitness, sobrevive. Essa versão já não é muito utilizada. Na versão (μ, λ), os μ indivíduos com as melhores fitness são escolhidos entre os λ filhos. Pais não participam da seleção Estratégia não elitista (Uma boa solução pode ser perdida)
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Seleção Na versão (μ + λ)-EE os melhores μ indivíduos são selecionados entre um grupo de candidatos que incluem os μ pais e λ filhos.
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Algoritmo Clássico Inicializar população
Realizar recombinação utilizando μ pais para formar λ filhos. Realizar a mutação em todos os filhos Avaliar a fitness de μ ou μ + λ indivíduos (de acordo com a estratégia envolvida) Selecionar μ indivíduos para compor a nova população. Se o critério de parada não for alcançado, volte ao item 2, caso contrário, fim.
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Exercício Utilizar a EE para encontrar o ponto ótimo na esfera (De Jong’s Sphere) População = 5 Cada pais gera 5 filhos Recombinação intermediária C = 0.5 Roleta russa na seleção Regra do 1/5
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